Roteiro Buenos Aires com crianças

Neste post você vai ver as dicas de roteiro em Buenos Aires com crianças, o que saber antes de ir, todas as opções de passeios para se planejar!

Buenos Aires com crianças

Essa viagem foi planejada por conta da fase de interesse por futebol dos meus filhos e desde a Copa do Mundo, eles queriam conhecer o país do Messi. Viagem próxima de SP, apenas 2h50 de voo, câmbio favorável para os brasileiros, consegui encaixar num feriado! Como toda cidade grande, oferece diversas opções interessantes para família toda, culturais, divertidas, gastronômicas. Abaixo compartilho algumas dicas de Buenos Aires com crianças.

O que saber antes de ir

Não precisa sequer passaporte, basta RG. Não precisa de seguro viagem, mas eu não viajo sem.

Com o câmbio blue do país, está barato para nós brasileiros, atraindo milhões de turistas do Brasil. Para entender melhor sobre o câmbio, veja o post completo no blog Viagem na Viaje.

Anote essa dica de transfer e câmbio: usei o serviço do brasileiro Alexandre @conectartour para nos buscar no aeroporto e ele já faz o câmbio blue para você, leva chip de celular se você precisar. Ter feito o câmbio blue e transfer juntos foi o máximo da eficiência, não precisamos perder tempo indo na casas de câmbio.

Comece o planejamento do roteiro Buenos Aires com crianças lendo o site do Turismo oficial de Buenos Aires, em português, tem muitas dicas de passeios imperdíveis, com crianças, dicas gerais.

Instagram bem conhecidos feito por mãe com dicas de passeios kids: @buenosairesparachicos, lá vocês consegue ver em mais detalhes os parquinhos e passeios infantis.

Lembre-se que é impossível conhecer tudo em uma única viagem, é necessário fazer escolhas de acordo com o perfil da família e a sazonalidade. Por exemplo, quando fomos o Tecnópolis estava fechado, não conseguimos ir.

Os restaurantes mais famosos são bem concorridos e tem filas de turistas, eu já saí do Brasil com reservas feitas, planejamento ajuda muito a não ter perrengue de espera em fila. O Don Julio ganhou em 2023 o prêmio de melhor restaurante de carnes do mundo e as reservas são esgotadas com 90 dias de antecedência! A fila começa 1h antes na porta do restaurante. 

Uber não é legalizado na Argentina, mas os locais me falaram que usam normalmente. Baixe o app do Cabify ou use o rádio táxi preto e amarelo. Usar táxi em Buenos Aires é mais barato do que em SP, nós usamos táxi em todos os deslocamentos.

Onde ficar

Nós ficamos no Palladio Hotel Buenos Aires e foi ótimo: quarto espaçoso, banheiro com banheira e chuveiro separados, excelente café da manhã, piscina que usamos no fim da tarde, academia e bem localizado centralmente para todos os lados, conforme podem ver no print do meu Google Maps! Clique aqui para cotar e fazer sua reserva!

O que fazer em Buenos Aires com crianças

Eu te ajudo com seu roteiro em Buenos Aires com crianças, afinal sua viagem não precisa ser igual à minha, o legal de planejar uma viagem é fazer as escolhas que façam sentido para sua família.

Futebol

Mesmo que suas crianças não tenham interesse pelo tema, Buenos Aires respira futebol de forma vibrante e incluir algum destes passeios é entender um pouco da cultura local.
Museo de la Pasión Boquense: visita ao museu do Boca Juniors, atualmente o estádio está fechado. Todo o interno do estádio vibra futebol. Das 10 às 18h.

Museo River Plate: visita ao museu + estádio do River Plate. Das 10 às 19h.

Exposição Campeones del Mundo – exposição oficial da AFA, uma homenagem às 3 Copas conquistadas pela Argentina, nós adoramos! Até 10/05.

Com crianças pequenas (e maiores também)

Museo de Los Niños – museu interativo que recria espaços da cidade para criança brincar de faz de conta. Ótimo também para dia de frio ou chuva. Sala para bebês até 3 anos. Terça à domingo, turnos às 12h30 às 14h50, 15 às 17h20 e 17h40 às 20h.

Ecoparque de Buenos Aires: antigo zoo, agora com uma proposta de educação ambiental mais alinhada com o mundo atual. Tem menos animais, algumas aves e pavões e um carrossel. Pode ser um passeio rápido e ao ar livre ótimo com crianças pequenas.

Parques e Jardins: Buenos Aires tem mais de 200 áreas verdes, essas áreas são sempre passeios gostosos com bebês e crianças pequenas. Destaque para o Jardin Japonês (10 às 18h45) e Parque El Rosedal com mais de 18 mil rosas e um lago.

Usina del Arte: tem espaço cultural para primeira infância aos finais de semana, entre 10 e 17h.

Andar de Bondinho histórico: percorrer o tradicional bairro de Caballito à bordo de um verdadeiro bondinho. Rua Emilio Mitre, 500, Caballito. De abril a novembro: sábados e feriados, das 16 às 19h15; domingos, das 10 às 12h45 e das 16 às 19h15. De dezembro a março: sábados e feriados, das 17 às 20h15; domingos, das 10 às 12h45 e das 17 às 20h15. Viagens a cada 25 minutos.

Centro Cultural Kirchner: tem atividades gratuitas para crianças aos fins de semana, nas salas do terceiro andar acontecem atividades gratuitas direcionadas ao público infantil como jogos, oficinas, espetáculos de música, projeções.

Com crianças maiores

Museu Participativo de Ciência Prohibido no Tocar: como o Museu Catavento de SP, para aprender ciências brincando. Dentro do Centro Cultural Recoleta. Terça a sext, das 10 às 17h, sábados e domingos das 15 às 20h.

Centro Cultural de la Ciencia: exposições coloridas e interativas. Tem também um parquinho temático. Sexta à Domingo, das 12 às 20h.

Planetario Galileo Galilei: Conta com uma sala de projeção semi-esférica com 360 poltronas reclináveis e uma cúpula de 20 metros de diâmetro onde se reproduzem aproximadamente 8.900 estrelas, planetas e satélites do universo, graças a um imponente equipamento (único da América Latina).

Paseo de la Historieta: Mafalda e outros personagens das histórias Argentinas em estatuetas por San Telmo. Tem mapa na internet mostrando todos os pontos onde achar as estatuetas, divertido para fazer uma “caça aos personagens”, conhecendo mais da cultural local.

Parquinhos

Buenos Aires está com diversos parquinhos renovados pela cidade, muito lindos, limpos, interessantes! Sugiro olhar no Google Maps qual está mais perto de você!

Arredores de Buenos Aires

Passeio de Barco em Tigre + Parque de La Costa: passeio de dia inteiro, passear de barco ou lancha com as crianças pelo rio de la plata e a charmosa cidade de Tigre e terminar o dia num parque de diversões.

Tecnopolis: parque sobre ciências, arte e tecnologia, temporariamente fechado até as férias de inverno.

Bioparque Temaikèn: maior e melhor zoo (credenciado pela AZA). O parque combina jardim botânico, zoológico, aquário e museu de história natural.

Museu Ciências Naturais Bernardino Rivadavia: em suas salas pode-se ver esqueletos completos de dinossauros e grandes coleções de insetos.

Outros

Tour gratuitos: tem vários pelos bairros, tour de livraria, tour de cinema, tour do Papa, tour de street art, tour de bike. Veja opções no site da Civitatis ou Free Walks ou as opções gratuitas oferecidas pelo turismo oficial da cidade, informações por email visitasguiadas_entur@buenosaires.gob.ar

Tour The Argentine Experience: tour gastronômico em grupo para preparar empanada, alfajor.

El Ateneo Grand Splendid: a segunda livraria mais bonita do mundo.

