Vantagens da panela de pressão

Por: Natália Vignoli

Comer bem começa antes do que imaginamos! Desde o momento em que estamos pensando na lista do supermercado, passando pelo processo de preparo da alimentação até a hora de comer.

As panelas vão além de simples utensílios culinários! Há algum tempo, escrevi um post sobre as melhores panelas para cozinharmos – pensando no material de fabricação de cada uma – mas o modelo também pode fazer diferença – e seu corpo agradece!

A panela de pressão sai na frente quando pensamos em economia – de tempo e dinheiro! Os alimentos são cozidos mais rapidamente, o que de quebra, ajuda a manter os nutrientes muitas vezes perdidos durante o processo de cocção!

Quanto mais água e mais tempo levamos para cozinhar nossa comida, maior é a perda nutricional – e não me refiro a calorias! A exceção são preparações como sopas, por exemplo, em que a água que usamos no preparo do alimento não é desprezada!

Além disso, cozinhando alimentos sob pressão, precisamos de uma menor quantidade de gordura! Ou seja: conseguimos mais maciez com menor adição de óleos!

Vale ressaltar que grande parte das panelas de pressão é feita de alumínio, metal com potencial para migrar para os alimentos, mas esse assunto é bastante polêmico! Alguns estudos apontam que o excesso de alumínio poderia estar relacionado a doenças neurológicas, portanto, para adquirir o melhor desse tipo de panela, prefira as feitas com material aço inox!

Se você já tem e usa sua panela de alumínio, uma dica é não usar buchas de aço para lavagem, procure fazer a higiene da sua panela com a parte mais macia da esponja, assim você dificulta a migração do alumínio!

Agora, se você é como eu e morre de medo de panela de pressão (herança materna), valem algumas dicas:

laco1VdM Prefira cozinhar os legumes a vapor ou assá-los em papel manteiga, picados grosseiramente, nesses casos as perdas nutricionais são menores!

laco1VdM Agora, se fizer sopa de legumes, corte tudo em pedaços bem pequenos e cozinhe bem em água – desde que a água seja aproveitada como caldo da sopa!

laco1VdM Para vegetais amarelos, laranjas e vermelhos, adicione azeite ou óleo. Vegetais dessas cores são ricos em vitaminas lipossolúveis, ou seja, são absorvidas com gordura!

laco1VdM Para carnes macias, corte a peça sempre contra a fibra, ajuda a conferir maciez! Deixá-la de molho em suco de abacaxi também ajuda, mas não perca a hora! 10 minutos são suficientes. Calcule 1 fatia fina (batida com água) por quilo de carne.

No próximo post, receitas de papinhas saudáveis!

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