O que as crianças aprendem num acampamento de férias?

Para os pais que nunca tiveram a oportunidade de ir num acampamento de férias, parece que é só enviar as crianças para se divertir. Mas é muito além disto. O que as crianças aprendem enquanto se divertem num acampamento de férias? Cheguei a conclusão que aprendem as habilidades sócio-emocionais, as chamadas habilidades do futuro, as habilidades que realmente irão fazer diferença na vida da pessoa. Conversei sobre o assunto com a equipe do RepLago e eles me contaram como, durante o acampamento de férias, várias habilidades estão sendo trabalhadas.

O que as crianças aprendem num acampamento de férias como o RepLago?

Habilidade da Inteligência Emocional

Através da vivência significativa! Uma imersão num acampamento de férias é um convite para que crianças deixem de lado os apelos da vida online e invistam nas relações com outras pessoas. Através de propostas coletivas elas ampliam seu repertório e o domínio do corpo e das emoções. É uma vivencia significativa com inúmeras situações que desenvolvem a inteligência emocional como:

  • Antes de ir para o acampamento: Medo, receio do desconhecido e de estar longe dos pais.
  • Ao chegar: descobrem outras crianças na mesma situação e ligações são construídas não apenas de acordo com interesses afins, mas também em função das necessidades de acolhimento de cada um.
  • Durante: criação de vínculos, amizades, novas descobertas e conquistas, vitórias e também derrotas. Sentimentos bons e, porque não, ruins também, afinal de contas, saber esperar a sua vez na fila, saber perder, respeitar seu colega, ter saudades de casa, ter medo e superar seus medos são lições muito importantes. Ter que lidar com frustrações num ambiente que proporciona acolhimento é uma grande oportunidade para crianças e jovens.
  • Fim: O sentimento de pertencimento a um grupo é intensificado no RepLago pelas ações recíprocas de convite, incentivo, apoio e companhia. As crianças aprendem que um vínculo entre elas é fundamental para que possam aproveitar todas as possibilidades do acampamento, o que contribui para seu desenvolvimento socioemocional. Ao voltar pra casa depois do acampamento, as inseguranças e medos iniciais são substituídos pelo sentimento de conquista e de crescimento. Eu consegui! E assim, me torno um ser humano mais seguro e preparado para outros desafios.

Habilidade da criatividade

No RepLago, diariamente são propostas oficinas artísticas e lúdicas que contribuem para o processo de aprendizagem. A cada temporada são pesquisadas e desenvolvidas novas oficinas onde que os jovens podem exercitar a criatividade e deixar a imaginação fluir. Em julho de 2021, algumas das oficinas serão:

  • Oficina de Cinema: Os jovens têm a oportunidade de dar vida a uma nova história e apresentá-la para todo mundo na telona. Tem espaço para quem gosta de escrever, atuar, filmar, dirigir… O importante é soltar a imaginação!
  • Oficina de RPG: do inglês, Role-Playing Game, nesse jogo as crianças assumem personagens de mundos fictícios e interpretam esses personagens, criando narrativas que giram em torno de um mesmo enredo. Cada jogo traz infinitas possibilidades e, durante a partida, os jogadores tomam decisões que podem mudar completamente o rumo da história! 
  • Oficinas de artes: a cada dia da temporada um projeto artístico diferente é apresentado para que crianças e jovens possam trabalhar a criatividade. Além dos projetos propostos diariamente, o ateliê de artes fica sempre aberto com uma trilha sonora deliciosa para as crianças criarem livremente.

Habilidade da persuasão e negociação

Imaginem como isso acontece naturalmente numa noite da pizza! Oito crianças com gostos completamente diferentes tendo que decidir o sabor de uma mesma pizza a partir de diversos ingredientes. Para elas, isso é um grande desafio e exercício, elas não conhecem o gosto dos seus colegas e precisam se comunicar, saber como falar, ouvir e convencer seus colegas.

Também na convivência no chalé. Nessa idade, a convivência por um período longo, incluindo aspectos da rotina cotidiana, propicia o fortalecimento de parcerias e várias situações de negociação, como:

  • Arrumação dos chalés pela manhã para a Inspeção: as crianças se dividem nas tarefas e pedem ajuda de seus colegas naquelas tarefas que não tem tanta facilidade e ajudam naquilo que podem.
  • Escolha das camas: ao chegarem no chalé pela primeira vez elas escolhem onde vão dormir, quem fica perto de quem, quem dorme em qual cama e como vão compartilhar os espaços do quarto.
  • Convite para atividades: durante os momentos no chalé é comum ver crianças conversando sobre qual brincadeira farão na sequência e negociando sobre “quem topa ir junto comigo” ou “ eu vou junto com você nessa brincadeira, se você for junto comigo naquela depois” e até combinando uma divisão do grupo nas atividades de forma que nenhum colega fique sozinho.  

Habilidade da resolução de problemas e liderança

Através dos Jogos recreativos que acontecem durante toda a temporada! Estimulam as crianças e fazerem estratégias e assumirem um papel de liderança dentro do grupo. Durante os jogos os jovens precisam resolverem problemas, encontrando soluções originais para as situações que são apresentadas enquanto brincam.

Se te perguntassem o que as crianças aprendem num acampamento de férias, imaginaria tudo isso?


Para mais informações sobre o acampamento de férias RepLago, clique aqui.

Veja como é um dia no acampamento de férias RepLago aqui.

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE