Mãe Empreendedora | Simple Wishes

O assunto aleitamento materno é de interesse (ao menos se espera que seja) de dez em cada dez mães. No caso da Marina Nunes Leite, não foi diferente. Pouco tempo depois de enfrentar uma experiência exaustiva para conseguir amamentar seu primeiro filho, o destino levou Marina até a marca Simple Wishes, durante uma viagem aos Estados Unidos.

Ao conhecer a empresa, Marina estava decidida: ela queria trazer seus serviços para o Brasil e, assim, ajudar outras mães que estão enfrentando essa fase tão delicada e importante. Foi preciso deixar para trás uma carreira sólida, mas, no final, tudo valeu – e muito – a pena. Confira a entrevista!

Como e quando decidiu trazer a Simple Wishes para o Brasil?
Quando meu primeiro filho nasceu, por falta de informação e/ou recomendações erradas de profissionais da saúde, não consegui amamentar até o 6º mês, mas mantive o aleitamento materno exclusivo até os 9 meses, extraindo leite com uma bomba elétrica para todas as mamadas que eram dadas com a mamadeira. Do 2o ao 6o mês, fazia isso 7 vezes ao dia. Depois, 3 vezes ao dia até o 9o mês. Foi exaustivo, pois ainda não conhecia os bustiers que permitem extrair leite com as mãos livres. Voltei a trabalhar após a licença maternidade quando meu primeiro filho estava com 7 meses (tive 6 meses de licença e 1 de férias). Como meu trabalho exigia viagens e longas jornadas, pedi demissão quando meu filho fez 1 ano e 1 mês, para acompanhar a evolução dele bem de pertinho.
Aproveitei para fazer uma viagem à Califórnia, onde havia morado por 6 anos. Lá, conheci e me apaixonei pela marca Simple Wishes e por seus produtos inovadores. Conversei com uma das sócias, que me ofereceu a oportunidade de trazer a marca para a América Latina. Eu aceitei imediatamente, pois era uma chance de trabalhar com horários mais flexíveis, com algo em que acreditava e, o melhor, com a possibilidade de ajudar outras mães nessa fase delicada de gestação/amamentação.

Trabalhava em outra área antes? Qual é sua formação?
Sou formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalhei sempre em Multinacionais, como a Kodak, na Premier Access e na Kimberly&Clark, nas áreas Financeira e de Business Intelligence. Ocupei cargos no Brasil, nos EUA e na Índia. Quando decidi empreender, estava na Kimberly&Clark, no cargo de Gerente Financeiro da América Latina dos produtos da categoria Family Care (Papel Higiênico Neve e Scott, Guardanapos Grand Hotel e Scott, Lenços de Papel e Umidecidos, etc.)

O processo de representar a empresa no Brasil foi demorado?
Sim. Pedi demissão em junho de 2012 e fui para a Califórnia. Fiquei lá durante meses pesquisando sobre produtos inovadores que não existiam no Brasil. Voltei em outubro do mesmo ano com a ideia de começar a vender os Bustiers de Extração Simple Wishes a partir do segundo trimestre de 2013.
Foi preciso entender o mercado, abrir a empresa, obter o radar para importação, registrar marca e patente, desenvolver o e-commerce, selecionar fornecedores (contador, advogado, operador logístico, despachante aduaneiro, agente de importação, agência de marketing etc), desenvolver o material de comunicação, montar a estratégia de vendas, etc. Isso levou um ano e, então, comecei a vender os bustier em novembro de 2013 para empresas que alugavam bomba e para outros sites de e-commerce voltados para o seguimento feminino e infantil.

Qual é o diferencial da marca? Que tipo de serviços oferecem?
Amamentar é uma das maiores preocupações das mães, mesmo para as de segunda viagem, como eu. Na maioria das vezes é bem diferente dos filmes que assistimos, nos quais o bebê mama assim que nasce. Nem sempre é tão simples assim e precisamos estar bem informadas e, principalmente, tranquilas, para termos êxito nessa experiência maravilhosa! A Simple Wishes desenvolveu produtos que eu considero um kit de sobrevivência básico para a mãe que amamenta, pois são muito práticos e confortáveis. As mães podem curtir o que a maternidade tem de melhor. Temos 4 produtos:

– Sutiã de amamentação B3 , que ganhou diversos prêmios nos EUA. Ele é superconfortável para usar, para amamentar e até para dormir. Acopla qualquer bombinha para extração de leite. Possibilita amamentar com um peito e extrair leite do outro ao mesmo tempo, o que é ótimo! E mais: as mães não precisam ficar segurando o acoplador da bomba durante a extração. As alças podem ser usadas em X ou na forma tradicional e, o melhor, são bonitos como um top.
– Absorventes de seios laváveis, em formato de coração, de fibra de bambu, menos visíveis, não vazam na roupa e de toque bem macio. Ótimo para serem usados no início da amamentação, quando produzimos muito leite e os seios ainda estão bem sensíveis
Regata de amamentação: permite que a mãe use blusas favoritas sem botões ou abertura própria para amamentação e ainda de forma discreta, pois protege a barriga e a própria blusa serve de capa. Elas podem ser fixadas em qualquer sutiã para amamentação e, na hora de amamentar, a regata abre junto com o sutiã.
– Bustiers Hands Free: são muito práticos e adequados para serem usados na extração de leite materno, principalmente na volta ao trabalho quando a mamãe não está próxima do bebê ou quando o bebê não pega mais o peito, pois ele não serve para amamentar.

Como lidou com a questão financeira, com o fato de precisar investir em uma empresa própria?
Eu comprei 40% da empresa brasileira (Simple Wishes Brasil LTDA.) com recursos próprios que acumulei durante os 15 anos de trabalho em empresas maiores.

Hoje o retorno é satisfatório?
A empresa com os produtos adequados para o mercado brasileiro tem apenas 1 ano. Ainda não ganho o que eu ganhava antes, mas acredito muito que em breve o retorno financeiro será muito satisfatório.

Do início até hoje, o foco da marca segue mais ou menos o mesmo?
Sim, ser mãe é a realização mais importante na vida de uma mulher. É a fase que dá sentido à palavra altruísmo e também é o momento em que nascem novos desafios. A Simple Wishes foca em produtos que ajudam as mães a viver esse momento de uma forma mais prática, para aproveitar o que a maternidade tem de melhor.

No início trouxemos os bustiers para extração que não servem para amamentar e, aqui no Brasil, este produto não foi muito procurado. No ano passado, trouxemos o sutiã para amamentação e extração, as regatas e os absorventes de seios laváveis, que foram bem aceitos. Teremos novidades para 2016.

Vendem só via e-commerce?
Hoje vendo via nosso e-commerce e na Cantinho da Mamãe (loja física de aluguel e venda de bombas elétricas). No ano que vem, pretendo vender em lojinhas de maternidades e lojas físicas que comercializam produtos para gestantes e enxoval no Brasil todo. Gostaria muito de estar em redes grandes, pois nossos produtos precisam ser tocados e experimentados para que as mães possam realmente sentir a diferença.

Qual dica de o sucesso você daria para a sua melhor amiga?
Aqueles que realmente querem algo conseguem ter sucesso em tudo quando fazem as coisas de coração, com dedicação e gentileza. Fazer algo que você gosta ou vender algo em que você acredita com uma pitada de empenho é a receita do sucesso. “90% do sucesso se baseia simplesmente em insistir” (Woody Allen). Se tiver medo, finja que tem coragem e vá com medo mesmo.

Site: www.simplewishes.com.br

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE