Alimentação da mamãe | ácido fólico

Por: Natália Vignoli

Durante a gestação o dito popular de que a mulher “deve comer por dois” não deve ser levado ao pé da letra, contudo nessa época da vida não é hora de perder peso e sim investir em uma alimentação rica em nutrientes, até porque o metabolismo basal da mulher aumenta em torno de 15% durante a gravidez.

Nas primeiras semanas gestacionais pode haver certa diminuição do apetite, contudo isso não permanece por muito tempo. A alimentação deve contemplar um cardápio mais rico nutricionalmente, priorizando a qualidade dos alimentos. Vale lembrar que é entre a 10ª e a 30ª semana gestacional, a época em que acontece a maior parte das reservas energéticas da mãe.

Algumas vitaminas e minerais são mais difíceis de terem sua recomendação alcançada, uma vez que tem suas necessidades aumentam em 50%, como é o caso do ácido fólico, ferro e iodo.

O ácido fólico é suplementado no início da gestação, prática que veio de estudos dos anos 80 que mostravam incidências de anomalias no sistema nervoso do feto, geralmente relacionados à deficiência de folato na dieta da mãe.

Pequenas atitudes como uma visita no seu médico assim que decidir aumentar a família pode evitar problemas futuros, já que muitas vezes mulheres em idade fértil já entram com suplementação de folato.

E como podemos adquirir o ácido fólico na nossa alimentação? Fígado é uma ótima fonte, mas sabemos que não é preferência nacional né! Então invista em lentilhas, feijão preto cozido, espinafre, grão de bico, macarrão cozido, semente de girassol, feijão branco, levedo de cerveja, beterraba, aspargos, vegetais verde-escuros, brócolis, leite, abacate, suco de laranja e cereais enriquecidos (vale lembrar que nossas farinhas são enriquecidas com ácido fólico)

Opções gostosas:

  • Sopinha de feijão com um pouco de limão espremido
  • Panqueca de espinafre com molho de tomate
  • Saladinha de folhas verdes escuras, grão de bico e salpicada com sementes de girassol
  • Vitamina de leite com abacate
  • Nos próximos posts falaremos sobre iodo e ferro!

    Relações profissionais

    CONVERSE COM A GENTE