Cuidando do marido: alimentação equilibrada e espermograma saudável.
Por: Natália Vignoli
Hoje em dia é muito comum casais que apresentam alterações no espermograma. Muitas mulheres sentem-se pressionadas quando decidem engravidar e, quando as tentativas permanecem sem sucesso por algum tempo, a preocupação bate na porta!
Diversas vezes acabamos nos esquecendo dos maridos, e olha só, 50% da responsabilidade é deles! Isso quer dizer que podem existir pequenas alterações no espermograma mas que, com a ajuda de alguns nutrientes, o perfil do exame fica melhor!
Chegou a hora de colocá-los contra a parede! O estilo de vida estressante, o consumo de álcool, o cigarro, pouca atividade física, o excesso de peso e o hábito alimentar inadequado podem interferir na produção, na qualidade e na motilidade do sêmen.
Se você deu a largada, vale investir no maridão! Alguns nutrientes podem ajudá-lo a manter sua saúde reprodutora! Preste atenção e inclua no dia a dia da casa!
Carnitina: um aminoácido importante para fornecer energia ao espermatozóide. Presente em carnes, peixes e produtos lácteos.
Arginina: outro aminoácido importante, principalmente para a motilidade dos espermatozóides. Principais fontes são as nozes, castanhas, amêndoas, cereais integrais, leguminosas e carnes.
Coenzima Q10: atua fundamentalmente no metabolismo, estando presente em todas as células do organismo, agindo na motilidade do espermatozóide. Presente em carnes, aves, peixes, vegetais verdes escuros, principalmente o espinafre (é, o Popeye sempre foi esperto), cereais integrais, sementes oleaginosas e semente de gergelim.
Minerais como zinco, selênio cálcio e ferro: importantes para a manutenção dos níveis de testosterona, antioxidantes (importantes para a manutenção da quantidade de radicais livres presentes no espermatozóide), importantes na formação e mobilidade e mantêm a fertilidade. Alimentos como carnes, feijões, castanhas, nozes, gergelim, ovos, cereais integrais como trigo, aveia, quinoa, centeio, frutos do mar, milho e sementes de abóbora são boas opções.
Vitaminas antioxidantes como Vitamina A, C e E: fazem a manutenção da fertilidade, atuam na motilidade e formam as membranas dos espermatozóides. É importante salientar que a vitamina C está em maior quantidade no plasma do sêmen do que no sangue e, a quantidade de vitamina C pode ser diretamente influenciada pelo tabagismo! Boas opções alimentares são: abóbora, tomate, folhas verde escuras, abacaxi, acerola, açaí, frutas cítricas, brócolis, abacate, óleos vegetais e peixes.
E, por último, mas não menos importante, as vitaminas do complexo B: atuam na formação do DNA, no metabolismo energético e na fertilidade. De todas as vitaminas do complexo B, o ácido fólico e a B12 são as mais expressivas. Contudo, é necessária a ingestão equilibrada de todo o complexo, caso contrário, suas funções ficam debilitadas. Boas fontes de vitaminas do complexo B: leite e derivados, ovos, carnes, peixes, feijões, cereais integrais, banana e vegetais folhosos verdes escuros.

Excelente post! Muitas de nós não sabemos dessas coisas que são tão importantes!
ótimas DICAS 😉