Ultrassom Morfológio do Primeiro Trimestre
De forma geral, são dois exames de ultrassonografia solicitados pelo médico obstetra no primeiro trimestre.
Confesso que no primeiro exame eu fui sem saber exatamente como iria ser! Achei que o ultrassom servisse basicamente para confirmar a gravidez e, digamos, ver que estava tudo bem. Na verdade, minha ginecologista tem o aparelho ultrassom no consultório, eu já havia feito o exame para confirmar a gravidez e também para confirmar que se tratava de apenas um bebê e não gêmeos. Fui para o laboratório fazer um novo exame apenas achando ser um aparelho melhor, que pudesse ver com mais clareza. Fui sozinha, num dia após o trabalho, como se fosse qualquer exame de rotina.
Foi uma feliz surpresa. Feliz e emocionante. Eu não esperava que com apenas 5 semanas de gravidez eu já fosse conseguir ouvir o coração do bebê! De repente a médica falou “essas são as batidas do coração do seu bebê“. Nossa, que alegria. E como não chorar? Mais tarde fui me informar que quando é possível ouvir o coração do bebê na 5° ou 6° semana, as chances da gravidez seguir sem problemas são de 97%. Para mim, que estava morrendo de medo de perder o bebê no primeiro trimestre, foi uma notícia maravilhosa. Além de ouvir as batidas do coração, a primeira ultrassonografia serve para determinar com melhor precisão a idade gestacional (no meu caso, meu ciclo estava irregular, então a data da última mestruação não vale muita coisa, e realmente deu diferente a idade gestacional através do ultrassom). Serve também para verificar que o embrião está se desenvolvendo dentro do útero.
Mas a ansiedade mesmo era para a ultrassonografia da 12° semana. Eu estava aguardando este dia para confirmar que estava tudo bem, e assim poder finalmente contar a notícia da gravidez para todos com o término dos 3 primeiros meses de gestação. Era dia 12 de Setembro de 2014, saí do exame radiante e já liguei para minha mãe para avisar que finalmente ela poderia contar para as amigas dela, contei para minhas amigas, contei no trabalho, foi uma delícia.
Eu estava bem tensa neste ultrasom morfológico da 12° semana. Muito tensa. Tenho 36 anos, tinha (tenho) a preocupação da Síndrome de Down. Não que eu fosse interromper a gravidez caso tenha um filho com Síndrome de Down ou qualquer outra. Já tenho bem resolvido na minha cabeça que vou aceitar e amar do jeito que for, por isso nem me preocupei em fazer exames adicionais (tem um bem caro feito no exterior) para confirmar ou não alguma Síndrome. Mas lógico que a gente sempre torce para vir com o máximo de saúde e a questão da minha idade me preocupava bastante.
Lembro bem do exame, meu marido estava junto, todo emocionado e tirando fotos das imagens que passavam na tela do consultório (rs! como se não fosse receber as imagens depois!) e eu ali, tensa deitada na cama. A médica avisou que iria avaliar 4 itens, não me lembro muito bem mas acho que os ossos do nariz, a translucência nucal e duas coisas no coração. Ela ia examinando e falando um por um, e eu ali tensa, praticamente sem respirar. Quando ela falou que os quatro itens analisados estavam normais, daí sim caí no choro de emoção e alívio. Não significa que o bebê não terá nenhuma Síndrome, apenas as chances são corrigidas. No meu caso, pela minha idade, o risco era de 1 em 199. Após a ultrassonografia, o risco foi corrigido para 1 em 2926.
Adoro fazer ultrassom, é tão bom poder ver o bebê se desenvolvendo e mexendo dentro da gente. Que venha a próxima, quando estarei com 22 semanas!
Vejam meu bebê que lindo 🙂
Que lindo!! Fui as lágrimas com seu relato!! Parabéns pelo bebê!!
Fernanda , vc não teve filho antes por opção mesmo ?
Sou louca pra engravidar… estou começando um tratamento… com fé em Deus poderei compRtilhar experiências aqui também.
Oi Kênya, não engravidei antes por opção. Meu relógio biológico demorou para tocar, rs! Mas quando tocou, queria ser mãe para ontem. Tudo acontece na hora certa, vai dar tudo certo para você também!
Estou amando ler seu diário! Tão bom acompanhar sua trajetória desde o casamento… Me sinto quase sua amiga! hehehe… Parabéns, viu? =)
Ai que delícia que é ver que está tudo bem! É engraçado como a gente se emociona com histórias de pessoas que nem conhecemos, mas assim que vi a imagem do ultrassom, meu olhos já encheram de lágrimas! Acompanho seu trabalho a uns 2 anos, conheci primeiro o vestida de noiva, e agora que vou ganhar mais uma sobrinha, não saio daqui do vestida de mãe também! Que esse bebê venha com muita saúde e com certeza ele ou ela já é muito amado!
Beijos e parabéns (:
Graças a Deus! Dá um medão enorme e também penso como vc, a gente ama e ama e ama do mesmo jeito com deficiência ou não! Acho q esse medo vem mais de como um filho com algum problema vai ser tratado pelo mundo. Se já dá medo de morrer qdo se tem um filho que vai se desenvolver normalmente imagine como deve apavorar pensar nisso em relação ao filho q precise de cuidados especiais? Outra coisa q é legal saber, Fê, é q por exemplo qdo vem no exame “ótimo tônus muscular” já dá p/ ter mais certeza ainda que não tenha síndrome de Down, mas eu só fui saber disso qdo já tinha minha filha nos braços linda e saudável Eu espero que assim continue (hj ela está com 2 anos e 2 meses) <3 Bjos e muitas felidades p/ vcs!
Muito reconfortante saber que os meus anseios e medos são de todas as mães!
É serio mesmo esse negócio de se ouvir o coração do bebe na 5/6 semana o risco de complicações são menores?
Muito lindas suas palavras : “Não que eu fosse interromper a gravidez caso tenha um filho com Síndrome de Down ou qualquer outra. Já tenho bem resolvido na minha cabeça que vou aceitar e amar do jeito que for”
De qualquer forma desejo que venha com saude !!!!
Ahhhh faz um post sobre escolha de nomes !!!
Obrigada
Lindo mesmo o meu neto!!!!1
Fernanda, parabéns e que continue sendo uma gravidez abençoada para vocês ♥
Eu sou muito grata por você ter compartilhado seus receios também, porque tenho 34 anos e quero muito engravidar nos próximos meses, mas já comecei a ficar com medo de não dar mais tempo.e todas as outras crises, mas sua história me deu um novo ânimo.
Um grande beijo ♥
parabens !
qtos anos vc tem? vc parece nova!!
assista se puder “renascimento do parto” um documentario super bom
Anna, já não sou mais tão nova não, tenho 36 anos, rs!!
Oi Fernanda! Parabéns pelo meninão lindo que está a caminho!
Realmente um filho é uma bênção muito grande!
Sempre amei seu blog desde quando estava noiva (e lá se vão mais de 6 anos)….casada e, foi engraçado que no início do ano (eu já barriguda) te encontrei num evento lá no JK (que fui acompanhando uma amiga que está noiva) e você comentou como o blog “Vestida de Mãe” estava abandonadinho…..hehehehe
Agora é recheado! e quanto amor você transborda em seus relatos! Uma delícia!
E eu só posso agradecer a alegria de desfrutar essa fase quase junto com você e aproveitar muito tudo que vem por aqui!
Obrigada e parabéns novamente!
Muito carinho
Ana – as noivas do comecinho do blog Vestida de Noiva são inesquecíveis para mim, também me sinto sua amiga, rs! Beijos!!
Oi Fernanda, tudo bem?
Achei seu blog e amei. Sou mãe de primeira viagem também, tenho 33 ano, estou de 11 semanas e vou fazer o ultra morfológico semana que vem. Nossa, me conforta saber que medos são normais, ainda mais mamães depois dos 30. Também tenho a certeza de que amarei de qualquer forma. Depois que ouvi o coraçãozinho, me apaixonei. Mas tenho meus medos e meus desejos de ter um filho perfeito, como qualquer mãe. Deus sabe de todas as coisas né. Estou super ansiosa e tentando me controlar rs. Um beijão e Deus abençoe vcs 😉
Mas esse medão não acontece apenas nas mamães mais velhas, comigo foi a mesma coisa. Estou com 25 anos e só acreditei que estava grávida quando ouvi o coração, pois até então, pensava que poderia ser uma gravidez trofoblástica, ou um tumor qualquer. rss!! Na ultrassom de 12 semanas me desesperei pois não conseguimos ouvir direito o coraçãozinho, até que a médica me acalmou dizendo que ele/ela estava se mexendo muito. Para completar minha ansiedade, o bebê ficou na posição frontal, o que impossibilitou a visualização do osso nasal e nuca, já que é necessário que o bebê fique de perfil.
Beijo a todas mamães desesperadas e ansiosas iguais a mim!!!!!!!!!! kkkkk