A importância dos elogios para mãe

Fazendo uma pesquisa pela Internet, existem diversas publicações sobre a importância dos elogios para os filhos – para que cresçam seguros, com auto estima, para o desenvolvimento emocional. Eu concordo. Mas e os elogios para a mãe? Nestes primeiros meses de bebê aprendi que bebê bem cuidado tem uma mãe bem cuidada por trás.

Não é fácil cuidar de um bebê. Nossa, só de pensar cansa! Primeiro vem o aprendizado da amamentação, a vida vira do avesso, as noites sem dormir. Depois que se passam alguns meses, vem a fase de interagir com o bebê tempo todo, cuidar, brincar, não tirar os olhos um segundo enquanto ele engatinha ou anda pela casa (neste momento Nicolas tem 9 meses, engatinha pela casa inteira, coloca tudo na boca, não dá para descuidar um segundo).

Se a mãe não ama suas decisões, não tem bom equilíbrio emocional, algum preparo físico (porque carregar um bebê e brincar o tempo todo cansa muito!), é bem difícil. Daí passamos meses equilibrando a rotina nova do bebê em casa, as decisões, o equilíbrio emocional, o preparo físico, os cuidados com a casa, fazer a unha de vez em quando e tal… E nenhum elogio?

Aqui em casa não tenho o que reclamar. Principalmente nas primeiras semanas de bebê em casa, em que o baby blues é bem normal e a gente chora sem nem saber porquê, sempre fui muito elogiada. Pelo marido orgulhoso, pela funcionário aqui de casa que me chamava de “mãe-babá” porque dizia que eu sabia cuidar direitinho e ficava chocada que eu não contratava uma babá para os primeiros meses, pela enfermeira que veio me visitar em casa e comentou que a casa estava em ordem, por todas pessoas que se encontravam comigo e comentavam que eu estava ótima. Esses simples comentários foram de importância enorme para que eu tivesse um início de maternidade leve e seguro.

Portanto deixe as pessoas em sua volta saber que para você cuidar bem do bebê, precisa estar bem cuidada também. Precisa de carinho, elogios, algumas horinhas de sono, alguma comidinha boa preparada por alguém para você não perder tempo com isso. E pratique o mesmo. Elogie gratuitamente as mães à sua volta!

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE