Quando levar o bebê ao dentista?

Quando levar o bebê pela primeira vez ao dentista? Algumas semanas atrás levei os meninos na consulta de rotina na odontopediatra que recebi algumas perguntas.

A recomendação sobre quando levar o bebê ao dentista é logo que nascer o primeiro dentinho, ou antes de 1 ano mesmo que não tenha aparecido nenhum.

Muito além de ver se tem cáries, a consulta serve para orientar corretamente quanto à escovação, se a pasta e escova de dentes usadas estão corretas, frequência, verificar o freio de língua, se tem respiração oral, mordida etc.

O creme dental deve ser com flúor desde o primeiro dente, com concentração a partir de 1.000ppm de flúor. Na consulta, conforme os hábitos alimentares da família/ crianças (se consome açúcar, se fica beliscando durante o dia) é possível uma orientação personalizada sobre quantidade de escovações com flúor.

A quantidade de creme dental com flúor é igual um grão de arroz – esqueçam aquelas publicidades com um exagero de creme dental na escova!

E para o que serve o creme dental sem flúor? Para enviar para a escola/ creche, por exemplo, já que lá você não tem controle sobre a quantidade que estão usando. Ou mesmo em casa, se a criança gosta de ficar chupando o creme dental da escova, se fica brincando de escovar (e na hora em que um adulto vai fazer a escovação na criança, usa o creme dental com flúor).

Oliver no dentista com 2a10m, foi a segunda visita dela. Havia ido antes com 1 ano.

Escova dental indicada é de cabeça pequena e cerdas macias. Aqui em casa a gente usa a escova dental da MAM, ela tem inclusive uma marcação vermelha nas cerdas para indicar a quantidade certa de creme dental, é fácil para os bebês segurarem, ergonômica e antideslizante. A MAM é parceira do blog e vocês tem 15% de desconto (e frente grátis agora em Outubro 2020) na loja virtual deles com cupom vestidademae15.

Escova de dentes para bebês da MAM, clique para comprar

E por aí, quando você levou o bebê pela primeira vez ao dentista?


Veja também o post creme dental com flúor ou sem flúor?

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE