Dúvidas de Grávida de Primeira Viagem

O post poderia se chamar também “as perguntas que a gente tem até vergonha de fazer!”. Sou mãe de primeira viagem, não sabia quase nada sobre o assunto maternidade e ao longo destes 9 meses, foi uma enxurrada de informações! Desde assuntos mais “sérios”  como mudança do corpo e escolha do parto até o nome de cada peça de roupa do bebê… Gente do céu, eu nunca tinha escutado falar em mijão, culote, pagão, e em cada lista de maternidade aparecia o nome de um jeito diferente, eu não conseguia entender o que exatamente estavam pedindo para levar para maternidade, rs!

Se indentificou? Todo mundo nos blogs e instagram parecem saber de tudo, mas a verdade é que todo mundo tem dúvidas bobas, dúvidas de mãe de primeira viagem! Abaixo algumas dúvidas que eu tive e podem ser as mesmas que você:

Eu vou saber quando entrar em trabalho de parto? 
Essa dúvida deve ser unânime para mães de primeira viagem. Fiz a pergunta para diversas pessoas, entre especialistas e amigas, rs! O medo era demorar para perceber, não identificar as contrações (afinal eu nunca fui de sentir muita cólica). Antes eu achava que o primeiro indício de entrar em trabalho de parto era romper a bolsa – igual nos filmes, rompe a bolsa e a mocinha saí correndo para o hospital. Depois aprendi que nem sempre a bolsa rompe no início do trabalho de parto e o mais importante são as contrações ritmadas e dilatação. A bolsa também pode romper na parte de cima da barriga e não cair aquela água toda esperada de uma vez só, e sim aos poucos. Neste momento que estou escrevendo, não entrei ainda em trabalho de parto, mas já estou mais confiante de que vou saber a hora, pelo simples fato que toda mulher na hora sabe! Este texto do BabyCenter traz todas as informações de forma clara.

O que é o tampão?
Eu pensava comigo: “Bom, eu não tenho isso!”, rs rs rs!! Achava que era um tampão colocado pelo médico nas pacientes por algum motivo. Só depois fui aprender que tenho sim, que trata-se de uma substância mucosa que protege o colo do útero e evita a entrada de bactérias. O tampão sair é um indício de trabalho de parto próximo, mas como cada corpo é um, pode demorar ainda alguns dias.

O que é mijão e culote?
São a mesma coisa! Mas não podiam apenas chamar de calça? rs! Pode ser calça com pé ou não. Eu olhava as listas de roupa do bebê para levar na maternidade e não entendia pra quê tanta roupa, e qual peça era qual. Por isso, quando fiz o post de mala de bebê para maternidade, tentei ser bem “didática”, clique aqui.

Manta, cueiro, fralda maior, fralda de ombro, pano de boca… tantos nomes!
É tanto pano que a gente se confundi com os nomes. Penso que no dia a dia cada mãe pode até criar a própria utilidade de cada um, afinal nada com a necessidade do dia a dia. Mas de forma geral e resumida: manta, em geral de lã (que pode ser mais fina ou mais grossa, dependendo da estação do ano e região que você mora), serve para aquecer o bebê, deixa-lo “embrulhadinho” e quentinho enquanto recém-nascido. O cueiro é um pano (em geral, de algodão) bem coringa: serve para enrolar o bebê ou para forrar o trocador, forrar o carrinho, a cadeirinha do carro. A fralda maior é de um tecido mais fino (parece uma gaze) e também é coringa, serve para cobrir algum lugar que for colocar o bebê para ele brincar, limpar algo que ele sujar. Fralda de ombro é menor do que a fralda grande, serve em geral para colocar no ombro após amamentação, para o beber arrotar, e assim proteger sua roupa. Usa-se também quando outra pessoa for pegar seu bebê, para colocar na roupa da pessoa protegendo o bebê. Pano de boca é um paninho menor, para limpar a baba do bebê ou, depois que começar a tomar suco e comer papinha, limpar a boca da sujeira. Esse pano fica exclusivo para uso no rosto do bebê, diferente dos outros que podem ser usados para várias coisas.

Alguma dúvida diferente ou história engraçada? Conta pra gente, pode render mais posts como este!

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE