Making of da Alice | 5 dias

Esta semana falamos das fotos de recém-nascidos. Uma das fotógrafas mais conhecidas de São Paulo, a Carla D’Aqui, preparou um vídeo making of de como é feito a sessão de fotos. Eu achei uma fofura e resolvi compartilhar com vocês, sem contar que adorei a decoração com luzinhas no fundo, vou querer igual quando eu tiver uma filha 🙂 A Alice tinha apenas 5 dias de vida e para ver o resultado das fotos, cliquem aqui.

A escolha do nome da Yris

Como vocês escolheram o nome dos “piquetuchos”? A Daniela contou pra gente como foi a história dela para escolher o nome do bebê:

Não, não fizemos numerologia, não sonhei com esse nome, não li em um livro e nem tão pouco acho lindo nomes com Y, W, e afins… então porque raios escolhemos esse nome?

Simples, porque é um nome que tem a ver com a nossa história de amor.

Meu marido e eu nos conhecemos pela internet (dez anos atrás!!!) e bem antes do encontro pessoal, batemos muito papo pela rede e trocamos muuuitos e muitos emails. Em um deles falamos sobre as nossas preferências de música, livros, filmes etc… e ele me disse que tinha assistido um filme que achara muito bonito: “Cidade dos Anjos”. Pronto, me derreti ali porque eu sempre fui daquelas românticas bobas e incorrigíveis e eu simplesmente amava esse filme! Aliás, amo!

Acho lindo um anjo abdicar da sua condição divina pra viver uma história de amor (mesmo que esta seja muito, muito e exageradamente breve!), talvez eu goste porque no fundo sempre acreditei que o amor deveria ser algo assim, sem limite, que você vive até a última gota e não está nem aí para o que vem depois! Sabemos que a realidade é bem diferente, mas é pra isso que servem os filmes não? Ficção, ilusão, sonhos… Pra gente imaginar o que talvez nunca vamos vivenciar !

Um dia belo dia, eu estava na escola de inglês e lá eles distribuíam umas folhinhas brancas com as letras e a tradução das músicas do momento. E em um desses papéis que eu peguei, estava a música do filme: Yris! Sim, escrito errado, mas só bem depois fui me ligar que o nome da música era Iris, com I (sorry Goo Goo Dolls).

E aí eu peguei aquela letra de música e copiei com a minha letrinha de mão toda romântica, coloquei numa pastinha bonitinha e esse foi o presente que eu entreguei para o meu futuro marido no nosso primeiro encontro! Aliás, isso está guardado até hoje! Fizemos um quadrinho e colocamos no quarto da filhota.

Nós começamos a namorar naquele dia mesmo e nunca mais nos largamos, e aí tempos depois, quando surgiram os famosos assuntos casamento, filhos etc, começamos a pensar nos nomes! Eu queria uns, ele queria outros e nunca chegávamos em um acordo… Até que começou a tocar essa música no rádio do carro e olhamos um pro outro e veio a idéia: Por que não colocar o nome da nossa filha de Yris ?!!!

Na hora concordamos e adoramos a ideia que ficou guardada para quando ela chegasse alguns anos depois dessa conversa! Nomes de menino a gente não tinha nenhum em mente, mas para a menininha, nunca teve outro! Quando a médica falou no ultrassom que teríamos uma gatinha choramos juntos e dissemos: A Yris vem aí!

Mesmo sabendo que o certo era com I resolvemos deixar com Y pois assim a gente mantém a nossa história, na íntegra como aconteceu!!!! Espero que ela goste do nome e saiba que foi escolhido com muito amor!!!

E hoje quando paro pra pensar em algumas partes da letra como:

And I’d give up forever to touch you
‘Cause I know that you feel me somehow
You’re the closest to heaven that I’ll ever be

“E eu desistiria da eternidade para tocá-la
Pois sei que você me sente de alguma forma
Você é o mais próximo do paraíso que chegarei”
Eu percebo que foi a escolha certa, afinal, sou capaz de tudo por ela!

Foto: Top Produções

  Envie sua história real, foto, nome da mamãe, papai e filhote para real@vestidademae.com.br

Trabalho de Parto

Por: Camilla Antunes

Davi chegou numa bela manhã de sol depois de muitos dias de céu cinzento.  Era 22 de dezembro, início da minha estação do ano favorita.  Comecei a sentir as primeiras contrações ainda de madrugada e quando saí de casa a caminho do hospital, os primeiros raios de sol apareciam no céu azul. Sem dúvidas era prenúncio de boas vindas.

Assim que descobri a gravidez, comecei a minha busca por informação.  Tinha sede de conhecimento.  Acompanhava blogs, lia livros e perguntava. Perguntava muito. Não podia ver uma grávida, uma mãe, um estudioso do assunto que tentava tirar o máximo de informação do contato. E foi assim que tomei a decisão mais acertada de toda a minha gravidez: o trabalho de parto.

Sempre tive vontade de tentar o parto normal. No entanto, sabia  que o meu médico era um cesarista convicto. Por um lado, não queria me iludir durante nove meses para no final, em meio às mesmas desculpas de sempre, ”entrar na faca”. E por outro, não queria trocar de médico já que não tinha dúvidas de sua competência e carinho comigo (foi ele quem fez a cirurgia para retirada do ovário na qual acabei criando um bom laço afetivo).

Daí, numa das primeiras consultas tivemos uma conversa franca. Deixei bem claro que para mim não importava  a forma como o parto seria conduzido, só faria questão de entrar em trabalho de parto. Queria que o meu filho viesse ao mundo no momento dele, com o meu corpo entendendo que havia chegado a hora de cortar o cordão umbilical. A expressão cesárea marcada passou a ser um pesadelo para mim.

E assim fizemos. Apesar do Davi estar previsto para chegar entre o Natal e o Réveillon, não me preocupei se ele nascesse em uma dessas datas. Passar a virada do ano ou a noite de Natal no hospital não me assustava nem um pouco se essa fosse a hora escolhida por ele para vir ao mundo. Também não fiquei nem um pouco ansiosa. Minha mãe dizia que eu era a única grávida do mundo sem pressa para o nascimento do filho.

Como o universo sempre conspira a nosso favor, o Davi resolveu chegar  dois dias antes do Natal. E eu realizei o sonho de entrar em trabalho de parto. Acordei com uma forte cólica que só foi crescendo com o amanhecer do dia. Senti muitas dores das quais me recordo com uma enorme satisfação. Dores essas que me deram tranquilidade durante a cirurgia e confirmaram a importância do trabalho de parto no período inicial de adaptação da minha nova família.

Além de todos os benefícios para o nosso corpo e mente, o trabalho de parto é fundamental para a produção do leite materno e a amamentação do pequeno. E esse será o assunto do nosso próximo encontro. Até breve!

Chá de Apresentação

Nem sempre é possível receber todos os amigos e familiares na maternidade, e receber muitas visitas em casa é complicado, né? A rotina nova em casa nos primeiros dias do bebê e o cansaço dos pais não permite aquela maratona de visitas, “fazer sala” e tudo mais. Por isso algumas mamães têm optado pelo Chá de Apresentação: um chá para os amigos e familiares irem visitar o bebê em casa, normalmente realizado entre 30 e 60 dias após o nascimento. O Chá de Apresentação abaixo foi para um bebê de 45 dias, lindamente decorado em tons pastel, todo organizado pela Juliana Françozo da Happy Heppenings.

Decoração, Produção e Docinhos: Happy Happenings | Fotos: Kit Gaion| Peças em Cerâmica e Flores: Idéia única

Sopinha Colorida

Por: Ana Flávia Stein Ferreira

Hum, sopinha colorida!
Sempre quando formos oferecer qualquer alimento pela primeira vez para o bebê, é importante que seja aos poucos, por exemplo não misturar todas as verduras na primeira vez. Após a ingestão é importante observar alguma intercorrência do organismo como diarréia ou alergias.  O indicado é oferecer por uns 3 dias seguidos esses mesmos ingredientes. Se nenhuma reação aparecer, entendemos que a criança aceitou bem os alimentos, daí podemos experimentar novas verduras na sopa.

Aconselho que a sopa seja colorida para que tenha uma ampla variedade de vitaminas e minerais, que reforçam o sistema imunológico da criança. Vale a regra: alimentos verdes, por exemplo, oferecerão minerais e vitaminas muito parecidos. Procure variar alimentos mais brancos do grupo dos carboidratos (escolha entre batata doce ou inglesa, mandioca, arroz, massa) + um alimento cor alaranjado (cenoura, moranga, milho) + um alimento tenro branco (chuchu, repolho, abobrinha italiana, couve flor) + um alimento cor verde (couve, espinafre, agrião, brócolis, ervilha) + uma  unidade de  carne magra (gado, frango, miúdos).  Seguindo essa regra, não tem perigo da criança degustar uma sopa pálida! Sugestões de 2 preparações para bebês a partir de 5 meses de idade:

Sopa básica
Ingredientes
– ½ cenoura pequena sem casca
– 1 unid batata inglesa pequena sem casca
– ½ unid de cebola
– ½ unid de tomate sem semente
– ½ unid pequena de peito de galinha sem osso ou 1 sobrecoxa pequena
– 1 litro água
– 1 colher rasa das de sobremesa de óleo de milho ou girassol
– 1 pitada de sal
– salsinha

Modo de fazer: Lave bem todos os ingredientes. Coloque a água e óleo para ferver. Acrescente o frango e deixe ferver por uns 15 min. Acrescente a batata e a cenoura cortada em cubos, a cebola bem picadinha e o sal, e deixe cozinhar por uns 30min. Esmague com um garfo, adicione o caldo da sopa , a salsinha e ofereça à criança.

Purê de Batata e Cenoura
Ingredientes:
2 batatas  inglesas
2 Cenouras
1 copo de leite integral
1 colher de sopa de margarina
sal

Modo de fazer: Lave bem as batatas e cenoura e depois retire as cascas. Cozinhar as batatas e as cenouras em água até ficarem moles. Amassar com um garfo. Em seguida acrescentar leite e margarina, mexa devagar até ficar cremoso. Servir.

Imagem: Getty Images

Aleitamento Materno

Por: Juliane Freitas

Acompanho e admiro o trabalho da Fernanda desde 2008, quando vi nascendo o Vestida de Noiva, porém a criação do Vestida de Mãe para mim tem um gostinho especial, pois será onde terei o prazer de poder passar para vocês um pouquinho da minha vivência relacionada a Fonoaudiólogia x Mãe x Bebê.

Muitas vezes as pessoas me perguntam: o que a Fonoaudióloga vai fazer com um bebê já que este não fala? Pois então, vamos à resposta! A Fonoaudiólogia é a ciência que atua na prevenção, pesquisa, avaliação e terapia na área da comunicação oral e escrita, voz e audição, bem como no aperfeiçoamento dos padrões de fala. E para que uma criança cresça saudável e com os órgãos ou estruturas fonoarticulatórias – lábios, língua, bochechas, palate (céu da boca), úvula (campainha) – adequados para a fala, a amamentação desenvolve um papel importante no fortalecimento dessas estruturas.  Na Fonoaudiólogia, avaliamos a qualidade da mamada do bebê. É muito comum nos primeiros dias em casa após o parto, a mãe ficar perdida em relação a amamentação… é um aprendizado para ambos e nada melhor do que muita informação sobre esse mundinho do aleitamento materno, a fim de evitarmos um maior prejuízo para a mãe e o bebê!

Em um bebê a termo (ou seja toda criança nascida viva entre as 37 e as 41 semanas e seis dias de gestação) a sucção (reflexo que o bebê possui desde o nascimento) é realizada através do aleitamento materno, o qual além de beneficiar a criança em relação ao aspecto nutritivo, propicia o desenvolvimento físico, neuropsicomotor, estimulando também o padrão nasal de respiração, os músculos que participam da fala e das funções da alimentação (sucção, mastigação e deglutição) e isso tudo sem falar do aumento do vínculo mãe e bebê, é um momento de prazer e carinho mútuo!

Acredito que muitas de vocês já saibam, mas vou falar mais detalhadamente de cada um dos benefícios do aleitamento materno para o bebê e sua mãe:

Vantagens do Aleitamento Materno para o Bebê:

 O ato de sucção tem um papel importantíssimo no desenvolvimento ósseo-muscular do bebê.

 O leite materno é uma poderosa combinação de elementos ricos em gordura, minerais, vitaminas, enzimas e imonoglobulinas que são ricos em anticorpos e protegem o bebê contra doenças.

 O colostro (que é o primeiro leite com coloração mais amarelada e clara, mais “grossinho” – produzido logo após o nascimento) também é rico em vitaminas e minerais. Ele ajuda a limpar a primeira descarga intestinal do recém-nascido (mecônio), preparando o aparelho digestivo do bebê para receber o leite transicional e o leite amadurecido.

Além do colostro existe ainda dois tipos de leite materno, onde podemos caracterizar assim:

O leite inicial ou anterior ou ainda leite 1: Rico em água – aquele que é produzido no começo da mamada. Fornece grande quantidade de lactose, proteínas e outros nutrientes que o bebê necessita.
E o leite final ou posterior ou ainda leite 2: Rico em gordura, parece mais branco do que o leite inicial. Esta gordura fornece uma importante parte da energia de uma mamada, e por isso, é indicado só retirar o bebê do peito quando sentir que este já esvaziou todo.
Vantagens do Aleitamento Materno para a Mãe:

 Promove uma recuperação rápida após o parto.

 Permite voltar à forma pré gravidez mais rapidamente.

 É simples e prático, sem aquecimentos, preparações e desinfecções de objetos.

 Aumenta a confiança da mãe, sensação de bem estar e segurança, promovendo o maior vínculo com seu bebê.

 Diminui o risco de câncer de mama e ovário.

 

Dicas para uma amamentação eficaz:

Antes de iniciar a amamentação, faça uma compressa local com água quente para que se produza uma vasodilatação e o leite fique mais fluido.

Após isso faça massagem com movimentos circulares com as pontas dos dedos nas mamas, observar se há nódulos  (pequenas bolinhas mais “duras” do seio), onde há mais leite acumulado, e se achar algum ficar por mais tempo neles.

No início a amamentação deverá ser livre demanda, ou seja, por quanto tempo o bebê tiver vontade.

O bebê não deve mamar só no bico do peito e sim aréola. Na hora de oferecer o seio lembre-se de ajudá-lo nessa pega, dando uma leve pressão no queixinho do bebê, fazendo com que ele abra bem a boca.

Na pega correta a mãe não deve sentir dor, o queixo do bebê deve tocar a mama, o lábio inferior deve estar virado para fora, devemos ver pouca aréola sobrando e quanto mais a sucção for lenta e profunda mais eficaz está a pega.

Não existe leite fraco! Cada mulher produz o leite adequado para o seu filho. O leite materno é digerido quase que totalmente pelo organismo do bebê e depois de duas a quatro horas ele vai querer novamente, bem diferente do leite artificial que é mais “pesado”, por isso o bebê dorme mais profundamente.

O posicionamento indicado é o mais confortável para mãe e o bebê, respeitando o alinhamento da cabeça e corpo do bebê.

Amamentar na teoria é fácil, mas na prática não é tão simples como parece, requer aprendizado, muita paciência acima de tudo e força de vontade para não se desistir logo no começo.

Bebê Sustentável

Por Tainá Frota

O programa Momento Ambiental fez um episódio muito interessante sobre a importância de nos atentarmos para a preocupação ecológica que devemos ter ao pensar no enxoval e no dia-a-dia do bebê. A quantidade de itens comprados, a origem dos mesmos e até como reutilizar a água do banho do bebê. Mas o mais interessante é a questão fralda descartável versus fraldas reutilizáveis. Atualmente, estes tipos de fraldas são bem diferentes daquelas da época das nossas avós.

Antes que você ligue essa ideia àquelas fraldas de pano com alfinete, dê uma olhada no vídeo. Vale a pena.

Uma opção de fralda reutilizável é a Bum Genius.

O programa Momento Ambiental é uma produção da Centro de Produção da Justiça Federal (CPJUS).

Reino da Rafaela

Rafaela fez 7 anos e ganhou um Reino Encantado, o Reino da Rafaela, cor de rosa, com princesas, coroas, sapatinho de cristal e muito encanto produzidos pela Letícia Alencar. Entre as brincadeiras, uma oficina de beleza do reino e uma oficina de costura do reino, para as meninas ficarem mais lindas. Reparem nos saiotes de tules, os quais as crianças customizavam e virava parte integrante das lembrancinhas, que eram: para as meninas, sacola bordada com coroa e nome de cada criança, saiote customizado, luvas e coroa e para os meninos, mochila com o nome bordado, capa com a inicial do nome, escudo e espada. Um luxo de festa de menina.

Decoração: Letícia Alencar | Fotos: Clovis Zanette

A primeira viagem do João Pedro

A Mari viajou pela primeira vez com o filhote João Pedro mês passado e conta aqui sua experiência e dicas de viagem com o bebê.

Como o João Pedro tem apenas 5 meses, quem estava muito ansiosa pela viagem dele fomos nós (eu e meu marido!), estávamos acostumados à levar poucas malas, nada na mão, sempre os primeiros na fila da Polícia Federal, e agora como seria???

Começamos com o que levar? Apesar da viagem ser curta e para uma cidade que conhecemos bastante (isso ajuda porque sabíamos o clima), fiz uma listagem com todos os remédios que ele poderia precisar (todos lacrados), o leite dele (uso o NAN1 Pro  – fiquei com medo de não encontrar lá) e as roupinhas (separei 3 conjuntos por dia). Levei os mais práticos: macaquinhos, camisetas e as fraldas que ele usa, inclusive as fraldas para piscina. E o que achei fundamental, os brinquedos dele preferidos (três) para que ele pudesse se sentir em casa.

Uma outra dica, levei o carrinho Quinny Zapp Xtra que desmonta inteiro e você pode colocar dentro de uma bolsa para viagem e levar como bagagem de mão. Super facilitou!

Quando chegou o dia da viagem, descobrimos no check in que o João Pedro não poderia embarcar sem o RG dele. Imagine a minha pane!!! Como assim RG para um bebê de 5 meses, eu estava apenas com a Certidão de Nascimento. Resumindo, o Uruguai é o único país em que é obrigatório documento com foto para qualquer idade.

Tivemos que ir até o Poupatempo e tirar o RG de urgência (bonitinho… levou 30 minutos para conseguir fazer a foto, afinal ele ainda não fica paradinho! E o dedo ficou um grande borrão, rs!). Apesar do problema  resolvido, nossa viagem atrasou um 1 dia, pois só embarcamos no dia seguinte.

Durante o voo, uma dica bem bacana é para a hora da decolagem e pouso deixar o bebê com a mamadeira ou chupeta, isso evita aquela pressão no ouvido. Na bagagem de mão levei uma roupa extra, leite, tylenol e uma girafa que ele ama!

Já de férias, ele foi incrível… buscamos praias que tinham tendas para que ele não ficasse no sol nunca, muito protetor solar, muita água, muitas fotos e o melhor ano novo da minha vida! Fizemos a Ceia mais cedo, para que ele e a babá pudessem participar, e depois fomos para uma festa na virada! Confesso que fiquei preocupada se com os fogos ele pudesse assustar… porém estava dormindo e nem acordou!

Todos os remédios voltaram lacrados, durantes esses dias ele aprendeu a gritar, tossir (como charme) e descobriu o seu pé… que agora vive na boca, rs! Com certeza o melhor ano novo da minha vida.

Dicas Gerais:

Babá: Se for possível levar a babá, faça! É incrível o que ajuda  e você ainda pode curtir a viagem com programas noturnos (sair para jantar, dançar).

Verifique se a babá tem os documentos necessários. Como a nossa babá foi junto, comprei uniforme de verão pra ela (regatas, bermudas, biquíni, saída de praia). No dia da Ceia de Ano Novo, fiz questão que ela participasse do jantar, afinal na meia noite ela estaria sozinha com ele. E foi incrível! Eu, meu marido, ela e João Pedro optamos pelo Restaurante do Hotel, assim não precisaríamos sair do Hotel, afinal as pessoas andam como loucos na rua nesses momentos.

Hospedagem: Sempre ficamos em Hotel, só que dessa vez optamos por um Apart Hotel, assim tínhamos toda parte de serviço de um hotel porém a estrutura do apartamento, com cozinha que é muito importante!

Itens Indispensáveis :

Carrinho Quinny Zapp Xtra (próprio para viagem), no Brasil é você encontra na BB Trends. É preciso comprar a Bag Travel para guardar o carrinho.

Protetor FPS 50 para bebê da marca Episol, o pediatra quem indicou e eu amei! Não gruda na pele, é super fácil de espalhar e não deu alergia.

Envie sua história real, foto, nome da mamãe, papai e filhote para real@vestidademae.com.br