Relato do meu parto normal
Eu queria começar o post de forma menos óbvia do que dizendo que foi o dia mais especial da minha vida (e nesse momento já começo a chorar…), mas a verdade é que o amor é assim, óbvio. Tinha que ser meu filho, tudo planejadinho: ele nasceu no dia exato em que completou 40 semanas. Achei isso muito especial porque passei a gravidez inteira conversando com ele para ficar na barriga as 40 semanas, e no dia anterior eu disse que ele já podia nascer… e ele nasceu.
Comecei a sentir contrações às 3 da madrugada, como se fossem uma cólica forte com duração de mais ou menos 1 minuto, de 10 em 10 minutos. Fiquei calma e comecei a marcar no celular o horário das contrações, para ter certeza que estavam regulares. Meu marido acordou às 4 da manhã incomodado com a luz do meu celular, foi aí – já com certeza – que contei que estava sentindo as tais contrações, que havia chegado a hora. Sentia uma dor, mas suportável, super tranquilo. Ficamos calmos o tempo todo, eu sabia que não adiantava correr para a maternidade. Tomei banho, arrumei o que faltava na mala maternidade (a necesarie, bolsinha com maquiagem, câmeras fotográficas). Como as lembrancinhas eram chocolate e não queríamos deixar no porta malas para não derreter, foi só nesse momento que meu marido levou mala, quadro da porta maternidade, lembrancinhas, tudo para o carro. Eu ainda liguei o computador do trabalho para colocar a mensagem “out of office”, mandei mensagem para a fotógrafa querida que escolhi para fotografar o parto e o médico, e acreditem, me arrumei com a mesma roupa e mesma maquiagem das fotos que fiz do crescimento da barriga semanalmente. E mesmo com dor, fui na no hall do prédio (onde tirei todas as fotos) para bater minha última foto com o barrigão, a foto de exatas 40 semanas!
Nesse momento eram 6:30h da manhã e as dores ficaram mais fortes, mais longas, com menos espaçamento. Nesse momento eu já havia parado de marcar a duração do tempo. Mesmo com a dor, foi tudo perfeito, porque ainda era cedo e o trânsito não estava caótico, era inclusive dia de rodízio da nossa placa de carro e chegamos no Einstein antes das 07h (mas quem se importaria em receber multa neste dia, rs?!).
Quando cheguei no Einstein já sentia muita dor. Me colocaram numa cadeira de rodas e subi direto para a sala de pré-parto, onde as enfermeiras te avaliam. Vou falar que essa hora não é fácil, muita dor e ainda ter que passar por exame de toque, a gente é guerreira mesmo. Eu estava com quase 5 de dilatação, o que é ótimo. Me colocaram num chuveiro quente para relaxar – nesse hora meu marido estava mais preocupado com o desperdício de água, foi inclusive perguntar se a água era reaproveitável, rs! Esse é meu marido fofo! Meu obstetra já estava lá. Em seguida tomei a anestesia peridural e passou toda a dor, foi ótimo. Através de um aparelho (que não sei o nome) dava para monitorar os batimentos cardíacos do bebê e minhas contrações, ou seja, elas estavam lá, mas eu não sentia mais dor. Minha mãe, irmãs e cunhada já estavam lá, ficaram inclusive comigo na sala pré-parto.
Minha dilatação foi relativamente rápida. Me colocaram para fazer exercícios na bola de pilates, um trabalho de parto ativo e sem muita dor. Mas sendo sincera com vocês, a gente tem que se livrar um pouco do pudor, afinal é uma situação em que estamos lá nua, apenas com o avental médico por cima, fazendo exercícios “rebolativos” numa bola de pilates, com um monte de gente olhando. Mas até eu, que sou bem fresca, nessas horas a prioridade é outra, é o bem estar do bebê.
Chegou a hora de ir para sala de parto, haja emoção. 11h da manhã. Achei que iria ser tudo bem rápido e antes das 12h eu estaria com meu bebê no colo. Mas aí que começou a parte mais difícil. Apesar de eu estar com dilatação, o bebê não descia. Não foi fácil. Eu fazia muita força, mas parecia que o bebê descia um pouco e voltava. Foi exaustivo. Mais exercícios na bola, agachamentos, nada do bebê. Mais força, nada. Teve um hora que abri os olhos e a equipe médica havia trocado de roupa, estavam colocando roupa para cirurgia. Meu mundo caiu. Eu queria tanto o parto vaginal. De repente entrou uma mesa cheia de facas, tesouras… fiquei arrasada. Perguntei se iriam fazer cesárea em mim, e me contaram que o bebê já estava exausto, então precisavam se preparar caso precisasse de uma cirurgia de emergência (antes disso tentariam o fórceps, que também não é animador).
Nesta hora eu pensei comigo mesma: “vou fazer muita força agora, vai dar certo”. E assim comecei a fazer uma força maior ainda, mesmo também já estando cansada. E Nicolas nasceu às 12h44 de parto normal. Nasceu enrolado em 3 voltas do cordão umbilical (pausa para repetir que isso não é impedidor de parto normal, como muitos pensam). Chorou e veio direto para meus braços. Quentinho, gostoso, lindo. Que momento mais especial. Tirou nota 10 no teste de apgar. Tirou nota 10 em todo amor incondicional entre papai, mamãe e ele.
O “engraçado” é que depois de tudo a gente fica deitada lá na maca e o papai quem faz a parte legal. Na sala do parto tinha aquela janelinha para apresentar o bebê para a família que estava lá fora (e já estava desesperada com a demora, minha mãe contou que até tentou entrar na sala do parto, mas que estava trancada, rs!!). É muito emocionante esse momento de apresentar o bebê para a família. O pai transbordava alegria.
Agora a parte chata, que ninguém conta, mas eu vou contar. Teve que fazer episiotomia (o corte cirúrgico no períneo) e foi bem incomodo no dia seguinte. Eu preferia que não tivesse acontecido, claro, não queria nenhum procedimento cirúrgico (já passei por 2 cirurgias na minha vida e sempre achei o pós cirúrgico bem traumático, por isso minha preferência pelo parto normal do que cesárea). Não é legal, mas se foi necessário, vou superar e pronto.
Quero aproveitar e agradecer à toda equipe médica do Dr. Eduardo Zlotinik, a Dra. Camila Martin e as enfermeiras, foram todos ótimos e me senti calma e segura 100% do tempo.
Sempre ouvi falar que toda a dor do parto é esquecida depois do nascimento do bebê e achava que isso era blá blá blá de mãe apaixonada pelo próprio filhote. Mas é a mais pura verdade, deve ser algo do cérebro mesmo. Toda a dor é imediatamente apagada da nossa memória no momento em que o bebê nasce, achei isso impressionante. Se eu tivesse que passar por todo o trabalho de parto novamente no mesmo dia, passaria sem problema nenhum.
Queria dizer também que eu considero todos os tipos de parto normais – o nome correto seria parto vaginal, mas acho um nome meio “feio” então prefiro falar parto normal. Respeito todos os outros tipos de parto, mas preciso dizer que me sinto plena sabendo que deixei o bebê nascer no momento em que ele quis e que por conta do parto vaginal, no mesmo dia eu já estava caminhando e forte para cuidar dele.
Vocês não sabem, mas demorei uma eternidade para consegir escrever esse relato porque tive que parar para enxugar as lágrimas muitas vezes. Realmente transbordando amor.
Ohhhh!!! Parabéns!!!
Quase chorei no meio do escritório lendo esse relato!
Muita felicidade para você, Nicolas e família!
Fernanda, parabéns! Eu também tive meu parto normal, minha bebê completa hoje 3 meses.. E olha que nasceu com 41s3d.. Ansiedade demais. Respeitei a vontade dela nascer no dia que escolheu. Foram 30 horas de contrações e queria muito natural, mas o cansaço não deixou.. Mas pelo menos no momento do nascimento dela toda a analgesia já tinha passado então pude vivenciar tudo que eu tinha direito e senti ela saindo do meu ventre. Me senti completa.. Detalhe.. Foi no banquinho de parto.. Amor maior do mundo….
Parabéns Fe !!!! Toda felicidade do mundo pra vcs!!! Realmente esse é um momento mágico! Sempre que me perguntam sobre o parto, eu digo, o corpo é da mulher e é ela quem decide como será o parto, mas deixe o bebe escolher o dia ! Parabéns mais uma vez! Beijos !!!!
Nossa Fê, fiquei emocionada com o que li e espero muito ter uma experiência igual a sua, quando eu tiver meu bebê! Muita saúde para vocês três…
Fernanda,
Eu fiquei na maior torcida para que fosse do jeito que queria. Estou emocionada com seu relato! Estou engolindo o choro aqui no escritório (meu rosto deve estar vermelho pimenta!!)! Parabéns pra vc! Desejo toda felicidade do mundo pra vc, seu marido e o Nicolas, de coração! Tenho certeza que serão muito felizes!
Com carinho, Selma
Parabéns!!!! Lindo o texto, impossível não se emocionar, que Deus abençoe tremendamente a família de vocês.
Que lindo! Me emocionei! Parabéns e que Deus ilumine e de a sua família mta saúde! Estou com 39 semanas e 4 dias esperando pela Luisa! Estou ansiosa e estava louca para ler seu post sobre o parto! Foi mto iluminado! Parabéns!
Fê as lágrimas escorrem pelo meu rosto e a garganta fica apertada.
Tão feliz por vcs três! Que Deus continue abençoando sua família!
🙂
Obrigada por dividir esse momento conosco, Fernanda. Estava super curiosa para saber como havia sido o parto, e me emociona muito esse relato.
Na 24a semana de gestação, minhas expectativas e meu preparo caminhando…
Agora, no aguardo da próxima página do diário, que espero que seja a amamentação… 😉
Muitas bençãos para Nicolas, você e seu marido.
Fernanda querida, tudo de bom pra vc e pro Nicolas! Lindo seu relato. Muita saúde para os dois! O meu segundo chega em 40 dias 😉 beijos
Mesmo estando lá, presenciando tudo que vc descreveu lindamente aqui, chorei tudo de novo ao ler! Saber que aquilo que eu senti e tentei (espero ter conseguido) registrar da forma mais linda e fiel possível, foi exatamente o que vc descreveu, torna tudo ainda mais especial. Obrigada por ter confiado esse momento tão importante da sua vida a meus olhos. Vc é uma guerreira Fe. Que o Nicolas traga ainda mais luz e amor pra vocês. <3 Um beijo nos 3.
Fernanda, que alegria ler este post sobre o seu parto normal, estou aqui completando 38 semanas e olha que eu estou na expectativa de que seja parto normal! Que eu possa ter uma experiência tão boa e linda como foi a sua. A dor sei que vou sentir, mas a ansiedade de ver o rosto dela torna tudo mais maravilhoso!
Muitas felicidades e amor pra todos vocês e que Deus abençoe muito mais. Nicolas é um menino cheio de alegria e com certeza está preenchendo ainda mais a vida de vocês de muito amor.
Beijo grande e fiquem com Deus!
Fe, que lindo!
Me emocionei tambem! E vcs estao otimos e lindos!!! Que esse momento de plenitude dure para sempre!!
Bjs
Fernanda, te acompanho desde 2009, ano em que casei, com o Vestida de Noiva. Também estou me preparando pra ser mãe e é ótimo saber que “posso contar com você” em mais esse momento. Já acompanho o Vestida de Mãe a um tempo e vi todos os seus posts sobre a gestação do Nicolas.
Muita saúde pra ele!
Que ele traga ainda mais felicidade e amor na sua vida e do seu marido. Parabéns pela familia! 🙂
beijos
Parabéns!!! Que experiência linda! Agora aproveite o seu bebê e que ele traga muitas felicidades para vocês!!!
Mais uma vez obrigada pela franqueza e pelo relato emocionante do seu parto. Tbm acompanho o seu blog desde que casei em 2013 e agora no Vestida de Mãe compartilhando com vc todas as minhas dúvidas e dividindo experiências de mamãe de primeira viagem. Completo 40 semanas sábado e a ansiedade toma conta de mim. Que eu consiga manter a calma e que corra tudo bem, assim como foi com vc. Muitas alegrias para a sua família com o mais novo membro príncipe Nicolas.
Bj
Parabéns Fernanda! Linda a sua história.
A minha é bem parecida por isso me emocionei bastante. Realmente essa história da dor ser esquecida depois que o bebê nasce é verdade. Quando vi o rostinho do meu filhote nada mais importava e faria tudo novamente naquele momento mesmo. E olha que foi primeira (acho que tb única pela idade) gravidez aos 40 anos. Parto normal, gravidez normal, enfim fui muito abençoada por Deus. Gostaria de ter mais filhos mas isso só Deus pra saber e consentir.
abraços e parabéns
Fernanda!!!!
Sempre acompanhei o vestida de noiva, sempre comentei, depois que casei passei a acompanhar os dois blogs, mas com menos intensidade do que quando era noivinha…
Nunca comentei por aqui (que me lembre…rs), mas que coisa linda ler isso, fiquei emocionada, família é uma coisa maravilhosa e agora você aumentou a sua, estou muito feliz por você!
Que este amor nunca acabe, nem pelo marido nem pelo bebê, mas que Deus conserve vocês sempre unidos, cheios de paz e alegria!
Parabéns!!!
Fernanda e Mauro, parabéns pela chegada do Nicolas! Que ele traga ainda mais amor para vocês (assim como tenha a certeza de que já trouxe!)!
Que bonito o seu relato sincero do parto! Eu espero muito poder passar por isso, e conseguir realizar o parto normal!
Um beijo!
Fernanda….
Que relato mais lindo!!! Também, não consegui segurar as lágrimas.
Te acompanho desde o início do “Vestida de Noiva”, já chorei muito com relatos de lindos casamentos, mas nada se compara com a emoção que senti com esse relato.
Que o Nicolas traga mais felicidade para essa família linda.
Que Deus o abençoe!!!
Um abraço de urso para todos vcs e um beijinho, bem carinhoso, para o pequeno e lindo Nicolas
Que lindo depoimento Fernanda! Venho te acompanhando há alguns anos e depois que você divulgou que estava grávida acompanhei mais ainda rsrs e te confesso que bateu uma vontade imensa de ser mamãe também rsrsr.Te desejo tudo de bom e que o Nicolas venha para abrilhantar ainda mais essa família linda. Abs
Parabens!!!! esse momento é, realmente, único e especial!!!! me emocionei com seu relato e lembrei do meu parto, que também foi normal!!! Hoje meu pequeno, tem 1ano e 7meses e foi o melhor presente de Deus e realmente a gente esquece da dor quando tem nos braços esses tesouros!!! Concordo com você em relação ao parto normal, também conversava com meu filho, pedia pra ele “escorregar” e acho que ele me ouviu kkkkk tive minha primeira contração 4h30 da manhã e 6h30 da manhã ele já estava nos meus braços…ou melhor mamando!!! srsrsrsrs
Curti muitooooooo cada segundo com seu pequeno, porque realmente passa rápido!!
Fer, te acompanho desde o Vestida de Noiva. Mas nunca comentei em seus blogs. Mas esse relato lindo precisa ser comentado. A chegada de um bebê é a maior reviravolta na vida de uma mulher. Muito amor, muitas lágrimas mesmo assistido um comercial. Coisas difíceis tb terão mas vc é mãe e vai suportar tudo pelo pequeno Nicolas. Bem vinda ao mundo das mamães! E que o Nicolas seja sempre luz em sua vida. beijo bem carinhoso
Lindo depoimento! Meus olhos encheram de lágrimas e meu coração de felicidade! Parabéns e saúde!!! bju
Parabéns, Fernanda! Acompanho o seu trabalho do vestida de noiva, e acompanhei por esses meses sua gravidez, relatada de forma sincera e com muito amor envolvido. Que o Nicolas encha e transborde todos os dias o seu coração e de toda sua família com muito amor. No meu dia quero ter um relato tão lindo quanto o seu.
Que lindo…lindo e emocionante!! Gostaria de ter feito parto normal como você fez e poder descrever essa emoção e sensação!! Parabéns pelo filho!!! Deus os abençoe!!! Te admiro e te acompanho quando comecei os preparativos para o meu casamento!!! Beijão
Você tem muita sorte. Seja feliz.
<3
Que lindo! Parabéns!! Estou grávida e pretendo fazer o parto normal também… chorei com seu relato. bjs fica com Deus!
Que maravilha de relato Fernanda!
Tive uma experiência parecida de parto normal, e acho muito importante informar as gravidinhas sobre os detalhes das dificuldades, da episotomia (sim, é desconfortável e ninguem conta), mas também do quanto isso tudo fica pequeno perto da grandiosidade deste momento único.
Parabéns pela decisão de viver esta experiência. Muita saúde a todos vocês. Bjos
Fe
Parabéns !!!!
Lindo texto e com certeza foi emocionante
A Dra Camila foi nossa noiva, uma pessoa incrível ! Super querida !
bjs é muito amor nessa fase
Curta cada segundo !
Que lindo post! Fiquei muito emocionada com seu relato, se eu morri de chorar imagino você rs
Eu também tive minha filha de parto normal, e é como você disse mesmo, assim que o bebê nasce, como um milagre, toda dor desaparece!! Deus é perfeito em todas as coisas! Fiquei feliz em saber que conseguiu ter o parto como tinha sonhado!!
Nicolas é lindo, tão lindo que parece de brinquedo rs Deus os abençoe nessa nova etapa, muita luz no caminho do Nicolas!! Beijos
Quanta emoção!!!
Como é lindo ouvir a descrição desse amor!
Estou de 6 meses e também desejando um parto normal. Gostaria de um parto respeitoso para poder descrevê-lo assim, cheio de emoção.
Deixo aqui uma sugestão de artigo sobre episiotomia da obstetra e professora universitária Melania Amorim : http://estudamelania.blogspot.com.br/2012/08/estudando-episiotomia.html?m=1
O blog dela tem me ajudado a ter mais segurança nas minhas decisões, pois são todos muito bem referenciados.
Um grande abraço e parabéns pelo bebê lindo!