Onde encontrar móveis estilo montessoriano

Conversando com outras mães e pesquisando no Instagram, tenho visto cada vez mais interesse em torno do estilo Montessoriano para quarto infantil. Se antes era um assunto para poucos, agora a aderência é grande – é também minha escolha, estou louca para tirar o berço do Nicolas e montar um quarto com o estilo Montessoriano.

O Método Montessori, pedagogia desenvolvida em 1907 pela médica e educadora italiana Maria Montessori, afirma que o desenvolvimento infantil se dá em planos, e que em cada época da vida predominam certas características e necessidades específicas. Com isso, o método defende que a educação deve se desenvolver com base na evolução da criança, que aos poucos revelará sua verdadeira natureza, e não o oposto. O estilo Montessoriano se aplica também à decoração dos quartos infantis, que devem ser adaptados para os pequenos da maneira como eles enxergam o mundo, estimulando sua criatividade e autonomia.

Fiquei feliz com o convite da Fast Shop Kids para conhecer a linha deles, porque foi justamente pensada com o intuito de criar um ambiente que permita a livre expressão das crianças e de suas capacidades, com a proposta de cada peça se transformar e se adaptar conforme o crescimento do indivíduo.

Uma das linhas que vocês encontram na loja virtual é a linha Rio, desenvolvida pela empresa Ameise Design com exclusividade para a Fast Shop Kids. Bati um papo rápido com a marca para saber mais:

Para qual estilo de pais foi pensanda a linha Rio? 
“Pensamos em pais modernos, práticos e que cultivem valores de sustentabilidade”.

Quais características dos móveis foram pensadas no estilo montessoriano?
“Considerando a proposta do estilo montessoriano, no qual as crianças devem ter o ambiente auxiliando no processo de desenvolvimento com autonomia, temos opções que possam propiciar essa experiência entre pais e filhos. Alguns modelos de camas baixas, além de peças que se transformam de acordo com as necessidades das crianças, como por exemplo o mini berço, que se transforma futuramente em mesinha para brincadeiras e atividades, os berços que se transformam em mini camas, além de escrivaninha e cadeira que fazem com que as crianças possam criar suas próprias rotinas”.

Alguma dica para pais de primeira viagem que estão montando o quarto do bebê?
“Nesse momento de tamanha alegria e expectativas, orientamos para que pensem no quarto como um ambiente de aconchego e praticidade. Poucas peças, mas que sejam funcionais para que possam ter maior mobilidade e fluidez no dia a dia cheio de adaptações e descobertas. Optem por peças que possam acompanhar o desenvolvimento dos pequenos e inclua na decoração itens que tragam lembranças e carinhos para serem trocados entre pais e filho”.

Abaixo algumas imagens da loja Fast Shop Kids inaugrada no Shopping Higienópolis, em São Paulo. Tudo está disponível na loja online também!

Veja todos os móveis e enxoval:
Site: fastshop.com.br/loja/fast-kids
Televendas: 3003-3278 (3003 FAST)

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE