Alimentação da Mamãe | Selênio

Por: Natália Vignoli

Vamos voltar a falar um pouco sobre a nutrição da mamãe?! Como prometido hoje escolhi o Selênio, mineral bom para as solteiras, casadas, senhoras, jovens, futuras mães, mães e avós! 

O Selênio é basicamente um antioxidante, age minimizando o impacto de radicais livres advindos de agrotóxicos, poluição, cigarro, álcool e alimentos industrializados. Além disso, melhora nosso sistema imunológico, fortalece as unhas, o cabelo, melhora a textura da pele e, assim como o iodo, faz parte da produção e regulação de hormônios da tireóide.

A produção de radicais livres leva as gestantes a terem complicações como pré-eclampsia (famosa pressão alta nas grávidas), diabetes gestacional, náusea, vomito, parto pré maturo e baixo crescimento do feto.

Já que o Selênio é um ótimo guerreiro contra os compostos nocivos, alguns estudos sobre seu impacto durante a gravidez têm mostrado que com o consumo de alimentos fontes, há uma boa contribuição para evitar os problemas decorrentes do excesso de radicais livres, além de melhorar a imunidade, geralmente mais baixa nas mamães.

Depois do parto, as defesas voltam ao normal podendo causar problemas na tireóide. O selênio, quando consumido adequadamente, ajuda a controlar o balanço de hormônios e anticorpos tireoidianos, evitando problemas futuros pós gestação e lactação.

Se você gosta da famosa Castanha do Pará, sorte sua! Ela é a nossa principal fonte! Alimentos marinhos, carnes e aves também são considerados fontes do mineral. Mas vá com calma, geralmente 2 castanhas do Pará fornecem a quantidade suficiente de Selênio! Compartilho com vocês duas receitas ótimas:

Tortinha energizante de frutas secas e castanha | versão light **Por Cynthia Antonaccio

Ingredientes:

– 1 pacote de biscoito tipo aveia e mel triturados em forma de farofa (200g)

– 4 colheres de sopa de margarina light gelada

– 1 xícara de chá de damasco seco picado

– 1 xícara de chá de castanha do pará picada

– ½ xícara de chá de uva passa preta sem caroço

– ½ xícara de chá de uva passa branca sem caroço

– ½ lata de leite condensado desnatado

– 1/3 xícara de água filtrada.

Modo de fazer: misture a farofa de biscoito e a margarina com as pontas dos dedos até formar uma massa homogenia. Forre o fundo e as laterais de 12 fominhas pequenas (tipo forminha para tortinha individual). Leve para o forno pré aquecido a 180ºC por 10 minutos. À parte, misture as frutas secas, castanhas e coloque sobre a massa assada. Dilua o leite condensado desnatado na água e regue o recheio. Volte ao forno por mais 10 minutos. Rende: 12 porções

Versão para dias de festa, para dividir e comemorar!

**Minha versão para datas especiais, ou como nossa contribuição para a sobremesa da ceia de Natal! Data em que as frutas secas e castanhas estão em alta!

Ingredientes:

– 2 xícaras de chá de damasco seco

– 4 colheres de sopa de açúcar

– 1 copo de água

– 1 pacote de biscoito tipo aveia e mel triturados em forma de farofa (200g)

– 4 colheres de sopa de manteiga

– 1 xícara de chá de castanha do pará picada

– ½ xícara de chá de uva passa preta sem caroço

– ½ xícara de chá de uva passa branca sem caroço

– 1/2 lata de leite condensado

– 1/3 xícara de água filtrada.

Modo de fazer:

Faça uma geléia de damasco: coloque os damascos, a água e o açúcar em uma panela e deixe cozinhar em fogo baixo até os damascos ficarem bem macios. Processe tudo e reserve.

Misture a farofa de biscoito e a margarina com as pontas dos dedos até formar uma massa homogenia. Forre o fundo e as laterais de 12 fominhas pequenas (tipo forminha para tortinha individual). Leve para o forno pré aquecido a 180ºC por 10 minutos.

À parte, misture as frutas secas, castanhas. Nesse momento, a geléia de damasco já deve estar fria, no ponto passa espalhar sobre a massa da torta, por cima da geléia coloque a mistura das frutas secas e castanha. Dilua o leite condensado desnatado na água e regue o recheio. Volte ao forno por mais 10 minutos. Rende: 12 porções

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE