Visitas na maternidade
De tanto visitar amigas na maternidade, já percebi que existem vários tipos de recém-mamães: as que preferem receber todo mundo na maternidade porque não querem receber ninguém em casa nos próximos meses, as que preferem a intimidade do momento somente com os familiares muito próximos, as cansadas devido à cesárea (afinal é uma cirurgia grande!), as felizes por terem recebido mais de 100 amigos, as tranquilas de 2ª viagem… Cada mulher reage de um jeito e por isso é importante ter bom senso durante a visita na maternidade:

Se você não for parente muito próxima ou realmente a melhor amiga, tente descobrir por telefone/ mensagem/ facebook se a mamãe prefere visita na maternidade ou depois de algum tempo em casa;
Se for visitar na maternidade, o ideal é no segundo dia, quando a mãe já está mais recuperada do trabalho de parto ou da cirurgia.
Lembre-se que tem o cansaço físico do nascimento, a mudança de rotina para os pais, o entra e sai no quarto tanto de visitas como das enfermeiras… Portanto a visita deve ser sempre rápida, de 15 a 30 minutos é suficiente para conhecer o novo príncipe/ princesa da família, parabenizar e sair.
Sempre lave as mãos antes de entrar no quarto (todos têm álcool gel também), mas não é porque lavou aos mãos que pode pegar o bebê no colo! Nem todas as mães gostam do seu filho carregado por outras pessoas, ainda mais nos primeiros dias. Sempre pergunte e não insista.
Se estiver resfriado, gripado ou com qualquer doença transmissível, obviamente não vá! Se for levar crianças, também se certifique que não estejam assim!
Se a mamãe for amamentar, perguntar se quer que todos saiam do quarto. Muitas mães preferem a privacidade neste momento que é só da mamãe e do bebê, respeite.
Eu particularmente não gosto da ideia de flores de presente. Elas não podem ficar dentro do quarto para não causar alegria no bebê, ficam sempre no corredor, então não acho útil, provavelmente nem serão levadas para casa. Lógico que é só opinião minha, se você sabe que a mãe quer um corredor lotado de flores, então pode levar! Mas ainda acho mais útil os presentes para o bebê. A dica é não comprar tamanho recém-nascido porque muitas vezes o bebê pode já ser maior que a roupinha RN, ou usará uma única vez. Eu sempre levo roupinha de 3 meses ou 6 meses.
Em épocas de facebook, Instagram, Twitter etc, muita gente quer logo tirar uma foto do bebê e divulgar. Nunca faça isso sem a autorização dos pais, muitos não querem a imagem de seus filhos nas redes sociais sem controle. Se permitirem, tire o flash e teste antes para ter certeza que não vai bater um flash forte na cara do recém-nascido.
Não é hora de ficar dando conselhos sobre a criação do recém-nascido, fazendo comparações, comentários desnecessários. Já é muita informação para a mãe, muita novidade, deixe suas dicas para outra hora (se é que são necessárias…)
Algumas mães preferem não receber muita gente na maternidade, para se recuperarem com tranquilidade, e depois fazer uma festinha Chá de Apresentação do bebê 45 ou 60 dias após o nascimento. Estas festas de apresentação do bebê são cada vez mais comuns, uma forma de receber todos de uma vez só em casa, ao invés de diversas visitas. Todos veem o bebê, que na hora que estiver dormindo pode ficar no conforto do seu quarto. Já publicamos uma aqui.
E vocês, alguma experiência na maternidade ou dica que gostariam de compartilhar?
perfeito o post
meu filho tem 5meses e a verdade que desejaria que as pessoas tivessem lido essas dicas antes falta bom senso.
já contarei minha experiencia em privado para vc poder tirar mais conclusões e dicas para as mamis de plantão.
um beijo grande
Adorei o post tenho dois filhos e passei pela experiência duas vezes e a maioria das pessoas não têm a menor noção de como se comportar nesse momento. Na minha opinião é um momento MUITO particular se for o primeiro filho é o momento que o casal deixará de ser um casal e passará a ser uma família! Se for o segundo ou terceiro filho a família se ampliou e também é um momento onde o(s), irmão(s), iram conhecer o novo irmãozinho… Bom senso é fundamental…
É óbvio que é uma momento muito esperado por todos, mas tem que haver limites com certeza! No meu caso foi praticamente uma festa no hospital, as visitas chegaram bem na hora em que fomos para o quarto, tinham 23 pessoas dentro do nosso quarto esperando pelo Eduardo! Sinal de que ele era uma criança muito amada e esperada, mas causou um certo incomodo, nem as orientações das enfermeiras consegui absorver direito!
Concordo com tudo, menos com a parte de algumas mães não quererem que pegue o baby. Acho frescura demais, a pessoa vai com todo carinho visitar e tem o maior prazer de pegar a criança no colo. Bom senso é muito necessário, mas frescurite não. Beijos!
Bebê não é tomate de feira ora ficar passando de colo em colo.
Frescura pra vc, pra outras não.
Vamos respeitar.
Não tenho filhos ainda, então não passei por essa experiência.
Minhas cunhadas e melhores amigas preferem que façamos a 1ª visita ainda na maternidade…
Quando se trata de alguém que não tenho muita intimidade (colegas de trabalho, primos distantes, etc) deixo para visitar apenas depois de 30 ou 45 dias.
Fe, adorei seu post!
Perfeito em todos os pontos!! 😉
Bjoss
De fato as pessoas não tem o menor bom senso! Não só na maternidade, mas nas visitas em casa tb… comigo foi um tal de: “marca um almoço”, “marca uma pizza”! Era o meu primeiro filho, eu estava completamente perdida, com um recem-nascido, e as pessoas pensando em festa! Uma coisa é organizar um Chá de Apresentação, como você mencionou, outra coisa é cada hora uma turma diferente aparecer na sua casa e esperar uma grande recepção. Eu não tinha pique e nem tempo para isso.
Quanto a pegar no colo, eu não acho frescura não. Um ou outro pegar, como os avós e os tios, ok! O que não gosto é do bebê ficar passando de mão em mão. O risco de contaminação é enorme, pois a imunidade do recem-nascido é super baixa.
Também não tenho filhos e não sei exatamente como funciona na prática pra quem é mãe. Mas como visitante, concordo que é importantíssimo se informar antes se a pessoa quer receber visitas, lavar as mãos e passar gel, falar baixo e pouco (mesmo que seja no dia seguinte, a nova mamãe certamente estará exausta, pois já recebeu N visitas, tem a rotina chata de hospital em que toda hora entra alguém, não se dorme direito, tem dor, tem preocupação), sair rapidinho, não pedir uma lembrancinha “extra” pra quem não pôde ir e, PRINCIPALMENTE, dois itens que considero essenciais: não pedir pra pegar o bebê e não palpitar/ensinar/contar causos sobre o parto alheio.
Eu concordo com grande parte do texto. Com relaçao a pegar o BB, se a pessoa tem vontade, deve pedir à mamãe e estar preparada para ouvir o que ela tem a dizer. Meu BB ainda não nasceu (estou de 4 meses), mas gostaria que as pessoas fossem na maternidade e se quiserem pegar, vou deixar. Meu BB é o primeiro neto e primeiro sobrinho (de sangue e de coração) da minha familia (inclusive amigos próximos), então acho que todo esse amor vai fazer com que as pessoas queiram pegá-lo.
Agora eu tenho uma outra duvida: apenas a minha familia, a do papai e alguns poucos amigos sabem da minha gravidez. Em época de redes sociais, existe uma etiqueta a esse respeito, no sentido de divulgar a gravidez? Tem gente que não é super amiga, mas que tenho carinho por uma ou outra situação,´não seria estranho cruzar com a pessoa na rua com uma barriga de 7 meses? O que vcs do blog acham?
Ameiiiiii o post!!!!! Minha gatinha chega na sexta-feira e ele veio na hora certa!
Eu pedi para os amigos mais chegados me visitarem na maternidade pois não quero entra e sai de gente na minha casa antes de 30 dias.
Quanto a pegar o bebê, é a mesma coisa que alisar barriga de grávida, tem gente que não gosta e tem gente que adora. Não importan qual é a opinião, tem que ser respeitada. Eu odeio quando as pessoas passam a mão na minha barriga e não sei como serei com a bebê, mas sempre que visito alguém, eu nunca pego a criança, a não ser que a mãe ofereça. Algumas pessoas ficam sem graça em dizer não, então se não te oferecerem, não pegue!
Estou com 7 meses e concordo muito com a Elisabeth… Quando ficamos gravidas as pessoas já começam pensando que a nossa barriga é publica e podem beijar, mexer… É super estranho isso!!! Algumas pessoas eu não ligo, mas tem outras que eu realmente não quero que toquem na minha barriga (já consegui melhorar isso, pois comprimento a pessoa de longe aí não da tempo de ela mexer..)
Outra questão é a visita em casa.. ( isso realmente me preocupa ), pois por enquanto vou ficar na casa da minha mãe e realmente não acho justo receber pessoas que as vezes ela não conhece na casa dela… Não sei ainda como falar para as pessoas que prefiro visitas só na maternidade, mas vou fazer umas lembrancinhas bem gostosas na maternidade ( para ver se o pessoal fica motivado a conhecer o neném na maternidade e não ir em casa)…
Perfeito esse post! Eu já tive meus 2 anjinhos e achei ótimo receber as visitas na maternidade… Principalmente da minha primeira filha, pois em casa é mais cansativo para as mães que já não tem mais a ajuda das enfermeiras. Mas realmente, o mais importante é que as pessoas respeitem o momento e perguntem para a mãe ou o pai o que é mais adequado para eles. E mães, não se envergonhem de dizer que preferem receber a visita mais para frente… é só explicar com jeitinho que ainda é muito cedo e que ainda está se adaptando às mudanças.
Fe e suas dicas MARAVILHOSAS!! Adorei!!
Beijo
Eu sou do time das tranquilas!
Meu bb hoje está com 5 meses e logo que ele nasceu já mandei email para todo mundo ir visitar a gente na maternidade!
Como foi parto natural, a recuperação foi quase instantânea!
Ele foi no colo de todo mundo e na hora de amamentar pedia licença… super tranquilo!
Em casa a mesma coisa. Só não gostava de receber visitas a noite… e para os sem noção que chegavam sem avisar, combinei com o porteiro do meu prédio e ele sempre dizia q não tinha ninguém no apartamento… hehe
É uma situação difícil mesmo para todas. A família e amigos querem muito conhecer o novo bebê, e a mamãe quer mais é descansar. Acredito que um pouco de bom senso nessa hora é fundamental. Especialmente com relação aos amigos mais próximos é bom dar um toque para deixar a visita para depois de algumas semanas.
Ótimo post! Tenho um casal de filhos e sou das mamães que gosta muito da visita na maternidade, porque lá a gente ainda conta com a ajuda das enfermeiras e a visita é mais rápida do que em casa! Para não bancar a chata sozinha, combinei com meu marido que ele iria pedir para as pessoas lavarem as mãos ou passarem álcool gel, e na hora de amamentar ele levava os homens para fora do quarto. Às vezes nem precisava, porque as pessoas já tomavam a iniciativa, que bom! Quanto a carregar o bebê, tb não acho legal pedir, melhor esperar a mamãe oferecer! Confesso que nos primeiros dias não queria muita gente carregando meus bebês não, só mesmo os mais íntimos.