Como montar um quarto atemporal e versátil para seu filho
Izabella Penna Escabeche é arquiteta, mãe da Stella e colaboradora do blog com suas dicas sobre quarto do bebê e criança.
Logo que a futura mamãe recebe o positivo do teste de gravidez já começa a pensar no nome do bebê e na decoração do quartinho. Quem é mãe ou está grávida irá concordar comigo!
Dá vontade de comprar tudo o que vemos pela frente e se o Pinterest tivesse um botão de comprar, certamente as mães estariam falidas. Mas é bom ter calma na hora de planejar o quarto do filhote para não exagerar nas escolhas e gastar dinheiro com itens que não terão muito uso.
Confira algumas dicas para deixar o quarto do seu filho com uma decoração atemporal, versátil e que irá acompanhá-lo por muitos anos:
Aposte em uma cartela de cores neutras
Branco, preto, bege e até tons pastel são cores suaves e não cansam o olhar. Opte por estas cores para a base da decoração e o resultado será um ambiente harmônico, acolhedor e tranquilo.
Fonte da Imagem: https://oheightohnine.com.au/2017/03/27/chets-toddler-bedroom/
Invista em pontos de cor
Se quiser colorir o ambiente, aposte em tons mais ousados e chamativos para acrescentar pontos de cor. Vale eleger alguns móveis menores e objetos de decoração para receber os tons mais vibrantes.
Fonte da Imagem: http://natocadesign.com.br/quarto-bebe-cinza-com-verde-nuno-outer/
Invista em móveis que crescem junto com o bebê
Pode ser o berço que vira mini cama, uma prateleira que poderá ser usada de várias formas, um pufe que poderá apoiar os pés da mãe enquanto amamenta e depois servirá para o bebê sentar ou um cabideiro que serve de apoio para as roupas do bebê e fantasias das crianças. Vejam que máximo os diversos usos do berço da marca dinamarquesa Leander:
Fonte das Imagens: http://design-milk.com/nubies-linea-cot-takes-your-tot-from-crib-to-sofa/
Invista em móveis que podem ser utilizados em outros cômodos da casa
A poltrona de amamentação é o primeiro móvel a perder a utilidade quando o bebê deixa de mamar no peito e depois vira um trambolho dentro do quarto. A cômoda para troca de fraldas também deixa de ser útil quando a criança está desfraldada. Por isso, vale a pena investir em um móvel que poderá ocupar outros ambientes da casa: uma cômoda que possa servir de aparador, uma poltrona de amamentação que possa ir para a sala de tv e até mesmo um móbile que depois vira uma escultura aérea em outro ambiente da casa.
Fonte da Imagem: http://www.studio-mcgee.com/studioblog/2016/9/25/windsong-project-loft-girls-room-nursery
A escolha do tema não precisa ser tão literal
As princesas e os super heróis habitam o imaginário infantil e muitas vezes são eleitos como tema para a decoração do quarto da criança. E é aí que mora o perigo, pois as crianças querem que até o teto receba a imagem do personagem preferido. Calma, não precisa exagerar na ideia! E para não contrariar os filhos, basta acrescentar alguns itens que lembrem o tema: uma cor, um objeto ou até mesmo um quadro.
Veja que é possível ter um quarto de princesa bem moderno mesclando elementos clássicos (o dossel na cama e as borboletas) com elementos mais descolados (o tapete étnico e as bandeirolas de tecido):
Fonte da Imagem: http://www.lonny.com/The+Find/articles/EjXwqSaoqlp/Jenni+Kayne+Just+Introduced+Collection+Pottery
Acessórios ajudam a compor a decoração e não pesam no bolso
A roupa de cama pode dar o “tchan” que faltava na decoração do quarto! Dá para investir em peças mais coloridas, mais descoladas e ir trocando ao longo do ano. O mesmo acontece com cortinas, almofadas e luminárias: não é preciso gastar rios de dinheiro com estes itens e dá para trocá-los de tempos e tempos e assim, renovar a decoração do quarto sem muito esforço!