Como é um dia no acampamento de férias RepLago

Vou te contar como é um dia no acampamento de férias RepLago de um outro ponto de vista: o lado do desenvolvimento pessoal, autonomia, respeito e acolhimento. Estou cada vez mais certa de que acampamento de férias é uma oportunidade de vivência das tão faladas “habilidades do futuro”, as habilidades emocionais.

Este post é focado nas crianças de 6 a 8 anos, o menor grupo de idade no acampamento.

O acampante que vem dos 6 aos 8 anos está começando a sua relação com o acampamento de férias. O principal objetivo é chegar em casa podendo dizer: “lá eu brinco, lá eu consigo”. A criança aprende sobre autonomia sem nem perceber. Importante dizer que tudo vira referência de rotina, tudo tem hora e ritmo, assim o dia a dia no acampamento fica mais fácil.

Como é um dia no RepLago?


12h: Chegada. As crianças chegam no acampamento e a primeira coisa é ser apresentado à equipe, fazer um passeio de reconhecimento do local, conhecer seu chalé já divididos nos grupos de faixa etária e as regras de segurança. Crianças se sentem mais seguras com a previsibilidade, lembram?


13h: Hora da refeição. sentam-se à mesa no seu grupo para que comecem a criar vínculos. Ao fim da refeição, cada um deve levar a louça que utilizou para o balcão de devolução.

14h: Arrumação do chalé. Os monitores são preparados para ajudar no desenvolvimento dos acampantes em diversos aspectos. Eles não corrigem as diferenças e não cobram de todos de forma igual ou comparativa, pois partem do princípio de que cada um tem o seu ritmo.
Preparação dos armários: cada acampante recebe seu nome para colocar no armário – além de identificar, isso permite que a criança se aproprie de um espaço e se sinta acolhida. Os monitores montam os seus próprios armários e ajudam os acampantes na arrumação deles, suprindo suas necessidades, mas deixando que cada um prepare o seu. Percebemos que isso facilita o processo de uso das roupas ao longo da temporada e estimula a autonomia.

Sobre se vestir: Cada chalé tem um quadro com um “alienígena”, e os monitores brincam de dar um nome ao “novo acampante”, dando vida ao boneco. Nos momentos de se vestir, os monitores indicam quais atividades esse boneco vai vivenciar e dizem como ele precisa se vestir para isso, usando peças de roupa em forma de ímã. Os acampantes se preparam da mesma forma, podendo consultar o quadro. Com o passar dos dias, as crianças montam o quadro sozinhas.

14h45 – Hora da escolha. Os horários de escolha permitem o exercício da autonomia a partir da reflexão sobre o que cada um mais gosta de fazer, quais desafios opta por vivenciar e superar, como toma decisões e o que prioriza. As atividades não são obrigatórias. Há o apoio da nossa equipe para que todos sejam atendidos em seus interesses e se sintam seguros.

Um quadro é montado com as fotos das atividades que ocorrerão. Depois, os monitores explicam a dinâmica do horário de escolha e as crianças escolhem onde começam. O quadro fica no centro do acampamento, disponível para novas consultas. Sempre temos 1 ou 2 monitores extras focados nos acampantes dessa idade, acompanhando e direcionando.

17h: Oficinas. São atividades para o desenvolvimento de habilidades mais específicas. Os acampantes, com base em seus interesses, escolhem o que querem aprender ou aperfeiçoar. Montamos uma tabela com os dias das oficinas e, diariamente, cada acampante anota o que escolhe. Em um outro momento, eles confirmam ou alteram para o que realmente fizeram. Dessa forma, conseguimos ajudá-los a calcular o tempo de início e fim das oficinas e a ver, de forma mais clara, as possibilidades de experimentar coisas diferentes.

18h – Banho. Os acampantes recebem indicações de roupas adequadas e materiais que utilizarão para a atividade que acontecerá após o jantar. Na temporada de Julho, os monitores secam o cabelo de todos acampantes.

20h15 – Jogos Noturnos. Os jogos recreativos, principalmente os noturnos, seguem uma ordem de dificuldade, dinâmica e complexidade no decorrer dos dias, que é pensada na preparação da temporada. Antes do primeiro jogo noturno:

*conforto, se sentir seguro: após o jantar, conversamos com o grupo sobre como são os jogos realizamos no RepLago, quais são os temas, falamos sobre perder e ganhar e sobre as aventuras. Nenhum jogo assusta – o espaço é igual, mas com menos luz.

*preparatório: realizamos com eles uma expedição de lanternas, para diminuir a ansiedade do uso durante a explicação do jogo – descobertas, lanterna no rosto, na mão, procura por coisas pequenas, observação do céu e etc.


Clique aqui para ver as respostas das principais dúvidas sobre o acampamento de férias RepLago.


Para saber sobre a proposta completa, datas do acampamento de férias de Julho 2021 e valoresTem neste link, clique aqui. 


Leitores do blog tem 5% de desconto nas 30 primeiros inscrições mencionando o cupom vestidademae.

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE