Como adaptar o Sono do Bebê para o Horário de Verão

Patricia Tsukada é Consultora de Maternidade e Sono do Bebê da empresa Mommy in Bloom e compartilha seu conhecimento conosco. Para saber mais, visite o site Mommy in Bloom.

A pergunta que não quer calar esta semana é como adaptar o sono do bebê com o inicio do horário de verão?  Com o adiantar de  1 hora no relógio a rotina pode ser afetada, mas nada de pânico, em geral após a primeira semana tudo volta ao normal. Por exemplo, se o seu bebê costuma dormir às 19h, com o horário de verão irá dormir às 18h, mas o relógio interno dele está sinalizando que são 18h e não 19h, imagine a confusão lá dentro ….

Esse período de adaptação do relógio interno pode levar até uma semana, dependerá de cada bebê/criança. Por isso, se o seu bebê/criança estiver mais lento ou como se estivesse “fora do ar” durante estes primeiros dias de horário de verão, não se assuste, ele está em processo de adaptação.

Dicas para adaptação antes horário de Verão : 

– Verifique se o bebê está tirando sonecas adequadas para que ele não fique exausto nesta transição de horário.

– Coloque o seu  bebê para dormir mais cedo, adiantando pelo menos 15 minutos no horário habitual uma semana antes do início do horário de verão, se possível.

– Mantenha o ritual de sono.

Dicas para adaptação durante horário de Verão: 

– Leve o seu bebê para tomar sol logo no início da manhã. Se estiver frio deixe a casa bem iluminada com a luz natural, isso irá ajudar o relógio interno do seu bebê ajustar durante a mudança de horário.

– Tomar pelo menos 30 minutos de luz solar logo pela manhã nesta primeira semana de horário de verão para ajudar o corpo do seu bebê a entrar em sintonia com a mudança de horário.

– Seja flexível.

– Preste atenção nos sinais de sono do seu bebê.

– Escolha o método de transição.

– Mantenha o ritual de sono.

– Banho gostoso e massagem auxiliam no processo de relaxamento do bebê.

Método de Transição 1: Mantenha a Rotina 

Se o seu bebê se adapta facilmente as mudanças, siga a rotina normal, acorde-o no horário habitual. Lógico que ele estará mais sonolento, mas isso é normal nos primeiros dias.  Mas se o seu bebê é um madrugador, a mudança de horário pode resolver o problema para você, pois a rotina é adiantada em uma hora.

O bebê não tem consciência de que o tempo mudou, por isso continue a rotina normal, porém sempre observando os sinais de sono e seja flexível nesta primeira semana.

Método de Transição 2: Adequar a Nova Rotina 

Se o seu bebê é sensível ou agitado demais, você fará o ajuste gradual . Por exemplo se o seu bebê dorme às 19h, coloque ele para dormir as 19h30 (que seria na realidade 18h30) para ajudar a minimizar essa diferença  na hora de dormir e evitar com que ele lute para adormecer. Consequentemente ajuste por meia hora mais tarde as refeições e sonecas e aos poucos durante a semana volte ao horário original, isto é, 19h .

O objetivo é ajustar a rotina e o horário de dormir do seu bebê em poucos dias, alguns bebês/crianças podem levar mais de uma semana para se adaptarem.

Independentemente do método escolhido, é importante lembrar e respeitar o relógio interno do seu bebê.

base_PatriciaTsukada

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