Aproveitando os dias na maternidade
Na maternidade onde tive o Nicolas (Hospital Albert Einstein, São Paulo) costuma-se ficar 3 dias quem faz cesárea e 2 dias quem teve parto normal, que foi meu caso. Como o plano de saúde permite até 3 dias de hospedagem, pedi para ficar 3 dias. No fim até me arrependi um pouquinho, foi uma delícia vir para casa com meu “piquetucho”. Mas eu tinha em mente uma coisa que ouvi no curso de gestante: aprender o máximo com as enfermeiras.
Muita gente comenta que é bom ficar na maternidade porque lá você tem a comodidade das enfermeiras fazerem tudo por você: trocar fralda, dar banho… Bom, é até cômodo, mas essa não era minha prioridade. Sendo sincera, nem achei mil maravilhas dormir na maternidade porque é um entra-e-sai de enfermeiras toda hora e tem o barulho do corredor, eu nem conseguia dormir direito porque sempre tinha um sem-noção falando alto pelos corredores mesmo de madrugada.
O que estou querendo dizer é: esqueça a comodidade de ter as enfermeiras fazendo tudo por você e sugue, no bom sentido, o máximo de informação dessas moças queridas que amam cuidar de bebês e sabem tudo do assunto. Pergunte absolutamente tudo – mesmo se você tiver feito o curso de gestante, uma coisa é com um boneco, outra coisa é com um bebê se mexendo! Lembro que a enfermeira que deu o curso de gestante que eu participei comentou que poucas mães aproveitam a estrutura da maternidade para tirar todas as dúvidas:
– peça para elas te ensinarem todas as posições de amamentação;
– avaliarem se a pega do bebê está correta e o que você pode fazer para melhorar;
– aprenda a dar banho;
– aprenda como deve ser a higienização do bebê após o banho (limpar o umbigo, trocar de fralda);
– caso você tenha dúvidas sobre como vestir as roupinhas no bebê, aproveite pra perguntar;
– se você não sabe “embrulhar” o bebê numa mantinha, aproveite para aprender o jeito correto;
– peça para elas te mostrarem o que fazer caso o bebê engasgue. Isso é muito importante!
– se estiver com dúvidas sobre soluços do bebê, refluxos etc, pergunte!
– repare nas pequenas coisas. Por exemplo, notei que elas sempre colocam um pano dobrado debaixo da cabeça do bebê, no berço, preso no colchão. Perguntei o motivo, e era porque o bebê regurgita o líquido amniótico nestes primeiros dias, e com o pano evitaria de sujar o bercinho.
– eu tinha dúvidas até se deveria dormir com sutiã ou sem, perguntei para a enfermeira!
Se eu tiver esquecido algo importante de ser perguntado, me avisem!
Fê, uma coisa importante a ser divulgada: as profissionais que trabalham nos bancos de leite são SUPER especializadas em amamentação. Então, quem tiver alguma dificuldade com pega, produção (mesmo em casa), pode e deve consultá-las. Diversas amigas foram salvas por estas anjas. Mesmo depois da alta, se você tiver dificuldade é só procurar um banco de leite próximo a sua casa, que a resposta é maravilhosa em praticamente 100% das vezes.
Oi fernanda, nao tive boa experiencia com orientacao de amamentacao na maternidade nao. Mas super recomendo banco de leite, me deram uma super ajuda quando fiz o desmame da minha filha mais nova, ja gravida do meu terceiro filho. Vale um post sobre isso.
Boa lua de liete para vcs!
Joana (ex jo@nyc)
Minhas amigas que são mães, contam que não tiveram a mesma oportunidade que você, devido a quantidade de visitas que ficavam no quarto o tempo todo, em volta, palpitando e não deixando que elas aprendessem com as enfermeiras.
Pretendo ser mãe e fico apavorada em me imaginar nessa situação.
Oi Tati – minhas visitas foram todas maravilhosas, todas ficaram 15- 20 minutinhos, rápido como visita de maternidade deve ser! E se a enfermeira entrava no quarto e eu tinha alguma dúvida, eu falava com a enfermeira, mesmo tendo visita no quarto, afinal estávamos numa maternidade!
Fer, não vejo a hora de você compartilhar com a gente sua experiência com a amamentação. Infelizmente tive (ainda tenho) dificuldades na amamentação.dos.meus dois filhos e acabei me tornando uma fissurada no assunto. Espero que esteja jorra do leitinho para o Nicolas por aí!! Beijão
Oi Hylea, vou fazer um post sobre minha experiência de amamentação, estou só esperando mais alguns dias de experiência real, rs! Tenho muito leite (pingo leite pela casa toda!), mas mesmo assim não é tão fácil a amamentação! beijos
Parabéns pelo nascimento do Nicolas e pelo parto!
Coisa fofinha essa carinha inchadinha que eles tem nos primeiros dias… ai ai, saudade do meu RN.
Fiquei só umas 30h depois do parto no hospital, mas suguei o que pude das enfermeiras e realmente elas sabem muito.
Como você reclamou da episiotomia, vou contar de uma dica ótima que recebi da enfermeira no hospital. Nao me fizeram episiotomia, mas tive laceracao e precisei levar pontos. A enfermeira me ensinou a deixar uma garrafa de água cheia no banheiro e deixar a água correr junto quando fosse fazer xixi para nao arder os pontos. Funciona que é uma maravilha.