5 erros sobre o sono do bebê

Hoje vamos falar sobre o sono do bebê! Como esta é uma questão que preocupa 10 em cada 10 pais (ou futuros pais), a redação do blog foi em busca da opinião de uma especialista no assunto, a fim de entender quais são os deslizes mais comuns. Patrícia Tsukada – cosultora em maternidade e amamentação, coaching do sono infantil e fundadora da empresa Mommy in Bloom – nos conta, a seguir, os erros mais frequentes dos pais em relação ao sono do bebê.

vdm01 ATENDER AO PRIMEIRO RESMUNGO
É melhor sempre esperar antes de atender ao primeiro gemido. Observe para realmente não despertar o bebê de vez. 

vdm02 NINAR ATÉ ADORMECER
Diminua gradualmente o movimento de ninar, para que o bebê que só dorme com o movimento, aos poucos, não necessite mais dessa ajuda extra.

vdm03 NÃO TER ROTINA
Não ter rotina contribui para a dificuldade do bebê dormir. Possuir uma sequência previsível de eventos promove segurança e conforto para o seu bebê.

vdm04 COLOCAR PARA DORMIR MUITO TARDE 
Isso deixará o bebê mais cansado e, consequentemente, ele terá dificuldade para adormecer e relaxar. Por isso, se o seu bebê mostrar sinais de sono, você deve respeitar e colocá-lo para dormir. O ato de dormir muito tarde não promove uma noite de sono tranquila, muito pelo contrário, o que acontece são mais despertares. 

vdm05 PULAR SONECAS DURANTE O DIA
Pular a soneca deixa o bebê mais cansado e, ao mesmo tempo, super estimulado, o que promove uma dificuldade maior para adormecer. Mesmo que o seu bebê não faça sonecas longas, o importante é ele conseguir descansar ao longo do dia, pois deixá-lo acordado contribui para despertares noturnos e dificuldade para adormecer, devido ao excesso de cansaço.

Pode nos contar sua experiência pessoal como mãe em relação ao sono dos filhos? Teve alguma dificuldade?

Na minha primeira gestação, há quase 10 anos, eu não trabalhava como coaching do sono do bebê, e, assim como toda mamãe de primeira viagem, também estava perdida e fui em busca de ajuda através de leitura de livros. Apliquei na íntegra o método do livro “Nana Nenê” com a minha primogênita, que é deixar o bebê chorar para dormir…. Não funcionou, pois ela continuava a acordar a noite inteira e precisa sempre da minha presença para voltar a dormir. Até hoje ela sente dificuldade em pegar no sono, ela já dorme a noite inteira, mas precisa sempre de uma ajuda, seja uma luz acesa, uma janela entreaberta, uma porta aberta. Já com a minha caçula foi diferente , pois eu já trabalhava como coaching do sono e apliquei nela todas as técnicas do sono – e, lógico, sem deixá-la chorar! – tudo de uma forma tranquila e muito amorosa. Hoje a pequena Lais, com quase 5 anos, dá boa noite, pega sua naninha, deita e dorme sozinha a noite inteira desde pequena. Então, posso afirmar que sei realmente o que as mamães passam por causa da privação de sono, da dificuldade em colocar o bebê para dormir, pois passei por toda essa experiência. Falo não somente como coaching do sono pela minha experiência profissional, mas também como mãe, que sabe muito bem o que é ficar noites sem dormir, pois a privação de sono afeta todo o ambiente familiar e a nossa tão esperada maternidade. 

Relações profissionais

Foto: Fernanda Bozza (SP)

Consultora do Sono do Bebê: Mommy in Bloom (SP)

CONVERSE COM A GENTE