Introdução Alimentar do Nicolas | Rotina
No post anterior falamos sobre alguns pontos básicos da Introdução Alimentar. Agora vou contar a rotina mais detalhada.
Com 6 meses
Eu ainda estava de licença maternidade em casa. Assim, conseguia acompanhar a introdução alimentar dele e oferecer leite materno em livre demanda. As duas primeiras semanas foram de muitas tentativas com frutinhas, ele cospia tudo. Quando começou a comer papinha, não passava de 2 colheres. Não foi fácil às 3 primeiras semanas. Mas depois que ele aprendeu “o que fazer com o alimento na boca”, tudo entrou numa boa rotina. Basicamente ele mamava ao acordar, fruta de lanchinho da manhã, papinha de almoço, mamava de lanche da tarde, papinha de jantar, mamava após banho, dormia, mamava de madrugada. Ele mamava sempre a hora que quisesse (amo dar de mamar), então às vezes tinha mais mamadas, algumas madrugadas ele acordava mais vezes, outras não acordava, variava muito.
Com 7 meses
Com o retorno ao trabalho, minha preocupação número 1 era a amamentação, eu não queria parar de amamentar. Na semana anterior ao retorno do trabalho, comecei a fazer um banco de leite materno no meu congelador. Assim para qualquer “emergência de fome” do Nicolas, havia leite meu disponível. A rotina ficou assim: dava de mamar antes de sair para o trabalho (7h), fruta de lanchinho (9h), papinha de almoço (11h30), meu leite extraído no dia anterior de lanche da tarde (14h30), papinha de jantar (17h30), mamava um pouco quando eu chegava em casa (ao me ver, já queria mamar!) (18h30) e como eu ficava com os peitos cheios, extraia também leite para o dia seguinte, mamava após banho (20h30-21h) e mamava novamente antes de dormir (às vezes dorme só às 22h30) e de madrugada. Ou seja, pelo menos 4 vezes por dia, no mínimo, ele tinha meu leite materno.
Com 7 – 8 meses
Após algumas semanas dessa rotina exaustiva de extrair leite todos os dias, eliminei a extração de leite e comecei com o NAN, já necessário como complemento. Na verdade, fui bem resistente, quis morrer no primeiro dia que a babá ofereceu leite artificial. Amo amamentar, já disse. Mas realmente com minha rotina pesada de muito trabalho, já não estava mais conseguindo extrair tanto leite. O importante é que não parei de amamentar. Continuei, pelo menos 4 vezes ao dia, amamentando: antes de sair do trabalho, quando retorno do trabalho, após banho e de madrugada. Morri de medo diminuir o leite, mas acho que muito é psicológico: coloquei na minha cabeça que tudo daria certo e as coisas foram dando certo. Alinhada com minha pediatra, a rotina de alimentação do Nicolas está como o esqueminha abaixo. Lembrando que isso é o que funciona para o Nicolas – talvez outros bebês tenham necessidades diferentes, então sempre consulte seu médico.
Fernanda, vc está fazendo cada legume separado ou tudo junto, tipo sopinha? Obrigada
No começo fazia cada legume separado. Mas a verdade é que a moça que cozinha aqui em casa resolveu por ela mesma fazer tudo junto tipo sopinha e Nicolas come melhor quando está tudo junto.
Oi Fernanda!
E como ficaram as sonecas do Nicolas? Poderia compartilhar quais os horarios e a duração das sonecas dele?
Estou tentando enquadrar a rotina de alimentação x soneca com a minha bebê, seria legal ter uma ideia de como fica.
Bjs
Eu nunca me preocupei em “enquadrar”a soneca. Por mim, ele tira soneca quando quer, acorda quando quer. Inclusive pode acordar de madrugada para mamar, nunca me importei com isso. Pra mim é a mesma coisa que se te falassem “Denise, durma das 14h às 15h”. E se você não estiver com sono? E se estiver com vontade de brincar? 😉 Beijos!
Oi Fernanda,
Também não ‘forço’ a bebê a dormir em horarios estipulados, fica bem a critério dela. ‘Enquadrar’ foi modo de dizer, talvez não tenha usado a palavra correta, mas como vejo que alguns bebês tem feito a sua propria rotina da soneca entre o horario das refeicoes, fiquei curiosa em saber se o seu tbm tinha este costume, quanto tempo estava dormindo durante o dia, essas coisas, para ver o que muda com a entrada das refeições.
De qqr forma obrigada…
Bjs
Fernanda , vc pesa a papinha do Nicolas ? Quantos gramas ele come em média ? A minha bebê na minha opinião come super bem, mas não ganha o peso esperado , estou preocupada e com bastante receio, pois a médica quer entrar com estimulante de apetite.
Oi Fé, por aqui super difícil cumprir os horários com os gêmeos…modifico sincronizar tudo, o menino já toma LA e a menina continua no LM livre demanda… Na próxima semana volto a trabalhar, que legal que pesquisei e achei seu post!!!
Beijos