Mala da Maternidade do Bebê

No meu caso, me atrasei com a mala da maternidade do bebê porque mudei de apartamento quando estava com 32 semanas, e nas semanas anteriores e posteriores eu não conseguia pensar em nada que não fosse acabar a obra, me mudar e colocar as coisas em ordem. Sabia que quanto mais semanas se passassem, mais eu estaria cansada e não conseguiria arrumar a casa. Então só fui focar na mala de maternidade do bebê com 35 semanas, mas minha dica é fazer antes, entre 30 e 35 semanas, porque a energia da gente realmente vai acabando!

Quantidade de Roupas e Acessórios

Em geral, são 3 dias na maternidade. Então o primeiro pensamento é sempre uma roupa para cada dia. Errado! O bebê pode se sujar e pode precisar de troca de roupa durante o dia, então pense em 2 roupas por dia, por isso as quantidades indicadas são sempre 6 unidades de cada (2 unidades por dia).

6 bodies (para usar debaixo do macação, protegendo a pele do bebê).

6 calças com pézinho (chamada de culote ou mijão – também para ser usado debaixo do macação, proteger a pele e ficar em contato com a fralda).

6 macacões (ou conjunto de camisa pagão, calça de casaquinho).

3 mantas de lã (tem mãe que leva mais, uma combinando com cada macacão. Você pode optar por cores básicas que combinem com tudo).

6 pares de meia (se o culote e o macacão tiverem pé e não estiver tão frio, pode ser que não precise).

3 pares de luva (para o bebê não se arranhar).

6 fraldas de tecido (para apoiar no ombro para o bebê arrotar ou para colocar no ombro dos visitantes que queiram segurar o bebê).

6 paninhos de boca.

Lavagem da Roupa do Bebê

Antes de colocar tudo na mala é super importante lavar todas as roupinhas, fraldas de tecido e paninhos. A recomendação é lavar a mão, mas sendo super sincera, não tenho tempo para isso. Comprei aqueles saquinhos de proteção para a roupa na máquina de lavar, coloquei as roupinhas dentro e lavei no modo de lavagem manual da máquina. Outra dica importante é enxaguar bem para remover todos os resíduos, e nisso considero a máquina melhor, pelo menos a minha tem o função de enxágue extra.

Utilize sabão neutro (algumas marcas dispõem de sabões específicos para lavagem de roupas para bebês, sendo clinicamente testados para prevenção de alergias, ou pode usar sabão de coco que é neutro e para diminuir os resíduos que ficam nas roupas uma boa opção são os sabões líquidos).

Lembre-se sempre de separar as peças brancas e coloridas (para evitar manchas). Não torça as peças e nem utilize prendedores de roupas para estender no varal, eles podem marcar as peças. Seque à sombra e passe com ferro à 110º C.

Organizando as Roupas para Maternidade

O indicado é organizar em pacotes por dia. Assim você não tem que ficar pensando, no meio das fortes emoções da maternidade, onde estão as roupas, qual usar etc. Lojas especializadas vendem saquinhos de tule ou tecido ou plástico transparente, nos quais você pode escrever (ou bordar) o nome do bebê e o dia (por exemplo: dia 1, dia 2, dia 3). Em cada saquinho coloque o kit da roupa, manta, fralda de tecido (para ombro) e paninho de boca.

O Tamanho das Roupas

O tamanho RN costuma ser usado nas 4 primeiras semanas, mas isso depende do tamanho do bebê. A dica geral é investir mais em peças tamanho P (de 0 a 3 meses) do que em peças RN, que serão perdidas mais facilmente.

A Tradição das Cores

Muita gente não liga, algumas pessoas nem sabem que existe, mas eu adoro seguir uma tradição!

Tradicionalmente a primeira roupinha do bebê deve ser amarela para trazer prosperidade e sorte ao bebê. Já para a saída da maternidade, a tradição pede que algo vermelho seja usado (pode ser a roupa ou só o sapatinho ou a manta), significando proteção e boas energias para esse dia tão importante!

Nos outros dias em que ficar na maternidade ou para as trocas de roupa sempre que necessários, outras cores podem ser usadas. Veja o significado de cada cor.

O azul trás tranquilidade e equilíbrio

O branco significa pureza, paz e leveza

O rosa vem com felicidade, amor e carinho

O verde trás saúde e serenidade

O lilás significa delicadeza

 

Relações profissionais

Lojas Online para enxoval do Bebê

(clique no link)

Mio Bambino

My Fave

Nana Petit

Zeuda Rebouças

 

CONVERSE COM A GENTE