Quarto compartilhado entre pais e bebês

Izabella Penna Escabeche é arquiteta, mãe da Stella e colaboradora do blog com suas dicas sobre quarto do bebê e criança.

Olá leitoras queridas! O tema do post de hoje é uma sugestão da leitora Ayla @ayla_hellem e, claro, adorei o pedido! Já falei sobre quarto compartilhado entre irmãos aqui, lembram? E hoje vou dar dicas para quem quer fazer um quarto compartilhado entre pais e bebê.

Seja por falta de espaço no apartamento ou por querer ter o bebê por perto, muitos pais acabam dividindo o próprio quarto com o filho. A princípio parece uma ideia meio maluca e que parece que não vai funcionar, não é mesmo? Mas na prática pode ser bem interessante! Se você está considerando colocar o seu bebê no quarto do casal, anote as dicas abaixo:

 Setorização
Ao pensar no layout do quarto, o primeiro passo é setorizar o ambiente e eleger um espaço para o bebê e o outro para os pais. O ideal é ter o berço e a cômoda lado a lado para ter tudo otimizado na hora das trocas de fralda, por exemplo.

No quarto das fotos abaixo a estante, que serve para abrigar objetos de todos, divide o ambiente de forma bem sutil:


Fonte da Imagem: Apartment Therapy

O cantinho da amamentação fica no espaço do bebê, mas tem comunicação com quem estiver na cama. Ideal para não acordar o pai nas mamadas da madrugada (basta acender um abajur)!


Fonte da Imagem: Apartment Therapy

Unidade e Harmonia
Seja o quarto grande ou pequeno, aposte em um mobiliário que tenha as mesmas cores (ou similares) e o mesmo estilo para criar uma unidade no quarto e não parecer que o ambiente foi literalmente dividido ao meio.

No quarto das fotos abaixo o berço em madeira conversa com o piso do quarto e com os nichos hexagonais da parede. Tudo neutro e harmônico:


Fonte da Imagem: Mamma Watters


Fonte da Imagem: Mamma Watters

No quarto da foto abaixo o branco foi eleito para todo  ambiente e os pontos de cor conferem personalidade a cada cantinho:


Fonte da Imagem: Apartment Therapy

Adicione toques de personalidade em cada cantinho
Um quarto compartilhado entre pais e filho não deve ser tão adulto ou tão infantil, o meio termo é o ideal. Escolha objetos que vão conferir personalidade ao cantinho dos pais e também ao cantinho do bebê.

No quarto das fotos abaixo – o quarto compartilhado entre pais e bebê mais lindo que já vi! – a base é neutra e a parede da cama dos pais ganhou uma peça artesanal com ar mais adulto:


Fonte da Imagem: Sarah Sherman Samuel

Na parede oposta, muitos quadros com fotos de toda a família. Os bebês crescem e se desenvolvem em uma velocidade absurda e é sempre bom rever as fotos para ter as melhores memórias sempre presentes:


Fonte da Imagem: Sarah Sherman Samuel

Na parede oposta à cama dos pais está o cantinho do bebê, que ocupa o espaço do antigo closet. Reparem na delicadeza do quadro acima da cômoda e do papel de parede! Dois elementos neutros, mas que conferem um ar infantil:


Fonte da Imagem: Sarah Sherman Samuel


Fonte da Imagem: Sarah Sherman Samuel

Móveis com dupla funcionalidade
Alguns móveis podem ser utilizados tanto pelo bebê quanto pelos pais. A cômoda que já existe no quarto do casal pode abrigar o trocador do bebê e até dividir espaço com as bijuterias da mãe:


Fonte da Imagem: Blanco Interiores

A poltrona de leitura pode ser a poltrona para amamentar, basta ser confortável:


Fonte da Imagem: The Glitter Guide

Coordenar a roupa de cama
Já parou para pensar que a roupa de cama é um ótimo elemento para decorar um ambiente? E se você usar cores parecidas dá para fazer uma mistura bem harmônica:


Fonte da Imagem: Viva Decora


Fonte da Imagem: Decor Pad

Espero que tenham gostado das dicas!

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE