Turismo Rural em SP com crianças

Existem diversos passeios de turismo rural SP com crianças e eu recomendo muito: contato com a natureza, vivências com o campo, boa gastronomia, atividades ao ar livre. Pense em visitar a produção de orgânicos numa fazenda, visitar uma produção de queijos, colher e pagar diversas frutas em alguns pomares, conhecer o ciclo do café, a produção de um vinho desde o vinhedo, cavalgadas, pescaria etc.

Turismo rural é “o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”, segundo o Ministério do Turismo.

Abaixo algumas sugestões que eu recomendo:

Turismo Rural em SP:

Colha e Pague

Colha e Pague Morangos @orquidariotakebayashi: é um lugar pequeno e simples, com uma estufa de venda de orquídeas e 4 estufas com produção de morangos em cultivo elevado semi hidropônico. As criaças ganham uma cestinha e tesoura para colher os morangos orgânicos, cada cestinha com mais ou menos 1kg de morangos custa R$25,00. As visitas precisam ser agendadas, até para você não correr o risco de chegar lá e não ter mais morangos. De segunda a domingo, das 9 às 17h, pelo WhatsApp (11)99182-4699 – Estr. Hisaichi Takebayashi, 1675 – Jardim Colonial, Atibaia – SP. Estivemos no local em Agosto de 2020.

Colha e Pague Amoras Sítio São José Itatiba: Sítio de agricultura familiar, produz e comercializa as frutas de época: uva, caqui, morango, amora, goiaba, figo, jabuticaba, pitaya, banana, abacate e atemoia. Na época de amoras, entre Setembro e Outubro, acontece o Colha e Pague. Você pega uma caixa de papelão, colhe suas amoras e paga por 1kg de amoras R$11,00. No local também há uma vendinha com geleias, compotas, mel, antepastos. Não precisa agendar, mas é bom conferir antes de ir se há amoras para o colha e pague. De segunda a Sexta, das 8 às 17h. Sábado, das 8 às 15h30 e Domingo e Feriados, das 8 às 12h. Rod. Romildo Prado (Itatiba-Louveira),
km 12,5 – Itatiba/SP. (11) 99645-4605 – Estivemos no local em Setembro de 2020.

Colhe e Pague Verduras Sítio Sassafraz: O Sítio montou uma estrutura de turismo, tem café colonial, trator-trenzinho que dá volta no sítio, animais para alimentar, parquinho, lago onde é possível fazer piquenique em volta e o colha e pague de verduras. Em minha última ida ao local o atendimento foi tão desrespeitoso, eu havia feito reserva para o café colonial, mas por desorganização deles estava lotado e não me deixaram entrar, não pretendo nunca mais ir. De Segunda a Sexta, das 9 às 17h. Sábados e domingos, das 8 às 14h. Via Paulo Leone, 1400 – Pinheirinho, Itupeva/SP – Estivemos no local em Agosto de 2020.

Queijarias

Capril do Bosque – é uma experiência rural deliciosa: criação de cabras, uma queijaria com registro estadual (SISP) e com outorga do Sela ARTE e um bistrô de cozinha artesanal com destaque para pratos com os queijos de cabra do couvert à sobremesa. No restaurante são apenas 30 pessoas, é obrigatório reserva antecipada. Ao lado do bistrô tem o Parquinho dos Cabritos, onde as crianças e os cabritos brincam juntos. Recomendo muito a degustação de queijos e comprar os queijos no local para levar para casa. Reservas (11)95555-9232. Almoço e passeios aos sábados, domingos e feriados das 12h às 17:00. Estrada da Terra Preta, km3, Joanopolis, SP – Estivemos no local em Setembro de 2020.

Queijaria Rima – Propriedade rural da família em Porto Feliz, desde 2016 produz queijos de ovelha. Antes da pandemia era possível visitar a produção de queijos e ovelhas. No momento, estão abertos apenas para venda dos queijos, que são maravilhosos. Queijaria Rima — Queijaria Artesanal | Porto Feliz – SP ESTRADA MUNICIPAL PARA O BAIRRO CAIACATINGA, 13. Contato: (11) 94440-8818.

Fazenda Atalaia – Fazenda de 1870, hoje produz queijos e, em 2016, foi de lá que saiu o primeiro produto brasileiro premiado com uma medalha de ouro no World Cheese Awards: o Queijo Tulha, fabricado a partir de uma massa cozida com leite de vaca tipo A, com baixo teor de gordura e três tipos de maturação (8, 12, e 18 meses na antiga tulha de café). O local oferece almoço, loja de queijos, plantio de horta orgânica. Rodovia SP 352 – KM 137,5 – Alferes Rodrigues, Amparo – SP. Loja e Degustação de Queijos –  Segunda à Segunda 09h às 17h. Café da Manhã, Visita Histórica e Almoço – Sábados, Domingos e Feriados 9h às 17h.

Pé do Morro – O Pé do Morro é um projeto situado em uma pequena propriedade rural em Cabreúva, no alto da Serra do Japi. Buscam a produção orgânica e natural de queijos, vinhos, azeites e tudo mais que o solo, o tempo e a natureza nos oferecem. Visita e degustação aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 17h.


Este post será completado com mais sugestões de turismo rural em SP.


Veja mais indicações de Passeios com crianças aqui.

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE