CHIA! Uma alternativa vegetal para adquirir ômega-3!
Natália Vignoli é nutricionista, mamãe da Letícia e colaboradora do blog com suas dicas de nutrição para grávidas, mamães, bebês e crianças.
Continuando a nossa conversa sobre ômega 3 e alimentos fontes, hoje é o dia da Chia! Essa semente tem mais ômega 3 do que um filé de salmão! Mas seus benefícios não param por ai!
Cultivada pelo povo asteca, a chia é considerada desde sua época, um grão rico e poderoso! Importante fonte de energia, fibras e proteína, promove saciedade – forma um gel em contato com o meio líquido, regulariza o intestino e disponibiliza açúcar gradativamente para o corpo.
Os seus benefícios vão muito além! Essa sementinha possui vitaminas A, complexo B, vitamina C, fósforo, zinco, potássio e magnésio. Essa última dupla atua na prevenção de câimbras e espasmos!
Além delas, encontramos mais ferro nas sementes do que no espinafre, ajudando a prevenir anemia, possui uma quantidade importante de cálcio, mantendo a saúde óssea, apresenta 16g de proteína a cada 100g da semente, auxiliando na constituição muscular e é um anti-inflamatório natural, atuando no combate aos radicais livres!
A necessidade diária da semente gira em torno de 1 colher de sopa rasa/dia e para extrair mais de seus benefícios, deixe as sementes de molho em um pouco de água. Use as sementes e o gel em sucos, iogurtes e vitaminas!
FALSO PÃO DE QUEIJO COM CHIA
– 200 gramas de polvilho doce
– 300 gramas de polvilho azedo
– 1/2 quilo de mandioquinha já cozida e amassada
– 2 colheres (chá) de sal
– 150ml de azeite
– 150ml água (adicionada aos poucos)
– 5 colheres de sopa de chia
Modo de preparo:
Numa vasilha, misture os polvilhos e o sal. Acrescer o azeite e misture até ficar uma farofa homogênea. Adicione a mandioquinha amassada e misture novamente, agora agregando o polvilho à mandioquinha enquanto coloca a água aos poucos, amassando com as mãos, até ficar uma massa homogênea. Adicione as colheres de chia. Misture.
Molde as unidades no tamanho desejado. Pré-aqueça o forno por 10 minutos a uma temperatura de 180ºC. Unte a assadeira com um pouco de óleo, distribua as unidades com um distanciamento de três dedos entre elas. Após levá-los ao forno, aguarde por cerca de 20 minutos ou até que os pãezinhos dourem.
PÃO DE BANANA
(8 porções)
– 3 bananas maduras
– 1 e 1/2 xícara de farinha
– 1 colher (sopa) de fermento em pó químico
– 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
– Gel de chia (Basta deixar uma colher de sopa de semente de chia de molho por uma hora em 3 colheres de água)
– 2 colheres (sopa) de óleo
– ½ xícara de água
– Noz-moscada ralada na hora
– Opcional: se quiser doce, açúcar mascavo, se quiser salgado, sal marinho
Modo de Fazer:
Primeiramente, prepare o gel de chia deixando uma colher das sementes de molho em três colheres de água por uma hora. Pré-aqueça o forno e descasque as bananas. Bata a água, o óleo e a chia no liqüidificador até ficar homogêneo. Em uma tigela, coloque a farinha sem glúten, o fermento, o bicarbonato e a noz-moscada. Vá adicionando a mistura da banana e mexa até que tudo esteja bem misturado. Despeje em uma assadeira de pão levemente untada e asse por 40-45 minutos.