Dicas para criar a rotina do sono do bebê

Patricia Tsukada é Consultora de Maternidade e Sono do Bebê da empresa Mommy in Bloom e compartilha seu conhecimento conosco. Para saber mais, visite o site Mommy in Bloom.

Todos os pais e mães de primeira viagem  acreditam que ao colocar o bebê para dormir tarde da noite, deixar o bebê exausto ou evitar as sonecas durante o dia contribuirá para que o bebê durma a noite toda.  Mas infelizmente a recíproca não é verdadeira e ao contrário, o bebê ficará mais irritado, cansado e desta forma não conseguirá relaxar o suficiente para dormir ter uma noite de sono tranquila.

Por isso criar uma rotina de sono para o seu bebê é tão importante quanto alimentá-lo corretamente ao longo do dia, pois uma boa soneca significa uma noite de sono.

Estabelecer uma rotina estruturada onde o dia do bebê tenha começo, meio e fim promove segurança e conforto para o bebê .

O bebê precisa saber o que virá depois, por isso é importante acordá-lo no mesmo horário  e até  dar  famoso  “bom dia bebê ”, desta forma auxiliará os pais a  identificarem as necessidades do bebê facilmente .

Dicas para  Criar uma Rotina Sono  Bebê :

1) Sinais do Sono: não espere até que ele esteja com muito sono ou extremamente cansado, pois ele terá dificuldade para adormecer.

2) Atividades: próximo ao horário do sono, faça atividades tranquilas para diminuir a energia do bebê.

3) Alimentação: seja em aleitamento materno ou introdução de sólidos, ambos devem ser efetivos, isto é, o bebê precisa se alimentar para não sentir fome durante o sono.

4) Ritual do Sono: deve ser o mesmo do Sono Noturno, porém nas sonecas ele deve ser curto.

5) Adormecer: incentivar o bebê a dormir sozinho, colocá-lo sonolento no berço.

6) Rotina diária: tenha horários estabelecidos para todas as atividades, para que proporcione segurança para o seu bebê.

base_PatriciaTsukada

Relações profissionais

Consultora de Maternidade e Sono do Bebê: Mommy in Bloom

Foto: Fernanda Bozza (SP)

CONVERSE COM A GENTE