O primeiro trimestre da gestação
Vou confessar uma coisa… Acho que durante o primeiro trimestre eu ainda não estava me sentindo tão grávida! Parecia que “a ficha não tinha caído”, talvez por dois motivos: eu guardei segredo sobre a gravidez para os amigos, então por 3 meses não conversei sobre o assunto com ninguém; E segundo porque até a 18° eu ainda não tinha barriga de gravidez, eu só estava me sentindo “gordinha”, rs! (a foto acima já é na 18° semana, segundo trimestre!).
Já aprendi que cada gravidez é de um jeito, cada mãe é de um jeito, cada corpo é de um jeito, não vivo em “certos e errados”. Para mim, o primeiro trimestre foi assim:
Enjoos
Fui enganada, me falaram que seria apenas nos três primeiros meses, rs!! Controlada e planejada do jeito que sou, achei que iriam completar 12 semanas e os enjoos automaticamente iriam parar. O fato é que estou com 19 semanas e ainda sinto enjoos. Estão diminuindo, é verdade. Mas pelo menos por 15 semanas, eram diários, todas as manhãs, ao acordar.
Li várias dicas sobre deixar biscoitos de água e sal ao lado da cama, para comer logo que acordar e assim tentar diminuir os enjoos. Mas essa dica não vale para mim porque tomo remédio para tiróide ao acordar e é necessário 30 minutos de jejum antes de comer alguma coisa. Enfim, por 3 meses cheguei atrasada todos os dias ao trabalho porque o processo de “acordar – passar mal – me recuperar – me arrumar” ficou bem demorado. Mas faz parte e até ficava feliz por estar enjoado, afinal é reflexo das mudanças no corpo durante a gravidez.
Sono
Lidar com o sono foi mais complicado. Eu sou uma pessoa que dorme pouco. Não sei se vocês sabem, mas não sou dedicada exclusivamente aos blogs. Também tenho outro trabalho fixo em horário comercial. Ou seja, resumindo, meu dia é trabalhar no escritório do trabalho fixo em horário comercial, frequentar eventos relacionados aos blogs, reuniões com parceiros ou com minha equipe do blog no fim da tarde, responder todos os e-mails, comentários e fazer os posts a noite, e além disso também cuidar do marido, da casa, da reforma no apartamento novo, fazer ginástica, compras no mercado etc, etc, etc. Sou daquelas ligada nos 220V que faz mil coisas ao mesmo tempo. O sono então foi um “tapa na minha cara”.
Chegar em casa no fim da tarde e ter vontade de dormir acabou com meu planejamento diário. E-mails ficaram atrasados, projetos paralelos suspensos, não consegui fazer todos os posts que gostaria no blog. Mas entendo que o sono é um aviso do corpo para desacelerar, para cuidar do corpo e do bebê, para guardar energias para o desenvolvimento do bebê dentro da gente. Então se eu sentia sono, ia dormir (OK, nem 100% das vezes porque tenho os compromissos profissionais, mas me esforcei para dormir mais, rs!).
Alterações no Corpo
Se tem uma coisa que denunciava minha gravidez era o tamanho dos seios! Gente do céu, ficaram gigantes desde o começo. Eu já tinha seios grandes, então ficaram gigantes mesmo, eu estava (estou) me sentindo quase uma mulher-melancia!
Já meu paladar, não alterou em nada! Apesar dos enjoos matinais, não tinha nada que pelo cheiro ou gosto me fazia sentir náuseas. Na verdade, eu estava torcendo para isso acontecer com doces! Eu como muitos doces, sou uma formiga. Estava torcendo para durante a gravidez ser o contrário, sentir náuseas com doces, mas infelizmente isso não aconteceu!
De forma geral, meu primeiro trimestre da gravidez foi bem tranquilo. Sempre me lembro de uma frase que minha ginecologista falava para mim: gravidez não é doença. Não dá para parar a vida só porque estamos grávidas. O foco é o bebê, claro, mas a vida, os compromissos, o trabalho, os projetos continuam!
