Cores e autonomia no novo quarto da Stella

Izabella Penna Escabeche é arquiteta, mãe da Stella e colaboradora do blog com suas dicas sobre quarto do bebê e criança.

Olá leitoras queridas! Hoje vou compartilhar com vocês mais um projeto fresquinho desenvolvido pela Decor Petit: o novo quarto da minha filha Stella! Um quarto lúdico, colorido e com muita autonomia para a minha pequena.

Minha filha está com 1 ano e 7 meses e quando ela completou 10 meses já senti necessidade de mudar todo o quarto. Minha insatisfação começou com o berço, pois já não estava confortável ter que ficar abaixando e subindo a grade para colocá-la para dormir e se ela acordava durante a madrugada eu ou meu marido tínhamos que tirá-la do berço, fazê-la dormir na poltrona e então voltar com ela para o berço.

E logo que ela completou 1 ano parecia que tinha outra criança em casa! É impressionante como foi um salto enorme no desenvolvimento motor e cognitivo dela: começou a dar os primeiros passos sozinha, a explorar ainda mais tudo ao seu redor, falar as primeiras palavras e interagir muito mais. Desta forma, percebi que o quarto de bebê (veja o projeto aqui) já não era nada adequado para esta nova fase. Ela precisava de espaço, de móveis ao alcance e de objetos para interagir.

Na cartela de cores o amarelo, pink e azul royal formam a base, junto com outras cores nos adesivos do teto e da cômoda. E para equilibrar toda essa explosão colorida, optei pela cama e mini closet em madeira pinus que é neutra mas dá uma aquecida no ambiente.

O conceito do projeto foi guiado no método Montessori e fiz um quarto para ser explorado por uma menininha cheia de vontades e personalidade. Escolhemos a cama casinha rente ao piso, mas optamos pelas grades laterais (são removíveis) porque a Stella se mexe demais à noite.

Desenhei uma estante / mini closet com nichos para os brinquedos que ficam ao alcance dela, um varão para roupas e uma prateleira para os sapatos. Meu marido não acreditou que os sapatos ficariam organizados, mas desde que o móvel chegou eu expliquei à Stella que ela teria que manter a ordem do quarto e que se tirasse os sapatos de lugar teria que devolvê-los depois. Ela entendeu e na maior parte do tempo tem funcionado muito bem!

E até os laços têm lugar certo na trança da boneca:

Duas prateleiras de livros ficam mais baixas e duas mais altas para os quadros e livros mais delicados que não quero que ela destrua! rs

E na lateral da estante há dois ganchos para acomodar mochilas e bolsas, uma ótima opção para deixar os objetos sempre à mão:

Mantive a mesma cômoda do quarto de bebê e troquei os adesivos das frentes das gavetas. Retirei os adesivos de bolinha que ficavam na parede do quarto antigo, recortei um a um e colei-os na frente da gaveta. E usei fita para pintura de parede para criar listras azuis no puxador das gavetas. Deu uma cara nova ao móvel sem gastar dinheiro e ainda temos a lembrança do quarto dela de bebê!

Comprei uma régua de crescimento muito fofa e instalei quadros acima da cômoda para que distrair a Stella na hora de trocar a fralda. Duas ilustrações que reforçam a importância da gratidão em nossas vidas e o quadro da melancia, ilustração que contém fragmento de um poema do Pablo Neruda e que comprei em uma viagem ao Chile no museu La Sebastiana, em Valparaíso:

O centro do quarto tem um espaço livre com tapete e almofadas para a Stella brincar, ler livros e também para podermos ficar com ela:

E repararam nos adesivos no teto? Inspirei-me o meu próprio post (este aqui) e resolvi tentar algo diferente. A Stella ama olhar para o teto e ficar admirando as “gotas de chuva”!

Gostaram do resultado? Eu amei! Minha filha aproveita muito mais o próprio quarto, desenvolveu um ótimo senso de organização e de autonomia também. Eu sempre digo: dê autonomia para os seus filhos através do quarto e ofereça um ambiente no qual eles possam ter a sensação de pertencimento. Vale a pena!

Projeto de Arquitetura de Interiores: Izabella Penna Escabeche | Decor Petit
Fotógrafa: Letícia Simon
Cama Casinha: Muskinha
Cômoda: Mundo do Bebê
Prateleiras para livros e tapete: Leroy Merlin
Mini closet: Casa e Oficina
Lençol e bandeirola de tecido: TokStok
Luminária estrela: Etna
Almofadas e rolos para cama: Pakatutti
Almofadas redondas: Eu amei ateliê
Adesivos teto e cômoda: Mooui
Trocador americano: Ateliê Pilulito

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE