Visitas na maternidade

De tanto visitar amigas na maternidade, já percebi que existem vários tipos de recém-mamães: as que preferem receber todo mundo na maternidade porque não querem receber ninguém em casa nos próximos meses, as que preferem a intimidade do momento somente com os familiares muito próximos, as cansadas devido à cesárea (afinal é uma cirurgia grande!), as felizes por terem recebido mais de 100 amigos, as tranquilas de 2ª viagem… Cada mulher reage de um jeito e por isso é importante ter bom senso durante a visita na maternidade:

parto_DanielaLeme

laco1VdM Se você não for parente muito próxima ou realmente a melhor amiga, tente descobrir por telefone/ mensagem/ facebook se a mamãe prefere visita na maternidade ou depois de algum tempo em casa;

laco1VdM Se for visitar na maternidade, o ideal é no segundo dia, quando a mãe já está mais recuperada do trabalho de parto ou da cirurgia.

laco1VdM Lembre-se que tem o cansaço físico do nascimento, a mudança de rotina para os pais, o entra e sai no quarto tanto de visitas como das enfermeiras… Portanto a visita deve ser sempre rápida, de 15 a 30 minutos é suficiente para conhecer o novo príncipe/ princesa da família, parabenizar e sair.

laco1VdM Sempre lave as mãos antes de entrar no quarto (todos têm álcool gel também), mas não é porque lavou aos mãos que pode pegar o bebê no colo! Nem todas as mães gostam do seu filho carregado por outras pessoas, ainda mais nos primeiros dias. Sempre pergunte e não insista.

laco1VdM Se estiver resfriado, gripado ou com qualquer doença transmissível, obviamente não vá! Se for levar crianças, também se certifique que não estejam assim!

laco1VdM Se a mamãe for amamentar, perguntar se quer que todos saiam do quarto. Muitas mães preferem a privacidade neste momento que é só da mamãe e do bebê, respeite.

laco1VdM Eu particularmente não gosto da ideia de flores de presente. Elas não podem ficar dentro do quarto para não causar alegria no bebê, ficam sempre no corredor, então não acho útil, provavelmente nem serão levadas para casa. Lógico que é só opinião minha, se você sabe que a mãe quer um corredor lotado de flores, então pode levar! Mas ainda acho mais útil os presentes para o bebê. A dica é não comprar tamanho recém-nascido porque muitas vezes o bebê pode já ser maior que a roupinha RN, ou usará uma única vez. Eu sempre levo roupinha de 3 meses ou 6 meses.

laco1VdM Em épocas de facebook, Instagram, Twitter etc, muita gente quer logo tirar uma foto do bebê e divulgar. Nunca faça isso sem a autorização dos pais, muitos não querem a imagem de seus filhos nas redes sociais sem controle. Se permitirem, tire o flash e teste antes para ter certeza que não vai bater um flash forte na cara do recém-nascido.

laco1VdM Não é hora de ficar dando conselhos sobre a criação do recém-nascido, fazendo comparações, comentários desnecessários. Já é muita informação para a mãe, muita novidade, deixe suas dicas para outra hora (se é que são necessárias…)

laco1VdM Algumas mães preferem não receber muita gente na maternidade, para se recuperarem com tranquilidade, e depois fazer uma festinha Chá de Apresentação do bebê 45 ou 60 dias após o nascimento. Estas festas de apresentação do bebê são cada vez mais comuns, uma forma de receber todos de uma vez só em casa, ao invés de diversas visitas. Todos veem o bebê, que na hora que estiver dormindo pode ficar no conforto do seu quarto. Já publicamos uma aqui.

E vocês, alguma experiência na maternidade ou dica que gostariam de compartilhar?

Relações profissionais

Foto: Daniela Leme

CONVERSE COM A GENTE