Fê,
Acabei de entrar na 12° semana e estou me sentindo como você descreveu, a ficha parece que não caiu… rs.
Não sinto enjoos matinais, mas ao cair da tarde sinto muita indisposição e o enjoo vem. Isso é chato.
E outra coisa que me chateia é que não consigo mais comer. Toda comida pra mim parece sem graça, sabe? Mas a fome que sinto é colossal! rs…
Aí quando fico meio chateada vejo o vídeo do US, vejo meu feijãozinho pulando e aí a chateação passa. =)
E que continue a jornada!
Parabéns, Fê!
Beijo
Olá Fê!!
Você falou exatamente tudo o que eu passei, até agora com 18 semanas, enjoos, acordar, tireoide, TUDO…
Enfim, vamos lá,
Ótima gestação!
Beijo
Eu estou no comecinho, 7 semanas. Apesar de ter contado para muita gente, ainda “esqueço” que estou grávida! O enjooo não é muito forte, mas o sono….afff !! E nem dá pra tomar um litro de café no escritório para dar um acordada! rsrs
Bjos!
Tb fui enganada Fê!! Os enjôos aqui foram até a 22 semana. E enjôos matinais é o termo mais errado! Os enjôos eram de manhã, de tarde, de noite…. Foram 5 kilos perdidos nesse processo. Perdidos não, crédito para mais tarde como diz minha OB. Agora, o truque infalível para o enjoo era picolé de limão, limonada bem gelada, qualquer coisa de limão gelada ajudava muuuuuito! Não acreditei na medica quando ela receitou isso mas era tiro e queda!
Já o sono, tem que dormir mesmo, o meu sono era incontrolável. Eu ia pro carro na garagem na hora do almoço pra dormir uns 20 minutos que fosse, pra não ficar batendo cabeça na mesa na frente de todo mundo!
Bjo!!
Fernandaaa.. acho que somos das poucas loucas do mundo que ficam felizes por enjoar na gravidez.
Eu era assim: acordava, comia, vomitava, escovava os dentes, comia de novo.. hahaha.. como se nada tivesse acontecido… minha médica dizia: vc gosta de vomitar?! eu respondia: não, mas é inevitável. hahahaha…
Depois passou e ficou tudo bem!
=)
KKKK eu vomitei as 39 semanas (exceto os 10 dias q fiquei em Paris aos 5 meses! Paris salvou minha vida e a vida da minha bb :)) perdi 9 Kg e só no final engordei 3 da bb 🙂 Foi um sofrimento terrivel! Chorava p/ comer pq sabia q iria vomitar 🙁 fui alimentada por suplementos vitaminicos, maçã e bolacha água e sal :p
Que delícia ler esses depoimentos! Acompanhava o vestida de noiva desde muito antes de pensar em casar e me inspirou muito! Você, muito gentilmente, entrou em contato comigo e tive meu sonho realizado: meu casamento no blog. Agora, deixei de lado (um pouco rs) o blog vestida de noiva e começei a seguir o vestida de mãe. Sempre tive esse desejo de ser mãe e pretendo realizá-lo em breve. Suas dicas, orientações são preciosas! Parabéns pelo bebê e que Deus abençoe essa família! <3
olá Fernanda adorei o blog e me identifiquei muito, porque tb tomo medicação para a tireoide e passo por essas turbulências matinais, sem falar que estou na 15º semana e me pergunto: será que estou gravida mesmo??!! hahaha. outra é que também estou louca pesquisando por enxoval de bebe em orlando, na verdade quem vai comprar as coisas será meu marido, pois não poderei ir então o desespero fica maior preciso pesquisar e mandar tudo certinho. vi que tem um ícone de lista de enxoval mas não consegui ter acesso ao doc, tem como vc disponibilizar?? se puder agradeço bastante.
Oi Leka, estou preparando uma lista de enxoval completa e irei disponibilizar em breve! Beijos
Olá estou na sétima semana e graças a Deus
Não estou sentindo nenhum enjoou ou mau estar
Apenas seios bem doloridos
Glorifico ao Senhor por isso
Abraços