Como fazer festa infantil sustentável

Como fazer uma festa infantil sustentável, sem deixar de ser linda, significativa para o aniversariante, mas pensando em menos geração de lixo no dia mais feliz de celebração dos nossos filhos? Veja alguns exemplos que pensei para a festa do meu filho:

Como fazer festa infantil sustentável?

Para começar, toda a concepção da festa pensando em menos excessos, menos ostentação, menos itens que serão usados por pouquíssimo tempo, mais foco nas pessoas e na natureza.

A decoração criada pela Paula Baracat foram apenas poucos itens: os 5 tótens do tema da festa apoiados na mesa e as bandeirinhas. Os tótens são feitos em PVC, tirando o adesivo podem ser recicláveis. Mas eles nem irão para o lixo! Ainda serão usados outras vezes, montarei a mesma mesa ainda para um bolinho para família no dia oficial do aniversário, outro bolinho para as crianças do prédio na semana seguinte, ou seja, uma decoração pensada para ser REAPROVEITADA! E depois disso, pode ir para decoração do quarto, virar brinquedo, posso doar/ emprestar para outras festas, já que são num material bem durável. Uma decoração que pode ser reaproveitada e que não vira lixo foi fundamental para mim. Até os chapéus da festa eu guardei para usar novamente.

Não havia descartáveis plásticos na festa. Tudo de louça do hotel ou de papel, como os copos e canudinhos das crianças.

Apenas 4 balões na decoração, para dar o clima festivo. Os balões usados, metalizado e bubble, são recicláveis. Não houve exagero e foram destinados ao lixo correto para reciclagem. Balões da Flamingo em Festa.

A festa aconteceu na natureza, luz do dia, sem nem precisar gastar eletricidade e ar condicionado.

Área ao ar livre do Grande Hotel Senac Campos do Jordão

A lembrancinha foi pensada para ser útil e não virar um lixo. As necessaires foram personalizadas com o nome de cada convidado poderão ser usadas por muitos anos! Não vieram embaladas em plástico desnecessário. Necessaires da Uindi Store.

Várias de vocês repararam que não tinha forminha nos doces. Não posso dizer que foi para evitar esse lixo, porque vieram com forminha de papel até serem colocas na mesa, mas depois tiramos para ficar mais bonito.

Oliver estava vestido com uma roupa também reaproveitada. Não era nova, havia sido do irmão mais velho.

E vocês, também pensando em mais celebração e menos geração de lixo nas festas?


Lista de profissionais envolvidos:

Fotos: Fernanda Petelinkar

Local: Grande Hotel Senac Campos do Jordão

Decoração: Paula Baracat

Balões: Flamingo em Festa

Necessaires: Uindi Store

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE