Festa Infantil Sustentável

Festa infantil sustentável não é exatamente sobre fazer algo simples ou distribuir plantinhas de lembrancinha. É sobre no dia mais feliz de nossas vidas, gerar o menor impacto negativo no ambiente. Gerar menos lixo possível, especialmente itens que irão demorar para se decompor na natureza.

Veja abaixo 5 dicas para você implementar sustentabilidade na sua festa:

Não usar descartáveis de plástico

Tenha sempre em mente que o plástico demora mais de 400 anos na natureza para se decompor. Ou seja, várias gerações da sua família irão conviver com o lixo que a sua festa irá gerar. Uma festa infantil sustentável é eliminar o máximo de itens descartáveis que irão demorar para se decompor. Prefira copos, pratinhos e talheres de papel, ou melhor ainda de madeira ou bambu (já que mesmo alguns de papel tem uma camada de plástico protetora).

Outra ideia é deixar uma caneta e incentivar que cada convidado escreva seu nome no copo, e usar o mesmo copo durante a festa toda, ao invés de um copo novo descartável cada vez que for beber algo.

Se for usar balões, use de látex, mas o ideal é não usar

Os balões podem ser feitos de 2 materiais: látex ou nylon. Látex é um recurso natural biodegradável, pode demorar de 6 meses a 4 anos para de decompor. Por ser biodegradável, sem dúvidas é melhor do que o balão de nylon. Mesmo assim você precisa saber é que bastante tempo na natureza para se decompor e o gás hélio usado na encher os balões é um recurso não renovável e estima-se que as reservas vão acabar em menos de 30 anos, como diz neste post completo do blog Menos1Lixo.

Opções para substituir os balões são as decorações de papel, como as bandeirinhas, os tassel de papel de seda, as rosetas de papel.

Decoração inteligente

O problema de forma alguma é usar flores, por exemplo. Flores são biodegradáveis na natureza. Pense em todo o resto da cenografia: tudo o que for ser usado por poucas horas e depois vire lixo não biodegradável, não é inteligente. Os painéis de lona impressa, os adesivos e qualquer coisa de plástico que você vá colocar na mesa. Pense em usar itens da sua casa, da decoração do quarto do filho, coisas que possam ser reaproveitadas com o objetivo sempre de gerar menos lixo possível.

A festa abaixo foi feita pela Cool Little World usando os bichinhos da coleção da própria aniversariante, peças de louça do acervo e foi criada uma papelaria de bandeirolas, toppers e as caixas de presentes, muito simples e ao mesmo tempo uma estética visual maravilhosa. Fotos Carla Daqui.

Substitua embalagem de plástico ou celofane.

Se você vai comprar sanduíches individuais ou lembrancinhas, pergunte para o fornecedor se virão embalados em plástico. Já vi muitas lembrancinhas de festa que não precisavam de embalagem nenhuma, mas vem embaladas num plástico com fita. Se houver mesmo a necessidade de embalagem individual, que seja celofane, que é 100% biodegradável. Mas o ideal é sempre questionar se precisa mesmo de embalagem ou não.

Sem canudinhos de plástico

Já foram inclusive proibidos em diversas cidades brasileiras. São um dos grandes lixos que usamos por poucos segundos e vão parar no fundo dos oceanos, demoram mais de 400 anos para se decompor. Use sempre canudinhos de papel.

O blog tem uma festa infantil sustentável tema gatos que pode ser um bom exemplo de festa linda esteticamente e sem desperdícios!

 

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE