Infecção Urinária: o que devemos saber?

Por: Dra. Geovana Basso

A infecção urinária, conhecida também como cistite, é uma infecção bacteriana muito comum, principalmente nas gestantes e nas mulheres jovens. O maior risco de uma cistite sem tratamento adequado é tornar-se uma infecção mais séria, principalmente nas gestantes, podendo levar ao aborto e ao parto prematuro.

infeccao_urinaria

Por que as gestantes têm mais infecções? Primeiro, os fluidos corpóreos ficam com mais glicose (as gestantes têm uma tendência maior até ao diabetes), o que propicia mais chances de proliferação de bactérias (a glicose é uma ótima “comidinha”, meio de crescimento). Segundo, além da dilatação natural que ocorre nas vias urinárias durante a gestação, o útero comprime o ureter (canal que leva a urina dos rins a bexiga) e a própria bexiga, deixando a urina mais parada lá (urina parada + glicose = bactérias). Terceiro, a imunidade natural da gestante é mais baixa.

Os sintomas de cistite podem ser:

laco1VdM Urina turva ou com cheiro ruim

laco1VdM Dor ou ardor ao urinar

laco1VdM Pressão ou cólica no baixo abdome

laco1VdM Necessidade de urinar com frequência, mesmo logo depois de esvaziar a bexiga

laco1VdM Febre baixa (nem todas têm febre)

Prevenção: 5 dicas importantes!

1) Beba bastante líquido (uns 2 litros por dia, até a urina ficar clarinha). A água ajuda a “lavar” a bexiga

2) Urine depois da atividade sexual (porque o atrito e as bactérias envolvidas na relação podem contaminar a região pélvica da mulher)

3) Preste atenção na cor da sua urina e não segure (urinar sempre que tiver vontade)

4) Mantenha limpa a região genital

5) Sangue na urina é sinal de alerta

Para finalizar, não fique preocupada se identificou algum destes sintomas. Uma infecção urinária é incômoda, mas o tratamento é bem-sucedido;  e os sintomas de uma cistite desaparecem logo após o início do tratamento. Na suspeita ou dúvida de cistite, procure o seu médico.

Se você é gestante, faça o seu pré-natal regularmente.

base_Geovana

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE