Mãe Empreendedora | Mimoo Toys n’ Dolls

De grandes marcas da moda adulta para o universo infantil. Podemos resumir assim a trajetória profissional de Maria Angélica Polegato, também conhecida Branca. Mas, se quisermos entender como ela montou a marca Mimoo Toys’n Dolls, que tem hoje 1500 produtos incríveis em seu site, não podemos ficar apenas no resumo, precisamos mergulhar em sua história.

Confira, a seguir, nosso bate-papo com a mãe e empreendedora que encontrou coragem para trocar a carreira de estilista de 15 anos, com passagens por marcas como Forum, Tufi Duek e Huis Clos, para se dedicar aquilo que realmente ama: o design infantil. Com seu olhar curioso e apurado, Branca encontra vários produtos infantis inovadores e belos, que ficam reunidos no site da Mimoo.

Pode contar um pouco sobre o início da Mimoo. Como decidiu criar a loja?
Sou estilista de formação. Na faculdade, adorava tudo o que tivesse haver com moda e design para crianças, mas acabei me especializando em outra área. Trabalhei 15 anos em São Paulo desenvolvendo bolsas, calçados e acessórios até que, em 2012, com 32 anos, resolvi engravidar com medo de deixar a vida passar em branco e também decidi voltar para o interior para me dedicar ao que eu gostava desde o início: produtos de design para crianças. Assim nasceu a Mimoo. Sair da zona de conforto não foi fácil: abandonei um apartamento que eu havia acabado de comprar, salário, viagens, amigas… mas, se você não sai, você não cresce!

Do início para os dias de hoje, a evolução e as mudanças foram muito grandes?
No início as vendas virtuais eram poucas, mas, a medida que o número de seguidores do Instagram crescia, as vendas e número de clientes cadastrados aumentava. Quando as vendas virtuais superaram as vendas da loja física, resolvemos fechar as portas e nos dedicar apenas ao site. Mudamos para um espaço maior e mais adequado para a montagem das embalagens. Todos os produtos ficam embalados, protegidos e separados em prateleiras por marcas e “Famílias” para facilitar e agilizar a separação dos pedidos. Investimos em embalagens diferenciadas e personalizadas, as caixas de papelão, por exemplo, são mais reforçadas para evitar que o produto seja danificado durante a viagem e usamos também sacos ecológicos para o envio de produtos pequenos. Sinto que a loja cresceu, mas o caminho ainda é longo.

Qual é o seu background?
Formada em desenho de moda (Faculdade Santa Marcelina). Trabalhei na Forum, Huis Clos, Maria Garcia e Tufi Duek desenvolvendo calçados, bolsas e acessórios. Da moda eu trouxe comigo o gosto pela descoberta de novos produtos e tendências. Quando compro algo para o site, penso como se estive-se elaborando uma coleção. Penso na combinação das cores, em como vai ficar o visual do site e monto campanhas semanais.

A maternidade influenciou a Mimoo de alguma forma?
Sou mãe de um pequeno chamado Bernardo. Claro que a maternidade me influenciou! Sinto que ganhei uma luz e que com ela posso chegar longe, sabe assim? Entrei em terrenos complemente desconhecidos que me levaram a grandes e inesperadas aventuras com a chegada do meu pequeno, que me ajudou a abrir as portas para muitos dos meus sonhos, mas nunca me vi abrindo mão do meu lado profissional para ser mãe em tempo integral. Aos poucos, fui percebendo que seria capaz de fazer as duas coisas caminharem lado a lado. Exercer o papel de mãe nos torna multidisciplinares.

Quando percebeu que tinha aptidão para encontrar produtos bacanas?
Sempre fui obcecada por descobertas. Desde pequena, tenho uma curiosidade extremamente aguçada e amo conhecer coisas novas. Pesquisa do universo infantil faz parte da minha rotina. Minha mente está sempre a mil por hora. Não consigo parar de imaginar coisas que gostaria que existissem.

O que um produto precisa ter para entrar no catálogo da Mimoo? O que você busca?
A qualidade do design é que determina o valor do produto para mim, ou seja, não é apenas o tipo de matéria-prima, a decisão dos processos de fabricação e o acabamento que agregam valor à uma peça. Acredito que a aparência do produto tem enorme influência em sua valorização comercial, mas é claro que levo todos os outros fatores em consideração.

Quais são as maiores vantagens e as maiores dificuldades de ser dona do seu próprio negócio?
Uma vantagem de ter o meu próprio negócio é a flexibilidade, pois consigo conciliar melhor a minha agenda, mas o mais bacana é poder fazer minhas próprias escolhas. Quando a gente faz o que gosta, tudo fica mais fácil! Dificuldades? Pelo fato de ter um e-commerce, não desligo nunca do celular, tablet ou o computador, mesmo à noite, nos finais de semana e em viagens. A correria do dia a dia não é fácil e, sem dúvida, a vida pessoal fica sacrificada!

O que te inspira?
Sair na frente, crescer, evoluir, fazer coisas novas… Muitas coisas me inspiram, por exemplo, estou lendo a biografia de Steve Jobs para entender como nasceu nosso mundo virtual e é ele quem está me inspirando neste momento!!! Você me perguntou lá atrás sobre o início da Mimoo e, agora, falando sobre livros e inspirações, lembrei de uma escritora que me inspirou naquela época: Frances Mayes me mostrou que nunca é tarde para mudar.

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