Como limpar os brinquedos

Você sabe como limpar os brinquedos na sua casa? Abaixo algumas opções práticas para você escolher o que funciona melhor para você!

Pelúcias e Brinquedos de Tecido

Os bichos de pelúcia e brinquedos de tecido são fofos, mas são os principais portadores de microorganismos (fungos e bactérias). O recomendado é que estes brinquedos não sejam compartilhados entre crianças, nem deveriam existir nas brinquedotecas coletivas, por exemplo. Se há pré-disposição da criança para alergias respiratórios, também não é recomendado ter no quarto, pelo acúmulo de pó, poeira e ácaros.

Para limpar, use a máquina de lavar roupas! Recomendo colcoar em sacos de lavar, para proteção. Não use água quente. Use o ciclo delicado. Pode usar o sabão de lavar roupas que estiver habituada. Deixe secar completamente antes de retornar ao quarto da criança.

Outra opção que também funciona é colocar em sacos e levar ao congelador! Sim, a baixa temperatura também mata os microorganismos. Porém acho mais fácil lavar na máquina de lavar roupa do que ter espaço no congelador!

Os brinquedinhos de bebê que são parte de tecido e parte mordedores de plástico/ silicone, eu também lavo na máquina de lavar roupas, dentro de sacos para as peças não ficarem batendo no tambor. No dia a dia você pode passar um paninho com álcool ou água e sabão no mordedor, e de vez em quando lavar por completo na máquina.

Já as pelúcias com pilhas, é menos prático mesmo. Se você é prática, o ideal é nem ter! Não pode ser colocada na máquina, para não danificar o circuito. Uma opção é passa aspirador na pelúcia para tirar o pó.

Brinquedos de borracha, silicone e E.V.A.

Aqui existem várias possibilidades. Indo ao básico, lavagem com água e sabão funciona!

Uma opção disponível no mercado são produtos específicos de limpar brinquedos (como esse da Bioz Green), um limpador atóxico e sem odor, somente com ingredientes naturais e eficiente. Você passa no brinquedo e não tem problema o bebê brincar logo em seguida, por ser todo natural.

Outra opção são os lencinhos umedecidos de álcool 70 ou spray de álcool 70, mas lembrando que mesmo com o spray, é necessário passar um pano fazendo fricção para funcionar.

Já pensou em lavar sua máquina de lavar louça? Sim, uma opção para lavar vários brinquedos ao mesmo tempo é usar a lava-louças. Use sem água quente, para não danificar nenhum plástico que não seja resistente. Tem quem use como produto na máquina o bicarbonato de sódio e limão, que são uma dupla caseira eficiente na limpeza.

Brinquedos de Madeira

Se for uma brinquedo de madeira maciça, um pano com álcool resolve. Já madeira mais porosa, use um pano seco para tirar o pó ou levemente úmido, para não manchar a madeira.

Como limpar os brinquedos – Qual a frequência?

Costumo dizer: conforme e sua necessidade e disponibilidade. Alguns bebês tem a imunidade mais fraca e talvez você queira limpar com mais frequência, ou não. Crie a rotina que funciona na sua casa!

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE