Rodízio de Brinquedos | Como fazer
O que vocês estão vendo nesta foto são duas crianças brincando com um brinquedo como se fosse novo e tivessem acabado de ganhar, apesar de já terem brincado bastante com ele meses atrás. Essa mágica acontece graças ao rodízio de brinquedos.
Rodízio de Brinquedos:
Eu sempre considerei em casa que ambiente bagunçado, ideias bagunças. Isso serve para os brinquedos e crianças também. Ambiente com todos os brinquedos expostos, bagunçados ou não, considero excesso de estímulo, a criança tende a perder a concentração porque quer tudo, ao mesmo tempo enjoa de tudo logo porque vê tudo o tempo todo. Assim passei a guardar alguns brinquedos, de forma que aproveitem bem os brinquedos que estiverem expostos e sempre desperte novos interesses ao resgatar um brinquedo antigo.
Depois estudando sobre infância, aprendi que na abordagem montessoriana, isso se chama “Rodízio de brinquedos”.
Não se prenda a uma fórmula certa, quantidade de brinquedos expostos ou guardados, não acredito em fórmula única, ache o que funciona na sua casa. Entendo que varia também conforme a idade das crianças.
Com poucos brinquedos por vez, a criança se engaja mais com cada um, cria novas brincadeiras e é mais fácil de aprender o processo de guardar no final.

Como fazer o rodízio de brinquedos:
Faça de tempos em tempos uma limpeza eliminando brinquedos quebrados ou não mais apropriados para a idade.
Escolha o local onde os brinquedos ficarão expostos e o local dos brinquedos “escondidos”, que pode ser num armário, num baú.
Na organização, faça a categorização dos brinquedos, caixa de lego, de bonecas, carrinhos, jogos e assim por diante.
Para bebês, você pode escolher um número X de brinquedos e deixar expostos para ele explorar, mudando todos os dias ou toda semana. Para crianças maiores, acontece de forma natural eles escolherem o que querem brincar no momento, e o que vai ficando de lado, você vai “escondendo”, para só voltar aos brinquedos expostos depois de algumas semanas ou meses.
Veja no nosso guia de fornecedores alguns brinquedos diferenciados.
Fotos Rejane Wolff