Exames antes da Gravidez
Por: Dra. Camila Takase
Como mencionado anteriormente, antes de engravidar toda mulher deve realizar um “check up” para avaliar sua saúde. Mas quais exames devemos fazer?
Em uma consulta ginecológica de rotina, o papanicolau deve ser solicitado para todas as mulheres com vida sexual ativa, independente do desejo ou não de engravidar. Ele serve para detectar alterações celulares do colo uterino, sendo o principal exame de prevenção do câncer de colo do útero.
Em algumas situações especiais (como resultado de papanicolau alterado ou lesões de HPV), a colposcopia e a vulvoscopia podem ser solicitados como exames complementares. Qualquer alteração deverá ser tratada, preferencialmente, antes da paciente engravidar.
Um ultrasson transvaginal deve ser solicitado. Através dele podemos detectar algumas patologias como miomas intramurais, pólipos ou ovários policísticos, que podem dificultar a chance uma gravidez.
Ao exame clínico das mamas em pacientes jovens, na suspeita de nódulo, o médico pode solicitar um ultrasson mamáreo e nas pacientes acima de 40 anos, a mamografia.
Exames como hemograma, glicemia de jejum e sorologias podem ser solicitados afim de detectar anemia, diabetes, ou alguma doença infecciosa que possa pejudicar uma futura gestação. Outros exames também podem ser acrescentados dependendo da idade, histórico e queixas da paciente.
Importante também verificar se a vacinação está em dia. Se o exame de sangue não mostrar imunidade à rubéola e hepatite B, a vacinação deve ser providenciada antes da gravidez para evitar possíveis malformações ou problemas no parto.
Pronto! Com todos esses exames atualizados e normais, agora é só aguardar a chegada do bebê!!!
No próximo post falaremos sobre o pré natal.

Não só um hemograma, mas também um coagulograma pra descobrir alterações como trombofilia, que é uma das principais causas de aborto espontâneo e muitas mulheres só descobrem esse problema depois de perder um bebê…
Muito bom o post! 🙂
Olá Aline!
Infelizmente o coagulograma não serve para diagnosticar a trombofilia… Quando há suspeita da doença (após abortos de repetição, tromboses na gravidez e pós parto ou óbito fetal) temos que realizar uma bateria de exames laboratorias mais específicos para confirmar a trombofila.
Logo mais farei um post para esclarecer melhor sobre o assunto!
Dra. Camila.
Após dois abortos (ambos antes de completar três meses) e com 7 anos de distancia entre eles, procurei dois ginecologistas e levei meus exames realizados durante a ultima gravidez e apos o aborto. Ambos médicos me falaram que foi falta de sorte, pois ñ há nenhuma alteração nos exames. No entanto, eles ñ me pediram nenhum exame mais especifico, por exemplo, algum que detectasse a trombofilia. Minha dúvida é a seguinte, existe alguma especialidade médica o qual eu deva me consultar para que se avalie essa situação ou um ginecologista mesmo pode solicitar os exames e fazer essa avaliação? Desejo engravidar novamente. Atualmente estou com 26 anos e ñ tenho filhos. Desde já, muito obrigada.
Dra. Camila
Após um aborto retido( não sei a causa), procurei uma especialista em reprodução humana.
Ela me falou que a causa da perda poderia ser trombofilia e me passou uma série de exames fiz todos exceto um foi o fosfatidilserina, pois esse exame só faz particular(386,00). Desde então me vem a duvida, com os outros exames pode ser detectada a trombofilia ou esse é essencial?
Os exames solicitados foram:
MTHFR
PROTROMBINA MUTANTE
FATOR V DE LEIDEN
ANTICORPOS ANTI-CARDIOLIPINA IGG
ANTICORPOS ANTI-CARDIOLIPINA IGM
PROTEINA S
PROTEINA C
ANTICOAGULANTE LUPICO
ANTICORPOS ANTI-CARDIOLIPINA IGA
HOMOCISTEINA
FATOR ANTI NUCLEO
Desde ja agradecida!!
Alzeni, a Dra. Camila não participa mais do nosso blog. Obrigada
Boa tarde sou tentante, então não tem como fazer o exame para descobri se tenho trombofilia antes de engravidar? As mulheres têm que sofrer um aborto para o médico pedir esse exame????? Ou eu entendi errado? Me explique por favor, obrigada.