Assistir um show de Tango no Café Tortoni: por ser mais curto e mais cedo às 18h, é um passeio que costumam levar as crianças (fomos, mas não tenho certeza se gostei ou se achei perrengue turístico). Agendamento antecipado pelo whatsapp deles.

Barco Museu Corveta Uruguay em Puerto Madero: construído em 1874 e ainda flutuante.- Fuerza Bruta: o espetáculo mais feliz do mundo, recomendado acima de 8 anos.

Roteiro Buenos Aires com Crianças

Dia da Chegada

Chegamos em Buenos Aires no fim da tarde e fomos jantar no El Preferido de Palermo e trocadilho com o nome, foi um dos nossos preferidos mesmo, melhor bife a milanesa.

Dia 1

Primeira parada foi o Museu do clube de futebol Boca Juniors na famosa La Bombonera. O estádio está fechado para visitas, mas conhecer o entorno e o museu é bem interessante para quem gosta de futebol. Abre todos os dias, das 10 às 18h.

O entorno do estádio/ museu tem diversas lojas com itens de futebol, artes nos muros, é muito perceptível como a cidade respira futebol e a paixão é vibrante.

6 minutos de caminhada, chegamos no Caminito, praticamente um museu a céu aberto com seus cortiços típicos de zinco e suas paredes coloridas, ponto turístico importante da cidade. Andamos pela rua, tiramos fotos e pegamos um táxi para San Telmo.

Almoçamos no La Brigada, ainda dentro da “temática futebol”, o restaurante é todo decorado com camisas de diversos times. Os meninos amaram, o ambiente é muito cativante, ótimo atendimento e é lá que cortam a carne com a colher para servir, de tão macia.

Bem em frente tem o Mercado de San Telmo, demos uma voltinha pelo bairro (não era dia de fim de semana quando acontece a feirinha), passamos na frente da Casa Mínima, a casa mais estreita de Buenos Aires com apenas 2,5 m de largura e uma história de mais 200 anos.

No próximo quarteirão é onde fica a estatueta da Mafalda e o Passeio De la Historieta, um circuito de rua que homenageia as tirinhas da história argentina. Você encontrará Mafalda, Isidoro, Patoruzú, Clemente e o Gaturro, dentre outros. Interessante para apresentar um pouco de cultura local para as crianças.

Pegamos um táxi para a Calle Florida, para ir na loja da adidas em busca de camisas oficiais da Argentina. Não estava no roteiro do dia, mas era importante para as crianças e fomos.

Menos de 10 min da Calle Florida, fomos conhecer o Mercado de los Carruajes, prédio do patrimônio histórico restaurado do século XIX, era um lugar onde guardava-se as carruagens da presidência. Hoje é um mercado gastronômico e gourmet inaugurado em 2022, com cerca de 40 opções de comidinhas, nós adoramos o lugar! Foi ótimo para um descanso com crepe de doce de leite.

Jantamos em outro restaurante escolhido pela temática de decoração de futebol e boas carnes. O Pobre Luis Parilla.

Dia 2

Primeira parada foi a praça Vicente López y Planes, na Recoleta, perto do nosso hotel, num parquinho renovado excelente que tem por lá.

Seguimos para o Museu River. Essa viagem teve bastante futebol porque é um tema de interesse dos meninos e é uma forma de conhecer a cultura e história local que vibra futebol. No River Plate pudemos visitar museu e estádio de futebol. A loja é ótima, foi onde encontramos camisas da AFA.

Fomos na exposição oficial da AFA Compeones del Mundo em homenagem às 3 conquistas da Copa do Mundo. Nós amamos!

Almoço foi tarde esse dia, perto das 15h. Fomos num local super bem indicado por quem mora em BA, o Lo de Jesus em Palermo, tradicional parrilla frequentada muito mais por locais do que turistas. Foi excelente, almoçamos na varanda, uma das melhores refeições!
Tomamos um sorvete caminhando por Palermo. Voltamos para o hotel para piscina e descanso.

Jantar foi em outro restaurante indicado por quem mora em BsAs, fora do circuito turístico, o Corte Comedor é um açougue boutique com um restaurante e considerado pelos locais uma das melhores carnes da cidade. 

Dia 3

Este dia era feriado, muitos lugares não abriam e outros abriam mais tarde.
Nosso dia começou novamente num parquinho, desta vez na Plaza Ruben Darío, parquinho incrível! Do outro lado da rua fica a Floralis Genérica, a primeira escultura em movimento controlada por um sistema hidráulico e células fotoelétricas.

Tentamos ir no Jardim Japonês, mas a fila era absurda de grande e desistimos. O planetário estava fechado, senão seria também um passeio.

Almoçamos no Restaurante Fervor e amamos, um dos que mais gostei! Era sexta-feira santa então não pedi carne e sim a parilla de peixe e frutos do mar, estava uma delícia.

De lá fomos a pé para nosso próximo passeio, com parada para sorvete no meio do caminho. Chegamos no Museu Participativo de Ciências, é como o Museu Catavento em SP, um lugar para aprender ciências brincando, indicado para pessoas de 4 a 100 anos. Fica dentro do Centro Cultural Recoleta.

Jantamos num restaurante italiano indicado por seguidoras que moram em Buenos Aires, o La Alacena Trattoria, adoramos! 

Deixei para comer a sobremesa em outro lugar que eu queria conhecer, a Confíteria La Ideal, um espetáculo! Uma das confeitarias mais importantes de BA, desde 1912, fechada para restauração em 2017 e reaberta no final de 2022. Lugar lindo, adoramos ter ido!

Dia 04

Saindo do hotel, fui comprar alfajores na Guolis, perto do nosso hotel e passamos na El Ateneo, considerada a 2ª livraria mais bonita do mundo, estava bem cheia!

Nosso destino do dia seria Puerto Madero, começando por parquinhos, estava um sábado lindo de sol. Paramos no parquinho da Plaza del Gusano e depois, 4 minutos de caminhada, o parquinho da Plaza Haroldo Conti, super bacana para crianças pequenas que gostam de veículos, tem brinquedos no formato de locomotiva, ônibus e carro.

Almoçamos no famoso Cabaña Las Lilas, excelente restaurante, mas o mais caro de todos que fomos.

Bem em frente fica o Museo Coberta ARA Uruguay, a embarcação argentina mais antiga, hoje fora de serviço transformada em museu flutuante, é um passeio rápido e barato de 200 pesos por pessoa, para as crianças que gostam de conhecer barcos.

Pegamos um táxi e fomos tomar sorvete na Cadore, considerada uma das 10 melhores sorveterias do mundo, estava realmente maravilhoso!

Seguimos a sugestão de levar as crianças para assistir ao show de Tango no Café Tortoni, porque ali tem show mais cedo, às 18h. Precisa comprar os ingressos com antecedência, contato no instagram deles. Sinceramente, acho programa mais mico do que interessante. Café Tortoni é o café mais antigo da cidade, desde 1858. Por conta disso, forma-se fila para entrar, mas serviço e comida muito fracos. Oliver dormiu no show. Não recomendo e não iria novamente, só se fizer muita questão mesmo de ir num show de Tango que não seja tarde com as crianças.

Fomos ao espetáculo do Fuerza Bruta, um espetáculo de teatro pós-moderno que mistura música e intervenções criado em Buenos Aires em 2005, com shows em diversos lugares do mundo. Eles estão com um novo espetáculo “Aven – o show mais feliz do mundo”e nós amamos! é recomendando para crianças acima de 8 anos, mas acima de 3 anos pode entrar. Meninos amaram, eu mais ainda, foi um dos programas mais diferentes que fizemos.


Viagem realizada em Abril de 2023, Nicolas com 8 anos e Oliver com 5 anos. Esse post será completado com mais dicas sobre a cidade. Mais conteúdo sobre viagem com crianças, veja aqui.

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE