Vaga de Gestante no Estacionamento | Pode ser usado com bebê de colo

Você sabia que as vagas de gestante em São Paulo também podem ser usadas por qualquer pessoa com bebê de colo? Sendo sincera, na minha opinião de mãe, fila de prioridade e vaga de gestante são MUITO mais útil para mãe com bebê de colo, que precisa tirar carrinho do porta mala, carregar bolsa do bebê, sacola de compras, bebê algumas vezes fazendo birra etc do que para gestante! Fiz uma pesquisa sobre o assunto e compartilho as informações:

 A lei muda de Estado para Estado, então pesquise na sua região.

 Em SP, a Lei nº 15.763, de 20 de maio de 2013, dispõe sobre a reserva de vagas preferenciais para gestantes em durante todo o período gestacional e para pessoas acompanhadas por crianças de colo com até 2 anos em estacionamentos de shopping centers, centros comerciais e hipermercados, no âmbito do Município de SP.

Estes lugares devem reservar no mínimo 1 vaga de cada 250 vagas para esta lei.

Em alguns Estados é necessário apresentar documento médico e retirar um adesivo especial para usar a vaga. Em SP, não é necessário identificação no carro (eu diria que é necessário o bom senso, que é mais difícil, rs!).

Algumas pessoas comentaram que na falta de vaga de gestante, pode ser usado vaga de idoso ou deficiente. Isso não é verdade. Primeiro que não são todos os lugares obrigados a ter vaga de gestante, somente shoppings, centros comerciais e hipermercados. Segundo, para uso das vagas de idoso e deficiente, é necessário um adesivo de identificação no carro. Sem este adesivo você pode ser multada, portanto não estacione em vaga de deficiente ou idoso. (muitas vezes é apenas um funcionário do estabelecimento querendo ser prestativo, mas sem conhecer a lei).

Espero ter ajudado e aproveite para comentar como é na sua cidade!

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE