3 brinquedos antes dos 6 meses
Depois dos dois primeiros meses de vida do bebê, depois da exaustão das noites em claro e da falta de interação com o bebê (que só dorme, mama e faz cocô), não tem nada melhor do que a fase dos sorrisos. Foi uma alívio para mim quando Nicolas começou a sorrir, a ter uma contato visual maior e até a começar a brincar – os dias ficam menos monótonos, mais interativos e divertidos.
Mas ainda estamos falando de um bebêzinho, que não senta, mal pega nos objetos. Vou compartilhar com vocês os 3 brinquedos que uso com o Nicolas desde os 2 meses até este momento em que ele está com quase 5 meses e que estamos adorando!
1) Tapete de atividades: Já havia falado do tapete no post dos 10 itens mais usados nos primeiros 3 meses. Realmente vale muito a pena a compra deste tapete, usamos muito. Começamos a usar quando Nicolas tinha 2 meses e meio. Na primeira semana em que colocamos ele deitado no tapete, pareceu que “ele não entendeu nada”, mas ficou observado com ar de curioso. Depois de uma semana, com quase 3 meses, já batia as mãozinhas nos brinquedos pendurados, sorria para as luzinhas, parecia interagir bem. Depois dos 3 meses até hoje, ele segura cada vez mais forte os brinquedos, chuta com o pé também, enfim, se diverte no tapete. Muitas vezes brinca tanto que parece se cansar e adormece ali mesmo. Nós achamos muito duro coloca-lo deitado no tapete direto no chão, então colocamos um travesseiro no tapete, de forma que ele fica deitado no travesseiro. Nos dias frios, cobrimos o travesseiro com uma mantinha, de forma que ele fique deitado numa superfície mais confortável.
2) Leãozinho Divertido: Nicolas adora esse brinquedos! É um brinquedo ótimo para coordenação motora grossa, para brincar de bruços e fortalecer o pescoço. Nosso pediatra indicou desde os 3 meses (começamos a usar algumas semanas antes de Nicolas ter 3 meses) como exercício diário para fortalecer o pescoço. Todos os dias, pelo menos por 10 minutinhos, deixávamos ele de bruço apoiado neste brinquedo. Nas primeiras semanas ele casava rápido e não conseguia segurar os chocalhos do brinquedo. Hoje em dia ela agora, fica segurando todos os brinquedos, colocando na boca – e já está com o pescoço super firme!
3) Cadeira de balanço: não é bem um balanço, mas considero uma forma diferente de entreter o bebê por isso incluí na lista. Depois dos 2 meses, percebi que Nicolas já não gostava de ficar o tempo todo deitado no moisés. Foi quando comprei essa cadeira de balanço e foi ótimo como uma opção a mais para ele ficar durante o dia. Tem 3 posições: deitado, inclinado e mais sentadinho. Quando ele não está no meu colo e também não quer ficar deitado, coloco na cadeira na posição inclinada ou sentado. É bom que tem também um brinquedo musical para ele interagir. Às vezes coloco ele lá sentado e fico conversando com ele, e se ele dorme, é só deitar a cadeira e pronto, ele tira uma sonequinha. O bom é que dá para usar até ele ter 18Kg, segundo informação do fabricante.
Ai que baby mais fofura que é o Nicolas. Muito delicinha ver essa carinha fofa aqui logo cedo (SP, 08:00 da manhã) rsrs.
Amei a dica dos brinquedos, já estou me programando para ser mamãe então fico aqui babando e mais importante tirando muito das minhas dúvidas.
Adorei a cadeirinha de balanço, achei super legal por ter essa proteção do lado que não dá pra ver muito nas outras que eu pesquisei e me parece dar uma segurança maior.
Um beijo e que cada dia o Nicolas se desenvolva melhor e com muito saúde, porque amor já vemos que ele tem de monte 🙂
Deus abençoe vocês!
Beijos, Jacqueline X.
Olá Fernanda, adorei o post! Meu filho tem 4 meses… Você acha que ainda vale a pena comprar a cadeirinha? Fiquei pensando se ela é facil de montar e desmontar. Se for, acho que valeria a pena para levar pra ele dormir em viagens curtas. Abs
Carolina, não acho tão fácil não, nunca desmontamos… Beijos!
Olá Fernanda, sigo você desde o vestida de noiva, de onde tirei diversas inspirações para o meu casamento. Também acompanho o vestida de mãe desde a nossa gravidez, pois minha bebê nasceu um pouco antes do Nicolas (dia 03/03) Ele está lindo, parabéns! Sobre o brincar, você conhece a Emmi Pikler? Tenho certeza que você iria adorar. Ela foi uma pediatra húngara que estudou bastante o brincar livre e o desenvolvimento psicomotor.
Ligia, não conheço, vou pesquisar! Obrigada pela dica!
Estou amando todas as dicas!
Fernanda, a cadeirinha pode até segurar 18 kg, mas duvido que depois que ele comecar a engatinhar vai querer ficar muito tempo por lá.
Nessa idade meu filho adorava chocalhos, morder a girafa Sophie, brincar e morder uma fita com enfeites de madeira que é de prender no carrinho, e uma bola chamada O-ball, além do mobile (simplinho mesmo eu que fiz) e do arco (tipo o arco do tapete de atividades).
Tem algum motivo para voce colocar o rolinho embaixo do peito do bebe? Nunca coloquei nada e meu filho logo aprendeu a rolar (que também é uma ferramenta para eles evitarem sufocamento).
Elisa – a cadeirinha pode ser usada até para dar papinha quando ele começar a comer. Meu filho também moder de girafa Shopie, aliás morde um monte de brinquedos, mas disse os principais mesmo. O rolinho debaixo do peito serve como um exercício para exercitar o pescoço – para ficar mais durinho. É indicado depois dos 3 meses ficar pelo menos 10 minutinhos de bruços (não precisa ser em nenhum brinquedo – é que como temos este, usamos ele) para exercitar a força no pescoço. Beijos
Oi Fernanda,
Qual a marca do leãozinho e da cadeirinha de balanço?
Oi Bárbara, é só clicar no link que coloquei no nome dos produtos que vai direto para o site deles! O Leaozinho é da Fisher Price. A cadeira é da TinyLove. Beijos
Fernanda, meu filho devia ficar muito mais que 10 min de brucos. Vivia virando o guri de barriga para baixo, mas sempre deixei ele livre em cima de um tapete de EVA forrado com uma cobertinha. Como eu disse ele logo aprendeu a rolar e depois a se minhocar para a frente (deixava uns brinquedinhos para estimula-lo a ir pegar). Entendo que o rolinho libera os bracinhos para segurar melhor os brinquedos, mas acho importante deixar também eles livres para se movimentar. A primeira técnica de rolar do Rafael era esticar uma mao bem para a frente e se empurar com a outra.
Isso de deixar de brucos é aliás importante desde as primeiras semanas até para a cabeca formar certinho. Conheco um menininho que tava toda a vez que eu via no bebe conforto quando bebe e infelizmente ficou com a cabeca achatada.
Bem verdade o que a Elisa comentou ali em cima. Sobre o tema, recomendo a leitura desse artigo: http://www.candokiddo.com/news/2014/7/18/baby-holding-devices-bhd. Aliás, vale a pena a leitura do site inteiro, mas especialmente toda a parte dedicada aos chamados “holding devices”.