Paraty com crianças | 5 Passeios aprovados

Paraty e Ilha Grande receberam da Unesco, em 2019, o título de Patrimônio Mundial Misto, ou seja, tanto cultural quanto natural – é o primeiro sítio do Brasil considerado patrimônio misto. Se tem natureza e cultura, é destino ótimo para famílias, então vou passar as dicas de Paraty com crianças, passeios aprovados.

Saindo de SP para Paraty

Saindo de SP numa sexta de manhã, levamos 4h de viagem sem parada. Seguimos o Waze e fomos por Cunha – Parque Nacional da Serra da Bocaina, ao invés de Rio-Santos. No trecho da Serra da Bocaina tem muitas curvas, pegamos neblina, tem que ir a 30km/h, mas foi tranquilo.

Viagem durante a pandemia

Em Paraty, optamos por não ficar no Centro Histórico desta vez, em plena pandemia, por ser mais cheio e realmente difícil de andar com as crianças no chão de pedras. O roteiro gastronômico também não foi prioridade pelo mesmo motivo, fica para a próxima!

Paraty com crianças: Passeios aprovados

Centro Histórico: Fizemos apenas 1 passeio no Centro Histórico para as crianças conhecerem como era no passado. São 500 casarões históricos bem preservados e cheios de história. Também paramos para tomar sorvete na sorveteria local.

Fazenda Bananal: uma fazenda do século XVII totalmente restaurada e agora com o propósito de preservação e educação para um futuro sustentável. Tem diversos passeios (pagos) para conhecer a fazenda e o restaurante, onde fomos almoçar e tomar café da manhã do dia seguinte, maravilhoso, com área aberta, atendimento excelente, um dos nossos passeios favoritos!

Ilha do Cedro: foi nossa opção de praia paradisíaca e vazia. Precisa ir até a Praia de Iriri, estacionar, pegar um barquinho que faz o translado para a Ilha (cerca de 5 minutos). Tem uma pequena trilha que leva para o outro lado da ilha onde estava mais vazio ainda. Mar calmo, temperatura da água agradável, sombra das árvores, foi perfeito. Tem dois restaurantes locais para almoço, sendo que somente um estava aberto quando fomos. Não foi a melhor refeição, mas o visual compensou.

Passeio de Lancha @lanchaspoliimparaty8319: a região é formada por diversas ilhas e praias, então a melhor forma de conhecer e pelos passeios de barco (passeio de 7h de duração). Optamos por uma lancha particular, conhecemos praias vazias, vimos estrela do mar, almoçamos no @restauranterecantocaicara. A lancha é confortável, tem espaço para gelo, pia, ele leva boias e snorkel, foi um dos melhores achados.

O Lavandário: Voltamos também pela estrada de Cunha e ainda paramos para conhecer o @lavandario_cunha_sp_brasil, um cenário lindo de lavandas. Lá tem uma pequena lanchonete que vende o sorvete de lavandas e lojinha cheia de produtos de lavandas.

Onde Ficar

Veja o post completo aqui sobre a casa Airbnb que aluguei, e aqui sugestões de hotéis.


Stories completos no instagram @vestidademae.

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE