Sono do Recém-Nascido

Patricia Tsukada é Consultora de Maternidade e Sono do Bebê da empresa Mommy in Bloom e compartilha seu conhecimento conosco. Para saber mais, visite o site Mommy in Bloom.

A chegada do bebê em casa é uma delícia e os pais ficam encantados com aquele docinho que dorme por quase 16 horas.

Mas após as duas primeiras semanas a pergunta que tira o sono dos pais é: Como fazer o bebê dormir?

Em geral, recém-nascidos precisam comer a cada duas horas, por isso dormir a noite toda, nos primeiros meses, está fora de cogitação. No entanto, o que está ao alcance dos pais nessa fase é ajudá-los a adquirir hábitos saudáveis de sono.

Aprender a dormir é algo a ser ensinado ao bebê, da mesma forma como mamar, comer sólidos, andar ou falar.

Isso porque o ciclo médio de sono do bebê dura 45 minutos e, quando acorda, ao contrário de um adulto – que consegue voltar a dormir – precisa de uma ajudinha para pegar no sono.

Em primeiro lugar é fundamental ensinar ao bebê a diferenciar o dia da noite. Após 9 meses no útero, ele não reconhece um ciclo de 24 horas ou ritmo circadiano, o que torna seu padrão de sono bem irregular nas primeiras semanas.

Portanto, durante o dia é importante brincar, conversar e cantar para ele, assim como manter a casa bem iluminada com luz ambiente e não eliminar ruídos (deixar rádio, televisão ou máquina de lavar ligados, por exemplo).

Já à noite, o ambiente deve ser mais tranquilo, com luzes e ruído mais baixos. Os pais devem procurar não falar muito ou interagir com o bebê e criar uma rotina para a hora de dormir.

Dicas para o sono do recém-nascido:

  • Aprender a identificar os sinais de sono do seu bebê
  • Ensina-lo a diferença entre dia e noite
  • Colocá-lo no berço quando ele estiver sonolento, não dormindo
  • Envolvê-lo em um cueiro ou manta de algodão, imitando o útero , para que ele se sinta confortável, seguro e protegido
  • Utilizar ruído branco (White noise) , que semelhante ao barulho do útero materno , pois proporciona conforto na hora de dormir
  • Chupeta auxilia e acalma o bebê, devido a necessidade de sucção nos primeiros meses do bebê
  • Aquecer o lençol do berço com uma bolsa de água quente , antes de colocar o bebê no berço para evitar o choque térmico , diferença de temperatura entre o corpo da mãe e lençol do berço
  • Criar um Ritual do Sono

 

base_PatriciaTsukada

Relações profissionais

Consultora de Maternidade e Sono do Bebê: Mommy in Bloom

Foto: Fernanda Bozza (SP)

CONVERSE COM A GENTE