Sexagem Fetal | Descobrindo o sexo do bebê
Eu guardei segredo da gravidez pelos primeiros três meses e quando revelei para os amigos, já contei junto qual era o sexo! Praticamente todo mundo ficava surpreso com o fato de eu já saber o sexo. Antes havia que se esperar até o quarto mês para descobrir no ultrassom, e isso dependendo da posição do bebê e experiência do profissional.
Hoje em dia, já existe um método capaz de informar o sexo do bebê com 99% de certeza a partir da 8° semana, ou seja, 2 meses de gravidez, bem no comecinho (levando em contato que quando descobrimos a gravidez, já estamos de 5 semana, é bem no comecinho mesmo!).
O exame chama-se sexagem fetal e é feito nos principais laboratórios do país. Até onde eu sei, nenhum plano de saúde tem cobertura para este exame. Precisa ser pago e é bem carinho (valor de 2014 em São Paulo, em torno de R$700,00). Não precisa de pedido médico nem de nenhuma preparação e não é invasivo. O exame é bem simples, apenas com exame de sangue.
Descobriu-se que existe DNA fetal circulando no sangue materno. Sabemos que a mulher possuí dois cromossomos X, enquanto o homem possuí X e Y. Se for encontrado cromossomos Y no sangue da mãe, é porque está grávida de um menino (que foi o meu caso)! Apenas cromossomos X, é uma menina.
No meu caso, eu confesso que eu tinha certeza que seria uma menina. Eu só pensava em nome de meninas, em como seria o primeiro brinquinho, as roupinhas fofas e tinha até sonhado com minha filha menina. Fiz o exame para confirmação e apontou um menino! Estou super feliz, claro (estaria feliz com qualquer sexo que fosse). Achei bom descobrir o sexo logo para já começar a pensar no nome, na decoração do quarto, nas comprinhas. Além de ser uma delícia conversar com o bebê sabendo o sexo.
Oi Fê, passei a mesma coisa que vc. Eu tinha certeza que era menina e na sexagem deu menino. Lógico que a gente fica feliz de qualquer jeito, mas meu marido ficou no céu com um homenzinho! 🙂
Boa sorte, curta bastante fazer o enxoval o quanto antes e planejar as coisas com antecedência! O fim da gravidez é bem cansativo por motivos óbvios.
Beijo,
Cy
Oi!!
No carnaval eu sonhei que chegava em casa com o meu marido, e tinha uma bebezinha muito cabeludinha, cabelos bem pretos, de macacão lilás deitada na nossa cama, e me diziam que era minha filha, como eu tenho um histórico de sonhar que minhas amigas estavam grávidas, e realmente estavam, fiquei ressabiada, mas ainda duvidosa que poderia ser verdade comigo.
No final de semana após o carnaval, fiz o exame de sangue e deu positivo!!
Ao contrário de você, tive certeza que era um menino, o meu Théo, mas o meu sobrinho de 3anos só falava que ia ser uma priminha, a Elisa.
Não fiz a sexagem pois teria que ir para outra cidade fazê-lo, mas no US deu que era uma mocinha, minha Elisa!!
Parabéns pelo seu rapaz!!
Beijoss!
Fernanda,
Passei por isso também!!! Porém ao contrário da sua minha gravidez não foi planejada.
Mas sempre que pensava em um dia ser mãe jurava de pé junto que seria menino… nunca achei que poderia ser mãe de menina (achava menino muito mais prático e independente!)
Poucos dias antes de descobrir o sexo minha mãe tinha sonhado que era um menino ( ai eu pensei…- Bom olha que sentido materno perfeito, eu sabia que ia ser mãe de menino)
Quando fiz minha US para minha surpresa era uma menina… Nossa fiquei arrasada ( não pelo fato de ser menina e sim pelo meu instinto materno falho) o mais engraçado é que mesmo sabendo que era menina sonhei duas vezes com menino…
Hoje brinco com esta situação, pois acho realmente muito engraçado meu instinto materno além de ser falho era insistente… rsrs…
Tive uma amiga que teve um menino 4 dias antes da minha filha, então consigo acompanhar bem de perto o desenvolvimento dos dois… acho muito parecido e é uma delícia tanto menino quanto menina…
Beijos e boa sorte com seu bebezinho!!!
Olá Fernanda.
Tbm estou grávida. Estou na 19° semana, mas ao contrário de você, optei por não fazer o exame de sexagem fetal.
Nossa opção (minha e de meu esposo) foi única e exclusivamente para não perder a emoção do exame de ultrassom, de aguardar ansiosamente o dia do exame e torcer e conversar muito com o bebê pedindo que ele mostre seus “documentos” (risos). Ainda não conseguimos, mas confesso que a cada consulta, cada exame é uma emoção diferente. E ter os amigos e familiares acompanhando junto essa expectativa para saber se estamos esperando o Miguel ou a Laura tem sido a melhor sensação do mundo!
Não troco isso por nada e (caso alguma mãe esteja lendo esse post e buscando um incentivo) aconselho as demais mamães a viverem essa emoção tbm! É uma das muitas formas de permitir que o pai do bebê participe de toda essa mágica/expectativa/dádiva que é gerar uma vida…
Ah, e no Lavoisier há um programa chamado “Laboratório Popular” e lá o exame de sexagem custa R$ 295,00!
Bjs!
Estou com 12 semanas, e na próxima ultra já saberei o sexo (se o baby cooperar rs) Estou ansiosa. Se tivesse condições $$$ de fazer este exame, com certeza faria. Mas é uma opção ótima !!!! Quem sabe daqui uns anos ele esteja mais acessível. Parabéns pelo MeninO! 🙂
Meninas to vivendo um dilema.. A sexagem deu menino e a ultra menina… O fato é que fiz com medico muito bom e respeitado..voltei ao laboratório e contei oq aconteceu e eles repetiram a sexagem e deu menino de novo… Não adiantou ter presa tenho que esperar 16 semanas pra fazer o ultra novamente. Ooo fadiga… Bjs
Fernanda, vc fez o exame com 8 semanas e quantos dias? Estou querendo fazer no dia que completo 8, porque vou viajar em seguida para ver a família e já queria contar da gravidez e o sexo, mas estou com receio de não ter o resultado preciso.
Oi Melissa, eu não me recordo mais, mas o exame demora para ter o resultado! Pelo menos no lugar onde eu fiz, o resultado só veio depois de uma semana… Então talvez não valha a pena fazer correndo porque você pode não ter em tempo de contar para a família durante a viagem. Veja no local onde fará o exame qual o prazo de entrega do resultado.