Roteiro Lisboa com crianças

Estivemos em Portugal e esse foi nosso Roteiro Lisboa com crianças em Outubro de 2019, Nicolas com 4 anos e Oliver 2 anos. Retornei para Lisboa em 2023 e atualizei as dicas de passeios legais com crianças. De forma geral, toda Europa é muito receptiva com crianças, mas Portugal tem a vantagem de ser a mesma língua que a nossa, povo amável e gentil, muita história e passeios interessantes. Nossa viagem por Portugal foi para Lisboa, São Lourenço do Barrocal (vida rural da região do Alentejo) e Comporta, região de praia em Portugal. Neste post vou compartilhar nosso roteiro de 2 noites em Lisboa, assim como sugestão de outros passeios com crianças.

Roteiro Lisboa com crianças

O que você precisa saber antes de ir:

Para saber a programação atualizada do que está acontecendo em Lisboa na época que você estiver indo, consulte o site Time Out. Na sessão “Miúdos” tem sugestões de passeios para crianças bairro a bairro, sempre consulto esse site.

Outra dica é consultar a agenda cultural de Lisboa para saber o que está acontecendo na cidade na semana em que você estiver lá, clique aqui.

Lisboa Card: cartão turístico que dá acesso a 38 atrações da cidade e transporte público gratuito. Clique aqui para ver se vale a pena para você.

Nós alugamos um carro no aeroporto porque iríamos viajar para outras cidades, mas em Lisboa preferimos nos locomover de táxi, uber, bonde, tuk tuk, a pé, porque nem sempre era fácil estacionar.

Todas cidades da Europa são bastante Kids-friendly e sempre tem muitos parquinhos pela cidade. O que eu faço é usar o Google Maps, marco a localização do hotel e dos pontos de passeios e digito na busca “playground” para procurar os parquinhos por perto. É sempre muito bom encaixar no roteiro paradas para as crianças brincarem livre nos parquinhos.

Quando ir

Portugal é um destino que pode ser visitado o ano todo, mas se puder escolher, a Europa tem sempre temperatura mais agradável e é menos caros na primavera e outono. A boa notícia é que Portugal é um dos países com mais dias de sol na Europa, e o inverno não é tão rigoroso.

Onde ficar

Nós tivemos o convite de nos hospedar no Bairro Alto Hotel e foi excepcional! O hotel fica num prédio restaurado do século XVIII, na melhor localização da cidade entre o Chiado e o Bairro Alto, em plena Praça de Luis Camões. Para nós, que tínhamos poucos dias na cidade, estar ali entre Chiado e Bairro Alto foi excelente para poder passear a pé pela região. O Bairro Alto Hotel é pioneiro em hotel boutique de luxo em Portugal e tem o primeiro rooftop de Lisboa. Tomar café da manhã ali no rooftop com vista para o Rio Tejo, jamais iremos esquecer!

O Bairro Alto Hotel foi tão receptivo com as crianças, os funcionários compartilhavam comigo suas experiências com os filhos deles, isso é o mais rico de uma viagem. Me davam dicas de onde ir com o carrinho de bebê e onde não ir (no Castelo São Jorge, por exemplo), quais bondes pegar com as crianças, todo atendimento foi incrível. Tinha berço, melhor enxoval de berço que já vi num hotel, água filtrada no quarto, meninos ganharam uma pelúcia quando chegaram. Veja aqui meu review completo do hotel. Para orçamento e reserva, use este link.

Roteiro Lisboa com crianças – 2 dias

É o suficiente para conhecer Lisboa? Claro que não! Mas era o tempo que tínhamos disponível e fizemos muitos passeios interessantes!

Dia 1

Passear na região de Belém

Nós não fizemos, mas tem um passeio de charrete pelos pontos mais importantes de Belém com a empresa Qtour – se você acha que seus filhos vão gostar da experiência de andar de charrete, vale a pena!

Monumento aos Descobrimentos

Almoçamos no restaurante Pão Pão Queijo Queijo: restaurante pequeno familiar, com comida simples tradicional portuguesa. Queríamos algo ali perto da região de Belém, olhamos o cardápio e entramos.

Pastéis de Belém: impossível não ir, é turístico, mas também tradicional. A fábrica de pastéis de Belém existe desde 1837 com receita secreta do Mosteiro dos Jerónimos. Sempre tem fila na porta, se estiver muito grande, entre e veja se tem uma mesa, às vezes é mais fácil sentar e pedir na mesa, além de ser um descanso para as crianças.

Do nosso hotel, pegamos um Tuk Tuk para o Castelo de São Jorge: Um dos principais pontos turísticos da cidade, fica no alto de uma colina e tem uma vista bonita. O Castelo de São Jorge é monumento militar, construído para proteger a cidade dos romanos e foi tendo sua função transformada ao longos dos tempos. Dica: se estiver fila para entrar, vá direto para porta esquerda. Adulto com bebê de colo menor de 2 anos tem prioridade.

Playground no Miradouro do Recolhimento: na saída do Castelo de São Jorge, coloque no google Maps o Miradouro do Recolhimento e siga o caminho de 5 minutos à pé. Tem uma vista linda e um parquinho legal para as crianças! Com tantos passeios no dia, é super importante eles terem a vez deles de brincar livre, é revigorante.

Playground no Miradouro do Recolhimento

Pegamos o Bonde para voltar ao hotel, o que por si só já é um passeio e para as crianças, é incríve!

Jantar Restaurante Zé Varunca. O restaurante era no Bairro Alto, perto do hotel, por isso jantamos lá, mas em 2022 mudou de endereço para Paço de Arcos. Comida típica Alentejana.

Sede da Manteigaria: há uma competição de qual o melhor pastel de Belém da cidade. Na dúvida, prove ambos! A sede da Manteigaria era bem próxima do nosso hotel, paramos lá antes de ir dormir.

Dia 2

Parque das Nações: A exposição Mundial de 1998, ou Expo 98, foi realizada em Lisboa com o tema “Os oceanos: um património para o futuro”, e toda essa área da cidade foi revitalizada para a exposição. Os passeios mais legais para as crianças, are urbana, jardins, tudo está aqui no Parque das Nações. (Veja também o post com 17 lugares no Parque das Nações na Time Out).

Oceanário de Lisboa: o aquário mais legal que você vai visitar na vida. Nós amamos, é educativo, interessante, bem planejado, vale muito a pena a visita.

Almoço: nós almoçamos no Oceanário mesmo, foi prático e estava gostoso. Outra opção é o ZeroZero Parque das Nações, pizzaria (mas tem também outros pratos) num ambiente super agradável.

Pavilhão do Conhecimento: museu da ciência inaugurado em 1999 no Pavilhão do Conhecimento dos Mares da Expo 98, daqueles programas super interessantes para crianças (aprender brincando) e adultos também. Para falar a verdade, nós não fomos porque na baixa temporada não estava abrindo às segundas – eu sabia, mas não tinha outro dia para ir. Consulte sempre o site para informações gerais atualizadas. Mas certeza que teríamos amado e recomendo muito, adoramos ir em Museu das Ciências para crianças em todos os lugares do mundo.

Telecabine: também herança da Expo98, o teleférico Telecabine Lisboa fica bem próximo do Oceanário e tem ingresso que pode ser comprado combinado. Compramos entradas na hora, crianças até 2 anos não pagam entrada.

Outras sugestões de passeios com crianças

Sites de guias locais como With Local tem opções de passeios diferentes, são passeios privativos e muitas opções gastronômicas também. Já usei em Paris e adorei! Veja as opções do With Locals Lisboa.

Ship Ahoy! Little Captains Sailing Experience: passeio privativo de barco no Rio Tejo, com as crianças se sentindo capitão. Fiz um passeio de barco pelo Tejo e achei muito mais interessante ver o Monumento do Descobrimento e Torre de Belém pelo rio!

City Tour Family Friendly3h de city tour com um guia local, descobrindo a cidade pelos olhos de criança. Pode incluir jogos como caça ao tesouro para ser interessante para as crianças.

Passeio turístico em família: belas vistas de Almada – pegar o barco e conhecer Lisboa do outro lado do rio!

Que tal pintar seu próprio azulejo com as crianças no museu dedicado ao azulejo? Você pintar o seu próprio azulejo utilizando a técnica tradicional da majólica ou faiança, atividade para adultos ou famílias com crianças a partir dos 4 anos. Requer inscrição prévia até às 16h da sexta feira anterior, verifique programação atualizada aqui.

Passear e comer no Time Out Market: aberto em 2014, são mais de 50 espaços com todas as categorias gastronómicas que dão vida a Lisboa, comidas, bebidas, lojas, vale o passeio e boa opção quando cada um quer provar uma coisa diferente!

Passear e comer no LX Facotry, um complexo industrial ocupado com mais de 50 lojas, restaurantes e cafés.

Filhos que gostam de futebol? Que tal visitar o maior estádio de Portugal e o Museu Cosme Damião, para saber mais sobre o Sport Lisboa e Benfica. Achei esse tour aqui!

Passeio de barco pelo Rio Tejo com parada na Torre de Belém, ou passeio pela cidade no Bus Tour, veja as opções aqui.

Fazer o tour de sidecar por Lisboa, para crianças a partir de 6 anos. Essa foi a experiência mais legal que eu fiz: conhecer os principais pontos turísticos da cidade e diversos bairros num sidecar! São cerca de 3h de tour e mais de 40km percorridos. Vale muito a pena! @bikemyside

Visitar a exposição do MAAT, Museu da Arte, arquitetura e tecnologia.

Apreciar a vista do Miradouro da Senhora do Monte. Você pode ir de Tuk Tuk até lá, o que por si só também já é legal para as crianças.

Passear pelas lojas do Chiado e comprar presentinhos na Flying Tiger.


Viagem realizada em Outubro de 2019, Nicolas com 4 anos e Oliver com 2 anos. Roteiro Lisboa com crianças. Atualizado em 2023.


Veja todos os posts sobre Portugal com crianças aqui.

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE