Homeopatia para bebês e crianças

O pediatra dos meus filhos não é homeopata, mas quando meu primeiro filho nasceu, a pediatra dele na época, também alopata, indicou o xarope Stodal nos momentos de tosse por ser um dos poucos xaropes que podem ser usados por menores de 2 anos. Foi meu primeiro contato com a marca francesa homeopática Boiron, usamos esse xarope até hoje em casa e agora também o Oscillo.

*Para quem não sabe, Stodal é um xarope homeopático, da marca Boiron, sem corantes, parabenos, para todos os tipos de tosse: seca, produtiva ou evolutiva. Já o Oscillococcinum é indicado como auxiliar na prevenção e no tratamento dos estados gripais.

Já reparou que existe um movimento no ar sobre saúde? Seja de alimentação saudável, de cosméticos menos agressores e de remédios não só focados em tratar doenças, mas na saúde. Por exemplo: você quer tratar a gripe de hoje ou a tendência de não gripar?

Eu acredito no equilíbrio de avaliar vantagens de cada terapia. Alopatia é ruim? Claro que não! Se a pessoa está com uma crise asmática e precisa de um remédio tradicional para resolver na hora, perfeito! Mas e depois, o que vai fazer para melhorar a resposta do organismo e prevenir?

Você sabe a diferença de alopatia e homeopatia?

Alopatia é a medicina tradicional baseada na lei dos contrários. O medicamento faz um efeito contrário ao sintoma em si. Por exemplo, se você está com febre, usa um anti-térmico. O lado negativo é que os medicamentos podem vir a promover efeitos colaterais, possuir certos níveis de toxidade se mal administrado ou chegar num ponto em que não faz mais efeito no seu organismo.
Homeopatia é baseada na lei dos semelhantes. Os remédios usam substâncias que causam sintomas parecidos com os que o paciente apresenta para que corpo se fortaleça para combatê-lo. Não tem efeitos colaterais e não causam dependência.

Estive na Boiron para aprender mais sobre o assunto e todas as respostas das perguntas a seguir não são minhas, mas sim o que aprendi com Maria Isabel de Almeida Prado, membro da Academia Nacional de Farmácia, por 15 anos professora e coordenadora do curso de especialização em homeopatia farmaceutica da USP.

 Qual a diferença de remédio homeopático para fitoterápico?

Fitoterápico é tratamento à base de plantas medicinais. É baseado na lei do contrário assim como alopatia (medicina tradicional). Pode ter efeitos colaterais.

Homeopatia pode ser à base de qualquer dos 3 reinos, baseado na lei do semelhante, sem efeito colateral, sem criar dependência.

  Homeopatia tem alguma contra indicação?

Nenhuma. A característica do homeopático é não ter contra indicação e nem idade mínima para uso.

 Sempre achei que o resultado do tratamento com homeopatia demora mais, é verdade?

A ação é imediata. A sua necessidade que é individual.

 Por que Stodal é tão doce?

Porque todo xarope é feito com água, açúcar e o medicamento. O Stodal não leva nenhum corante, ácido ou qualquer adjuvante usado em outros xaropes para disfarçar o açúcar. Tanto que a cor dele é transparente.

 Nos EUA tem a versão Oscillo Kids. Qual seria a diferença?

Nenhuma diferença, a fórmula é exatamente igual. Nos EUA precisa estar escrito “kids” para estar na prateleira de produtos infantis, por isso existe as duas embalagens, mas mesma fórmula.

 Qual a diferença entre estes e o que fazemos na farmácia de homeopatia?

Ótima pergunta! Esses homeopáticos que vendem em farmácia são fórmulas prontas com substâncias estudadas para uma cobertura geral da população. Por exemplo, no caso de tosse, tem o Stodal que é uma fórmula para melhorar a tosse seja seca, produtiva ou evolutiva.

Agora se você só tem tosse quando se deita à noite ou quando acontece X, Y ou Z acontecimento, daí um médico homeopata pode formular um remédio específico individual para o seu caso.

 O remédio Oscillo para gripe gostaria de entender: se ele é preventivo, devo dar para o bebê em qual momento?

Tem pessoas que começam o tratamento preventivo quando começa o outono, ou quando começa o inverno, ou quando vai viajar para lugar frio, ou quando vai começar as aulas, ou quando todo mundo da escolinha começa a ficar doente. Enfim, cada um precisa entender a sua necessidade e do seu corpo.

Você encontra os produtos Boiron comprando online na farmácia deles: farmaciaboiron.com.br


A Boiron Brasil é parceira deste blog e colaborou no conteúdo deste post. 

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE