7 livros infantis anticapacitismo

Capacitismo é a discriminação e o preconceito social contra pessoas com alguma deficiência. Vamos ensinar sobre diversidade e combater o capacitismo na geração dos nossos filhos? Separei 7 livros infantis anticapacitismo.

Dudu vai à escola. Com ilustrações mágicas da aclamada Camila de Godoy e um texto rítmico da autora de primeira viagem Carolina Huggare, Dudu nos convida a acompanhar os desafios e conquistas de um dia na escola. Venha descobrir como Dudu representa os sentimentos, gostos e desgostos de seu melhor amigo e qual o impacto que o suporte de suas professoras e colegas tem em seu dia! Dudu é um personagem único e representativo que nos mostra como a inclusão nas escolas pode ser enriquecedora. Tem a versão em inglês também.

Os Diferentes. Uma menina acorda e, ao andar pelas ruas, faz estranhas descobertas… Sente-se desconcertada quando se dá conta de que existe algo estranho em cada pessoa que vai encontrando pelo caminho: no ponto de ônibus, no parque, nas ruas, na escola, na lanchonete… “Existe muita gente estranha andando por aí, vocês não perceberam?”, ela questiona, surpresa. Todos parecem ser diferentes, exceto sua família. Assim que chega em casa, sua sensação de estranhamento se esvai e ela se sente segura, confortável e igual entre os seus. Mas será que é assim mesmo?

Não Somos Anjinhos. Nos revela com graça, afetividade e um senso muito simples e direto da realidade, a vida vivida por crianças com síndrome de Down e suas famílias. E desmente algumas das crenças mais difundidas sobre elas: – Sempre estão felizes? Não, também se entristecem e se aborrecem, divertem-se e choram; são amorosos e fazem piadas e riem dos outros, mentem e fazem travessuras… Anjinhos? Não! São crianças

O Menino e o Mar. Ele morre de medo do mar. Ela encontra poesia em cada grão de areia. Ele olha para o mar, mas não consegue enxergar sua beleza. Ela enxerga a vida de um modo completamente diferente, que termina por conquistar a todos nós. É deste encontro, envolto pelo abraço do mar, que nasce uma das histórias mais sensíveis que você vai ler. Preparado para dar esse mergulho?

Somos Todos Extraordinários. Extraordinário é um romance apaixonante e inspirador, que já tocou a vida de quase meio milhão de leitores só no Brasil. Publicada pela primeira vez em 2013, a história que acompanha o carismático Auggie Pullman, um menino de dez anos com uma grave deformidade facial que começa a frequentar a escola pela primeira vez, ganha agora uma edição dedicada às crianças, cuidadosamente pensada e elaborada com a intenção de levar a elas a forte mensagem de inclusão e gentileza que a autora R J Palácio imprimiu à sua obra.
Resgatando elementos da história original e inserindo os personagens em um mundo ilustrado que representa a imaginação do menino, Somos todos extraordinários vai deliciar todos os que já se emocionaram e os que ainda vão se emocionar com essa incrível história de superação, amizade e, acima de tudo, amor.

Eu Sou o Max. MAX tem 7 anos, muita determinação, muita sensibilidade e muito amor! Vem, vem conhecer, nas paginas deste livro, um pouco da vida de max, repleta de superação, de alegria e de respeito ao próximo.

Vicente, o Dinossauro de um dente só. Livro infantil para trabalhar e incentivar a autoestima, a autoconfiança, as diferenças e a inclusão! Um livro que faz a alma sorrir. Cheio de mensagens positivas em versos que aquecem o coração, trazendo a esperança de um um mundo mais bonito para nossos filhos. Um lugar onde as peculiaridades encontram espaço, força e coragem. Uma história em que o diferente brilha, pois conhece o seu potencial e sabe do que é capaz.

7 livros infantis anticapacitismo


Veja mais indicações de livro clicando aqui.

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE