Sementes Oleaginosas | uma fonte importante de gordura!

Natália Vignoli é nutricionista, mamãe da Letícia e colaboradora do blog com suas dicas de nutrição para grávidas, mamães, bebês e crianças.

Fonte de gordura monoinsaturada, as castanhas (castanha do pará, castanha de caju, amêndoa, macadâmia, nozes, avelãs) são extremamente benéficas para o organismo. Ajudam a controlar os níveis de açúcar do sangue, atuam elevando o HDL (“bom colesterol”) e são antioxidantes poderosos! Atuam como um potente protetor cardiovascular.

Possuem também gordura poli-insaturada, ou o tema desses posts, ômega 3! São fontes vegetais desse óleo! Além disso, possuem um bom perfil proteico, fazendo delas uma ótima alternativa para lanchinhos intermediários, principalmente se consumidas na forma de mix (misturadas), na porção de 1 xícara de café!

Para variar na sua maneira de consumo, trago duas receitinhas bem legais!

RECEITA: Creme de Damasco e Avelã

– 1 xícara de chá de damasco seco deixado de molho

– 1 xícara de chá de avelãs deixadas de molho

– 1 colher de chá de mel

MODO DE PREPARO: jogue fora a água que deixou as avelãs. Processe todos os ingredientes com parte da água do damasco.

 

RECEITA: farinha para empanar carnes, frangos e peixes

– 1 xícara de chá de castanha de caju

– ½ xicara de chá de amendoim

– 2 colheres de sopa de quinua em flocos

– 1 colher de chá de gengibre

MODO DE PREPARO: processe todos os ingredientes e use a farinha para empanar carnes!

Colunista_Natalia

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