Dicas para abastecer a geladeira para o pós-parto

Durante a gravidez, assim como na preparação para o casamento, as mulheres são acometidas por um turbilhão de emoções e obrigações! Enxoval, quarto, pré-natal, escolha do nome, chá de bebe, lembrancinhas… Nossa, é uma infinidade de itens que a lista para a chegada do herdeiro parece não terminar!

Quando finalmente respiramos aliviadas vendo que o quarto está todo – ou quase todo – montado, os presentes e fraldas do chá devidamente guardados e o nome escolhido, já está na hora do nascimento!

Para mulheres que possuem ajuda da mãe, sogra e/ou funcionária, o pós-parto é menos trabalhoso, mas para as mães que contam com elas e mais ninguém, preparar um simples almoço passa a ser a meta da semana! Pensando nisso, quis dar algumas dicas que achei muito útil no meu pós-parto!

Hoje vou ajudar quem tem uma funcionária!

Já monte uma espécie de cardápio, alternando 2 ou 4 semanas, guiando-se sempre pela proteína, por exemplo: segundas e quartas são os dias de carne vermelha, terças e domingos são os dias de peixe, quinta-feira é o dia da massa e sextas e sábados os dias de frango!

Varie apenas a receita! Já deixe a compra mensal pronta para o açougue e uma semanal para o hortifrúti e abasteça o congelador. Acho bem mais fácil e prático!

Exemplo de lista de hortifrúti para a semana:

– 2 tipos de verduras de folha verde escura

– 5 tipos de legumes

– 5 tipos de frutas

– Temperos: alho, cebola, salsinha

– Queijo tipo mozzarella de búfala

– Iogurtes e castanhas

Exemplo de lista de açougue para o mês

– Carne moída patinho (para 2 dias)

– Carne em cubos tipo alcatra (para 2 dias)

– 4 peças de carne tipo lagarto (forno e carne de panela)

– 2 peças de frango cortado

– 2 porções de frango desfiado

– 2 bandejas de pescada branca

– 2 porções de filé de salmão

Exemplo de cardápio rotativo semanal:

Segunda feira: 1) carne moída com chuchu e/ou cenoura + arroz branco + feijão + escarola 2) carne em cubos com champignon + arroz + acelga

Terça feira: 1) peixe no forno com suco de laranja + purê de mandioca + brócolis 2) peixe grelhado + batata assada com alecrim + cenoura

Quarta feira: 1) carne de panela + arroz integral + ervilha + acelga 2) carne assada + arroz integral + lentilha + abobrinha

Quinta feira: 1) espaguete com atum e azeitona 2) parafuso com tomate picado, manjericão e mozzarella de búfala

Sexta feira: 1) frango grelhado + quinua + espinafre 2) hambúrguer de frango + batata doce em cubos + escarola

Sábado: 1) frango assado + batata assada com tomate 2) frango desfiado com requeijão + arroz branco + repolho

Domingo: 1) salmão grelhado + purê de batata doce + abobrinha 2) moqueca de pescada branca.

No próximo post, dicas para as mães sem ajuda!

Colunista_Natalia

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