Chá de Bebê do Oliver | Jardim das Oliveiras
Existia uma época em que quando me perguntavam o segredo de uma festa, eu respondia que era ter boa comida, boa bebida e boa música. Agora minha resposta é ter família, amigos e boas energias, esse sim é o segredo verdadeiro de uma boa festa. E ter significado. Eu amo organizar festas, minhas festas podem não ser tão simples, mas tem muito significado e amor em cada detalhe.
O TEMA. Para mim, festa de chá de bebê é uma festa adulta, um encontro de amigos para celebrar a chegada do bebê. Mas sendo segundo filho, haveriam muitas crianças na festa, filhos dos meus amigos. E por isso o principal foi encontrar o equilíbrio de uma festa de adultos e criança. Resolvi o caso criando um espaço para brincar e show infantil em um lado do salão, e a parte da gastronomia e mesa para os convidados sentarem e conversarem do outro lado. Já quanto ao tema, foi inspiração do próprio nome do bebê, Oliver. Oliver vem da palavra latina oliva, que significa oliveira, a árvore que produz azeitona. E assim o Chá de Bebê se tornou o “Jardim das Oliveiras do Oliver”. Haviam mudas de oliveiras, guirlandas de oliveiras, azeitonas por todas as partes.
A MESA DE DOCES. Eu queria um “Jardim de Oliveiras”. Mas ao mesmo tempo, não queria que ficasse “rústico”, para não cair no óbvio. Queria uma mistura de folhagens (tendência do greenery, tão em alta) com o moderno, o clean. No salão de festas do meu prédio não tem uma mesa que possa ser usada para doces, só esse aparador estreito e de vidro. Nunca gostei dele, sempre aluguei uma mesa, mas desta vez o aparador foi perfeito porque eu não queria uma mesa de doces comum. A ideia principal era o “cacho” de folhagens margeando o aparador transparente, feito pela @vivianandersen7, ficou tão lindo! Como eu queria destaque para ele, todas as peças da @ideiaunica foram escolhidas de cristal, para seguir dentro da transparência da mesa. Peças em cristal, forminhas em acetato transparente, mesa de vidro, assim tudo ficou clean e dando destaque para a folhagem e os doces da@fleur_de_sucre. Escolhi ir no oposto de algumas das atuais tendências de ter composições de vários móveis e peças de vários materiais em cima da mesa (e um monte de doces decorados), porque eu gosto do simples e sofisticado, e para mostrar que as vezes menos pode ser mais.
Mas uma mesa de doces também não tem impacto se não estiver inserida num cenário. E aí entrou a @stickpaper (que sempre me atende com tanto carinho!) com o adesivo de fundo, que foi colado na parede de espelho do salão. Eu quem escolhi a imagem, uma plantação de oliveiras. Não dá para ver direito nesta imagem, mas a designer do blog fez uma interferência, deixando o céu e o chão com efeito de pintura à óleo, e só as árvores reais. A ideia foi criar algo mais lúdico.
CENTRO DE MESAS. Uma de minhas ideias favoritas! Em minha pesquisa sobre o tema Oliveiras, Azeitonas e Azeites, todas as referências que eu via eram aquelas mesas comunitárias compridas, bem estilo toscana, cheio de comidas deliciosas ao centro. Não iria dar para fazer uma mesa comunitária no meu salão, mas fiquei com a ideia da comida no centro de mesa na cabeça. Como era um chá de bebê pequeno e simples, não fazia sentido investir em arranjos florais no centro da mesa, até porque o tema era Oliveiras. E daí, quando vi essas tábuas verdes na @ideiaunica, morri de amor! Era isso! Ao invés de arranjos, colocaríamos uma tábua em cada mesa, com um vasinho discreto, um pote de azeitonas, um potinho de azeite, alecrim, muitos pães e um toque de amor. A@vivianandersen7 me ajudou na composição de cada tábua e a equipe do@buffetmarcelogussoni montou tudo. Achei perfeito porque é ACOLHEDOR: os convidados chegam e já tem ali na mesa algo que possam beliscar à vontade. E ainda por cima, dentro do nosso tema de harmonização de azeitonas e azeites. Serviu como decoração e serviu como parte da experiência gastronômica, porque comida é sempre muito importante nas minhas festas. Ah, o buffet serviu todas as azeitonas sem carroço, impecável.
GUIRLANDA. Tivemos nossa guirlanda de verdade também!! Obrigada @vivianandersen7! Uma guirlanda com folhagem, azeitonas e laranjinha kinkan, como na referência que eu encontrei na criação do conceito da festa. Diz a tradição que as guirlandas surgiram em Roma, pois os romanos acreditam que presentear com um ramo de planta traz saúde, motivo pelo qual passaram a enrolar os mesmos em coroas, para desejar que todas as pessoas de uma mesma família tivessem saúde. E eu aposto muito em guirlandas para decoração de festas!
DOCINHOS. Acho que uma das primeiras coisas que contratei já foram os doces da @fleur_de_sucre, sou apaixonada na qualidade. Não faço questão de doces decorados – são lindos, mas os doces de verdade que as pessoas gostam de comer são esses, então não fiquei complicando e nem fugindo do conceito simples e sofisticado. Pedi um exagero de brigadeiros, achando que fosse sobrar um monte para comer nos dias seguintes (e sempre guardo para as funcionárias de casa, alguns para os porteiros do prédio). Sobrou super pouco, realmente comeram tudo! Tinha brigadeiro tradicional, trufa de ovomaltine (uma delícia), trufa de limão e brigadeiro de paçoca.
Reparem na forminha de acetato transparente – eu amo para destacar os próprios doces. E já que as peças eram também de cristal, ficou um efeito lindo de destaque do doce.
BOLO. Precisar de bolo, não precisa, afinal não é um aniversário e sim um chá. Mas é uma festa, então pode! Escolhi ter um bolo de brigadeiro como sobremesa porque é o tipo de escolha que agrada todo mundo! E escolhi esse modelo simples porque a mesa já tinha peças em cristal e todo trabalho de folhagens – achei que um bolo mais sofisticado com pasta americana e folhas de Oliveira iria ficar com cara de casamento. Os pirulitos de caramelo com o nome e o desenho da folhagem davam o toque lúdico! Bolo da@tammymontagna. Não sobrou quase nada!
FAMÍLIA. Quero ver a família real britânica fazer um retrato tão legal quanto o da “minha família real”, rs! Eu tenho a sorte de ter como fotógrafa a @fernandapetelinkarfotografia , eles não! Sério, é o máximo ter fotos assim com a família de lembrança destes momentos tão especiais.
E como vocês sabem, eu coordeno a cartela de cores das roupas para a foto ficar ainda mais bonita. Sendo o Chá tema Oliveiras, era óbvio a cor verde oliva – e todo mundo da família tinha roupa nesta cor! Mas achei que ficaria “combinandinho” demais da conta todo mundo de verde oliva, então escolhi cores análogas – podiam vir de verde, azul ou cinza, que é um cor neutra, e ficaria mais equilibrado.
BRINCAR. Considero Chá de Bebê uma festa adulta, uma oportunidade dos pais reunirem amigos e família. Mas neste momento atual de vida, eu tenho o Nicolas e a maioria dos meus amigos já têm filhos também, então não tem como não pensar nas crianças! Elas precisam brincar para que a festa seja interessante para elas também – e até porque se não tiver um entretenimento para as crianças, pais não conseguem conversar e comer, certo? E nesta festa ainda tinha uma dificuldade maior – a variedade de faixa etária das crianças! Tinha bebês de 6 meses até crianças de 7 anos. Meu prédio não tem uma área externa com playground. E eu não queria uma empresa de recreação infantil, porque seria difícil uma atividade para toda essa faixa etária. Achei a solução perfeita com a @carrousel_brinquedos. Eles montam um espaço de brincar muito fofo dentro da festa, com tapete de EVA e vários brinquedos de madeira, desde cozinha, escorregador, pista de carrinho, fantasias até um brinquedo para bebês. Agrada à todos, meninos e meninas, eles se sentem interessados em explorar os brinquedos diferentes do que tem na casa de cada um. Foi um sucesso! Além de tudo, é lindo, não estraga o visual/ decoração da festa. As crianças ficaram brincando ali o tempo todo, dentro do salão de festas (havia uma monitora junto!), e os adultos puderam aproveitar a festa também!
GASTRONOMIA. Eu até gostaria de um dia conseguir simplificar e só encomendar uns salgadinhos, mas eu não consigo, rs! Cada um tem suas prioridades na festa, e apesar de eu ter falado bastante da decoração e detalhes até agora, para mim o principal é sempre a gastronomia. Para mim gastronomia é agregador, as pessoas adoram estar em volta de uma boa comida, é enriquecedor no sentido de novas experiências de degustação e deixa as pessoas felizes. Se for para gastar numa festa com algo que vai ser jogado fora ou esquecido no dia seguinte ou com a comida, sempre vou preferir comida de qualidade. Ainda mais com esse tema escolhido, Oliveiras, um tema super rico para criar um cardápio. Mesmo sabendo que era um tema rico, o @buffetmarcelogussoni sempre consegue me surpreender! Quando falei o tema do chá, eles simplesmente fizeram uma pesquisa de tipos de azeitonas e azeites e criaram uma harmonização de 7 tipos diferentes de azeitonas e seus azeites com outras delícias como queijos, pães e itens que realçavam seu sabor natural. Por isso que eu amo organizar festa, sempre aprendo muito! Eu não sabia, por exemplo, que azeitonas amarelada, verde ou preta são frutos da mesma árvore, a principal diferença entre elas que faz a cor ficar diferente é a época da colheita. Não sabia também que existem mais de 270 tipos de azeitonas! Além da harmonização, tivemos um creme de chèvre quente e uma massa (trofia) com pesto de rúcula e tomatinhos sweep grape passados. Foi uma delícia!
MÚSICA. Já que o tema do chá de bebê era Jardim de Oliveiras, tinha que ter o Jardineiro e a Bella Flor! Eu conheci @ojardineiroeabellaflor na festa de 2 anos da filha de uma amiga e adorei. Eles transmitem uma energia boa, vozes super afinadas, repertório que agrada crianças e adultos – me conquistaram incluindo Lulu Santos na lista de músicas, amo! E tiveram o carinho de tirar a partitura da música da Barata quando eu disse que era a favorita do Nicolas. Começam o show com a música “Trem Bala”, que sempre me faz chorar (ainda mais abraçadinha com Nicolas e Oliver na barriga, foi demais) e terminam com todo mundo cantando “É tão lindo”, do Balão Mágico, de capotar de amor. Teve muitas músicas para as crianças (Mundo Bita e afins, as crianças amaram), foi o ponto alto da festa. Recomendo muito, gente do bem, valor justo, foi sucesso, até meu marido gostou bastante deles, do repertório e das vozes. Saudades desta festa!
LEMBRANCINHA. Sendo o tema Oliveiras, a lembrancinha mais óbvia seria mini azeites, e desta vez eu fui no óbvio mesmo porque azeite é algo maravilhoso, além de ser útil e gostoso! Mas queria contar que eu levo super à sério a questão da qualidade ou higiene ao presentear com um alimento. Poderia ter comprado uns vidrinhos bonitinhos e baratinhos, um azeite qualquer, colocado o azeite nos vidrinhos, uma tag com o nome do Oliver e pronto, certo? Mas não… a verdade é que eu jamais consumiria um produto que viesse sem rótulo, sem eu saber a origem e principalmete o prazo de validade. Essa questão da higiene alimentar e manipulação de alimento é super séria – eu pelo menos levo à sério! Por isso preferi ir atrás de um importador, negociar um preço e oferecer uma lembrancinha bacana, um mini azeite grego, com rótulo e todas as informações de forma correta. No fim a embalagem já era tão bonita que a @vivianandersen7somente amarrou uma fitinha e um alecrim para dar um charme e ficar com cara de presente. E mais uma vez achei que fosse sobrar um monte (sempre compro a mais) e não sobrou quase nada – mas fico feliz que cada vez que usarem o azeite, que lembrem com carinho da festa e do Oliver!
Foto: @fernandapetelinkarfotografia
Florista: @vivianandersen7
Peças Decorativas: @ideiaunica
Adesivo painel: @stickpaper
Gastronomia: @buffetmarcelogussoni
Doces: @fleur_de_sucre
Bolo e Pirulitos de Caramelo:@tammymontagna
Brinquedos Infantis:@carrousel_brinquedos
Música: @ojardineiroeabellaflor
Foto: @fernandapetelinkarfotografia
Florista: @vivianandersen7
Peças Decorativas: @ideiaunica
Adesivo painel: @stickpaper
Gastronomia: @buffetmarcelogussoni
Doces: @fleur_de_sucre
Bolo e Pirulitos de Caramelo:@tammymontagna
Brinquedos Infantis:@carrousel_brinquedos
Música: @ojardineiroeabellaflor