Planejando a gestação

Por: Dra. Camila Takase

Por onde começar??

A partir do momento em que o casal decide ter um filho, é muito importante procurar um ginecologista para orientá-los e planejar a gestação.

Os futuros pais devem esclarecer suas dúvidas e se preparar tanto física quanto psicologicamente para a chegada do bebê. Será um período cheio de mudanças e expectativas, onde mulher fica mais sensível e emotiva. É fundamental, portanto, que tenha o apoio e a compreensão do marido e confiança em seu médico.

Exames clínicos e laboratoriais devem ser realizados, e caso alguma doença seja detectada, tratá-la antes da gravidez.  Doenças preexistentes como hipertensão, diabetes, hipo ou hipertireoidismo devem estar compensadas, assim como o uso de drogas, álcool e tabagismo devem ser suspensos.

As vacinas devem ser atualizadas.

A suplementação de ácido fólico deve ser iniciada cerca de 2 a 3 meses antes da gravidez. Ela é importante para evitar malformações no feto.

Vale também ressaltar a importância de uma dieta equilibrada, controle do peso e atividade física regular para uma futura gestação mais saudável e sem complicações.

Com o corpo e mente saudáveis, já está na horar de parar com o anticoncepcional e tentar engravidar! Boa sorte!!!!

No próximo post falaremos sobre os exames clínicos iniciais que devem ser realizados.

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE