Rotina em casa com o bebê

No Instagram (@vestidademae) algumas meninas me pediram para contar um pouco da minha rotina em casa com o Nicolas. Bom, vou contar tudo que vier à minha cabeça, tudo que eu lembrar. Não acredito ter uma rotina certa ou errada, afinal cada família tem histórias e costumes diferentes.

Na verdade, rotina não é uma boa palavra. Eu sou uma pessoa extremamente organizada, adoro planejar, adoro uma boa rotina. Mas com um recém-nascido em casa, são tantos aprendizados diários, tantas surpresas, adaptação da mãe e do bebê, então não existe uma rotina exata.

Trabalhando

Talvez a maioria não saiba, mas eu tenho três trabalhos. Sou diretora de uma empresa em horário comercial, além de cuidar dos dois blogs, o Vestida de Noiva e Vestida de Mãe. Do meu trabalho “normal” estou de licença maternidade, mas dos blogs, não posso parar, né? Muita gente não imagina também, mas os blogs são empresas registradas, com uma equipe de 5 pessoas, enfim, é um negócio e não pode ser abandonado, até porque amo de paixão e nem conseguiria parar.

Estou contando isso porque minha rotina se desdobra entre cuidar do Nicolas e trabalhar. As pessoas perguntam quando volto a trabalhar e eu respondo que na verdade, nunca parei! Respondi e-mails importantes de assuntos comerciais do blog mesma da maternidade. Quem tem seu negócio próprio sabe que é assim, a gente trabalha muito mais, não tem hora.

Rotina básica

Nicolas é um bebê bem tranquilo. Tirei a sorte grande. Não teve nenhum dia de cólica, nem é de chorar, nem fazer manha. Então nas primeiras semanas basicamente a rotina é mamar – fazer coco – domir. Rs! Estou amamentando exclusivamente no peito, o que faz que eu tenha que ficar disponível para Nicolas o tempo todo. Estou fazendo livre demanda, mas como bom menino, as mamadas são mais ou menos regulares de 3 em 3 horas. Isso no primeiro mês, agora no segundo mês ele está numa fase de mamar menos tempo e mais vezes durante o dia. Minha rotina básica é ficar com ele enquanto ele está acordado, e trabalhar no computador enquanto ele está dormindo. O certo seria eu dar uma dormidinha também quando ele dormir, porque é importante a mãe descansar para boa produção de leite, mas não consigo dormir durante o dia porque preciso trabalhar nos blogs.

Empregada doméstica x Babá

Optei por não ter babá por enquanto. Como estou amamentando com leite materno, o trabalho maior é esse que só eu posso fazer, achei desnecessário ter babá. Adoro dar de mamar, trocar fraldas, trocar de roupa, ficar com ele no colo. Acho que vou querer babá quando ele estiver maiorzinho, quando precisar de uma pessoa para interagir e estimular ele o tempo todo. Já empregada doméstica, me sinto abençoada em poder ter uma muito boa. Ela vem todos os dias em casa (não dorme) e faz todo o trabalho de limpeza, lavar e passar roupas e cozinhar. Eu não faço absolutamente nada de casa – preciso que seja assim para conseguir trabalhar.

Pai participativo

Tenho a sorte também do Mauro ser um pai e marido maravilhoso. Ele me ajuda muito! Quando o Mauro chega do trabalho a noite, ele faz questão de assumir as trocas de fraldas e é ele quem dá o banho. O banho é em torno das 21h, logo após ele mama e dorme. Nas primeiras semanas acordava à 01h, depois passou a acordar somente às 03h e já teve noites que dormiu direto até às 05h, mas em geral acorda em torno das 03h para mamar, e depois novamente em torno das 07h.

Passeios com o Nicolas

Alguns dias consegui descer com Nicolas no carrinho para o térreo do prédio, para tomar um solzinho antes das 10h. É uma delícia fazer isso, mas foram poucos dias que consegui. Nicolas só saiu de casa para ir ao pediatra e uma vez na casa da avó, na Páscoa. Esperei ele completar os 2 meses para tomar as vacinas e poder passear. Ele tomou as vacinas semana passada, mas como agora o tempo esfriou, não tivemos uma oportunidade de passear ainda. Mas isso acontecerá no próximo fim de semana: a partir de agora eu, Mauro e Nicolas começaremos a passear mais – basicamente ir para o clube aos fins de semana, quem sabe algum restaurante fora do horário de pico.

Escapadas de casa da mãe

Como não parei de trabalhar nos blogs, às vezes tenho alguns eventos para ir. Quando acontece alguma reunião externa ou evento, me organizo com antecedência para tirar meu leite e deixar na mamadeira para o Nicolas. Posso contar com minha mãe e minha cunhada, que se revezam cuidado do Nicolas.

Eu sempre fui muito agitada, sempre fiz mil coisas ao mesmo tempo, então preciso dessas “saidinhas” de casa para não surtar. É bom sair de casa e voltar morrendo de saudades! Adoro também fazer as compras das verduras, legumes e frutas, eu gosto de escolher pessoalmente os alimentos, então todo domingo a noite sou eu quem vai ao hortifruti.

Tempinho para nós mesmas

Também acho importante ter um tempinho para se cuidar. Não gosto de ficar em casa o dia inteiro de pijama, me sinto um “lixo”, rs! De 15 em 15 dias solicito uma manicure para vir na minha casa (nunca gostei de ir em salão de beleza cheio), também faço drenagem linfática em casa duas vezes por semana com a Luciana Pinheiro e semana que vem vou começar a fazer ginástica duas vezes por semana com a Mamãe em Forma.

De forma geral, achei as 3 primeiras semanas bem complicadas, por causa da dor da amamentação, poucas horas de sono e adaptação da nova vida. Depois disso, estou achando tudo mais leve, é uma delícia ter um bebê em casa! O dia passa muito rápido! Caso eu tenha esqueci de alguma coisa, podem perguntar!! E para seguir a rotina mesmo, agora estou no snapchat (fernandafloret). Beijos, Fernanda Floret

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE