Sexagem Fetal | Descobrindo o sexo do bebê

Eu guardei segredo da gravidez pelos primeiros três meses e quando revelei para os amigos, já contei junto qual era o sexo! Praticamente todo mundo ficava surpreso com o fato de eu já saber o sexo. Antes havia que se esperar até o quarto mês para descobrir no ultrassom, e isso dependendo da posição do bebê e experiência do profissional.

Hoje em dia, já existe um método capaz de informar o sexo do bebê com 99% de certeza a partir da 8° semana, ou seja, 2 meses de gravidez, bem no comecinho (levando em contato que quando descobrimos a gravidez, já estamos de 5 semana, é bem no comecinho mesmo!).

O exame chama-se sexagem fetal e é feito nos principais laboratórios do país. Até onde eu sei, nenhum plano de saúde tem cobertura para este exame. Precisa ser pago e é bem carinho (valor de 2014 em São Paulo, em torno de R$700,00). Não precisa de pedido médico nem de nenhuma preparação e não é invasivo. O exame é bem simples, apenas com exame de sangue.

Descobriu-se que existe DNA fetal circulando no sangue materno. Sabemos que a mulher possuí dois cromossomos X, enquanto o homem possuí X e Y. Se for encontrado cromossomos Y no sangue da mãe, é porque está grávida de um menino (que foi o meu caso)! Apenas cromossomos X, é uma menina.

No meu caso, eu confesso que eu tinha certeza que seria uma menina. Eu só pensava em nome de meninas, em como seria o primeiro brinquinho, as roupinhas fofas e tinha até sonhado com minha filha menina. Fiz o exame para confirmação e apontou um menino! Estou super feliz, claro (estaria feliz com qualquer sexo que fosse). Achei bom descobrir o sexo logo para já começar a pensar no nome, na decoração do quarto, nas comprinhas. Além de ser uma delícia conversar com o bebê sabendo o sexo.

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE