Ensaio fotográfico do recém-nascido | como, quando e com quem fazer

Muitas mães programam a sessão de fotos do seu bebê recém-nascido desde o pré-natal. Recomendo que isto seja feito em um momento calmo, quando a família já está tranquila. Os pais têm que estar habituados, seguros, para evitar o stress deles e principalmente do bebê”, afirma o pediatra Adalberto Stape. Ele sugere que ensaios do tipo sejam feitos a partir da 2a semana, assim o pequeno ainda tem o rostinho de recém-nascido e os pais já tiveram um tempo para adaptar-se a nova rotina.

Sobre os cuidados a serem tomados durante os chamados ensaios newborn (recém-nascido), o médico especialista ressalta a questão da higiene – o fotógrafo deve esterilizar os equipamentos, assim como as superfícies onde o bebê poderá ser instalado. Especialmente em épocas de muito frio ou calor, é necessário estar atento à climatização do ambiente. “Eu diria que a temperatura ideal deve ficar em torno de 24, 25 graus. A criança fica confortável e é possível fotografar com ou sem roupa”, conta. Faz-se necessário o bom senso no uso do flash, que não deve ser direcionado para o rosto do bebê. “Recomendo isso inclusive para os pais no dia-a-dia, quando vão fotografar seus filhos pequenos. Não é saudável ficar mirando o flash no rostinho diversas vezes, pois pode ocasionar uma sobrecarga da retina. Dê preferência a luz do ambiente ou natural”.

Outro ponto essencial a destacar é o fato de que o recém-nascido está começando a ter o controle cervical, portanto, não dá para querer que ele fique sentado ou mesmo de bruços segurando o rostinho, por exemploguarde determinadas poses para quando seu filhote estiver mais velho. Nos ensaios newborn, os pequenos devem ficar sempre na posição horizontal, no colo da mãe ou em uma superfície que permita o apoio de todas as costas ou de todo o abdômen (caso fique de bruços). “Se as fotos são feitas respeitando esses pontos: tomando cuidado na questão da higiene, respeitando a criança e colocando em posições adequadas, não vejo problemas”, conclui o médico.

Abaixo, fotógrafos especialistas em captar momentos especiais da família e dos bebês para esclarecem dúvidas relacionadas ao tema.

Qual é a diferença entre o ensaio estilo newborn tradicional e o lifestyle?
Fotos de recém-nascidos produzidas com cestinhos, mantas, uso do photoshop e poses elaboradas caracterizam uma sessão de fotos newborn. O resultado é mais artístico/plástico e estático. A sessão geralmente é feita em um estúdio preparado para isso, mas também existem muitos fotógrafos que fazem o “delivery”, montando o cenários e toda a produção na casa da cliente. No final, independente do local marcado, o resultado é parecido com o de estúdio. Já o lifestyle não tem produção, o foco maior é a relação bebê + família. É uma sessão que tem um resultado mais documental, tem o objetivo de fotografar o bebê em seu ambiente, no seu quartinho, retratando os primeiros momentos em família, e normalmente é feita na casa da cliente.”, esclarece a fotógrafa Carla D’Aqui.

NewBorn-CarlaDaqui

Ensaios newborn podem ser feitos em casa ou no estúdio, como decidem?
Sim, nos dois. Apesar de ser muito mais fácil trabalhar no próprio estúdio, nós gostamos de fazer na casa da cliente, pelo nosso caráter intimista. Usamos muito o ambiente em que aquele bebê vai crescer, o quartinho dele, as mantinhas dele e vários outras coisas que identificam aquela família. Somos fotógrafos de família: fotografamos o casamento (que é o começo da família), a gestação, newborn, batizado, etc. Nosso estilo é intimista e pessoal, buscamos ficar próximos da família e até estabelecer uma amizade para que a nossa sensibilidade seja o sonho daquela família.” – declara a dupla de fotógrafos Vivi Manzur & Luiz Finotti.

NewBorn_VivieLuiz

No estilo newborn tradicional os bebês precisam estar sempre dormindo?
“Os recém-nascidos quando acordados estão sempre mexendo os braços e pernas, impossibilitando, assim de colocá-los nas poses com segurança. Costumo realizar os ensaio com bebês entre 6 e 15 dias de vida, pois nesse período os pequenos dormem mais e ainda não tem cólicas”, revela Bianca Spirito.

NewBorn-Bispirito

Quando fazer o ensaio newborn?
“Acho que uma das coisas que mais pega é o prazo para fazer as fotos. O ensaio de newborn com produção (tradicional) deve ser feito até o 15o dia de vida do bebê. Quanto mais novinho, mais fácil e tranquilo. Mas, como trata-se de uma fase nova com muitas adaptações, os pais acabam lembrando de agendar o ensaio  quando o bebê já esta quase com 15 dias…. Daí, acabamos sempre fazendo por volta do 15o dia de vida. E o bebê, por incrível que pareça, acaba ficando muito mais acordado, já não tem o sono tão profundo para fazermos todas as posições. Além disso, na maioria das vezes o bebê a partir do 10o dia já pode ter cólicas e refluxo, o que atrapalha muito o “sono profundo”, declara a fotógrafa Fernanda Bozza.

NewBorn_FernandaBozza

O que um profissional que faz fotos no estilo newborn precisa ter/saber que o diferencia de outros fotógrafos?
Antes da técnica para fotografar,  a fotografia de newborn exige  muito estudo, prática, persistência e bom senso. Esse estilo de fotografia requer muita paciência, atenção redobrada e um treinamento específico no manuseio dos bebês como:  procedimentos de segurança e cuidados específicos, priorizando sempre o bebê e jamais colocando-o em risco. Outro ponto muito importante, na minha opinião, é conhecermos a anotomia do  recém-nascido, sua fisiologia! É muito importante estarmos bem informados sobre o comportamento, necessidades e atitudes dos recém-nascidos.  Não somos médicos, é claro, mas temos que entender e aprender o máximo possível sobre eles, como ler os sinais dos bebês, porque choram e maneiras de acalmá-los. Outra questão de extrema importância é a segurança. A segurança do bebê deve ser sempre sua prioridade”, conta a fotógrafa Vivi Guimarães.

Newborn-ViviGuimaraes“Qualquer pessoa que trabalhe com crianças, bebês, pessoas precisa ter muita paciência e afinidade com o universo infantil. Além de ser ágil e atento, pois as coisas com as crianças acontecem muito rápido.”, declara a fotógrafa Fernanda Sá. E continua, sobre a sua forma de trabalho: “Sempre fotografo os recém-nascidos em sua residência, em ambientes que estão habituados. Uso luz natural, ISO alto e trabalho o possível ruído em pós-produção. Diafragma aberto para manter a leveza e a delicadeza da cena e da atmosfera e velocidade mais rápida, por conta dos movimentos espontâneos.”

 

newborn-fernandasa

Como conversa, prepara e aconselha a mãe antes da sessão?
“Em todos os meus trabalhos, gosto de conhecer a mãe e o pai e conhecer a casa da família onde a sessão será feita. É importante entender um pouquinho quem eles são, seus gostos, preferências e expectativas com o ensaio fotográfico. Gosto de saber também como foi a gravidez e o motivo da escolha do nome do bebê! O importante é criar uma conexão com o momento que está por vir, pois as fotos sintetizam todos os sentimentos desta fase tão única e especial.”, revela a fotógrafa Marilia Granito.

Newborn_MariliaGranito

CONVERSE COM A GENTE